... é o que se poderá depreender do último despacho da Ministra da Educação cessante publicado no site deste ministério.
O XV Governo tinha praticamente concluído em Junho de 2004 um diploma sobre a reforma do ensino especial e apoio sócio-educativo: discussão pública realizada, contributos identificados e sistematizados, faltava só publicar a versão final na posse dos serviços.
Porém, no XVI Governo decidiram que faltava qualquer coisa…
Encomendaram mais um estudo, por sinal à Professora Leonor Moniz Pereira, por sinal também cunhada da Senhora Ministra cessante.
Associaram também o contributo de uma assessora, Dra. Sofia Reis, por sinal contratada com data de 1 de Dezembro último e que, também por sinal, exercia funções de secretariado na Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) a que pertence, por sinal, o Chefe de Gabinete da Senhora Ministra cessante.
Por este contributo inigualável a Senhora Ministra cessante agradece reconhecida e remata com uma pérola sem igual: "As contingências da vida política do nosso país não me deram tempo para promover a implementação deste programa. Deixo-o, pois ao futuro Governo, esperando por esta via minorar os custos que tem tido, para Portugal, o facto de em 30 anos de democracia ter tido 27 diferentes Ministros da Educação".
Ao fim de oito meses de governação, a Senhora Ministra cessante produz um relatório de 18 páginas que nada adianta ao que já havia sido definido.
Quanto ao diploma que estava pronto, não há memória da sua existência. Pura e simplesmente desapareceu!
Bem dizia um ex-Ministro da Educação: "Pior que mudar de Partido no Governo, é mudar de Governo dentro do mesmo Partido".
Sem comentários:
Enviar um comentário