Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

“Santa Clara das Águas”

Ontem fui com os meus três netos assistir à apresentação de um livro infantil, “Santa Clara das Águas”, de José Jorge Letria e ilustrado pela minha filha do meio, Inês. O evento teve lugar no auditório do edifício construído no perímetro do belo mosteiro de Coimbra que eu conheço há muitos anos. Um monumento cuja beleza a descoberto deslumbra qualquer um.
Sentei-me com a mais nova ao colo, que se comportou à maneira, e assisti à cerimónia, em que intervieram vários responsáveis e os convidados para a apresentação. Confesso que fiquei muito honrado com o que disseram da minha filha. Senti-me a “inchar” de satisfação. Não é que não tenha já sentido algo semelhante, mas ontem reparei que foi uma coisa muito simples e, ao mesmo tempo, muito especial.
Tinha-lhe dito que no final, como não estava o autor, teria ou deveria dizer meia dúzia de palavras. Acontece que por motivos imprevistos, da responsabilidade da organizadora, e do atraso de um dos patrocinadores que acabou por falar a destempo, “esqueceram-se” de lhe dar a palavra.
À noite recebi um e-mail com um smile :( a denunciar a tristeza. Envio-me o seu pequenino texto, simples e amoroso. Não teria demorado mais do que um minuto a lê-lo.
Eu já o li e vou dá-lo a lê-lo aos que estiveram presentes e aos não presentes, porque um pai tem que mostrar orgulho nos seus filhos.

Aqui vai...

Apresentação do livro

Agradeço a presença de todos nesta sala, à minha família, aos meus amigos, colegas, conhecidos…
Ter a Dra. Leonor Riscado a apresentar este livro, é uma honra, não só porque a admiro profissionalmente, mas sobretudo pela amizade, carinho e gratidão que sinto por ela.
Ter o Prof. António Modesto a comentar sobre o meu trabalho e sobre o meu percurso enquanto ilustradora, é um privilégio (muito grande)! Foi nele e no seu trabalho que descobri o encanto da ilustração e o prazer de ilustrar.
Hoje estão aqui comigo, estas duas pessoas que tanto admiro e estimo! Agradeço as vossas palavras e elogios. O meu percurso enquanto pessoa e ilustradora deve muito a vocês.
Este livro foi um grande desafio, ilustrei-o em sete noites, ou melhor, em alguns pedacinhos dessas noites…
Gostei, gostei muito de o desenhar, a história encantou-me, envolveu-me e fez-me sonhar. Quando isso me acontece, quando sinto este mesclar de sentimentos, tudo se torna mais fácil, mesmo que o texto e o pouco tempo que dispomos exija muito de nós.
Agradeço ao Rui pelas noites em que passou ao meu lado, enquanto o desenhava (que entretanto me ia “acordando”, quando os olhos começavam a cair).
Aos meus pais, agradeço sempre, por tudo! Nem preciso de lhes dizer mais nada…
Aos meus irmãos, em especial à minha irmã (e ela sabe bem o porquê), amigos e colegas que tantos elogios me dão!
Mas no fundo, este livro é dedicado inteiramente às três crianças da minha vida, à minha filha Maria Leonor e aos meus dois sobrinhos, Mariana e João António.
Ainda são pequeninos, mas um dia, espero, que sintam prazer em lê-lo e a vê-lo, o mesmo que eu senti quando o imaginei e ilustrei!

Obrigada a todos os presentes


15 comentários:

Bartolomeu disse...

"Aos meus pais, agradeço sempre, por tudo! Nem preciso de lhes dizer mais nada…"
Agradecemos sempre, por tudo, aos nossos pais, pois foi exactamente tudo, que esses seres fantásticos nos deram... sem pensar em receber agradecimentos... basta-lhes sermos!

Inês Massano disse...

Obrigada papá!!!

Pinho Cardão disse...

Uma família de artistas, filha e genro do meio, o grande designer Rui Lobo, cujo traço ilustrou, e de que maneira, os dois livros já editados aqui pelo 4R.
Obrigado, caro Professor!...

jotaC disse...

Compreendo muito bem o seu orgulho, caro Professor...
:)

Inês Massano disse...

E sabe caro Bartolomeu, os meus pais dão-me sempre mais do que tudo, conseguem dar-me vida a cada momento! E todos os dias me dão razões para me sentir feliz e orgulhosa deles...
Tenho muito sorte de ter estas duas pessoas como pais, porque até nisto, é preciso sorte!

Gosto muito de ler o que escreve ;)

Catarina disse...

Um papá “baboso” e com razão de o ser! Parabéns aos dois.

Massano Cardoso disse...

Obrigado!!

Ilda Massano disse...

Ora pois...E eu?! Também me resta agradecer, à minha irmã as palavras que tinha para dizer e não disse...de facto uma pena! Ora, só cá para nós, o meu Pai é que tem razão quando diz que assim até foi bem melhor, vão ser certamente muitos mais a lerem as verdadeiras palavras escritas e não ditas pela "mana".
Ah! quanto aos pais que temos?! É tudo verdade :) Obrigada!

Manuel Pinto disse...

Sempre bonito ver um pai a dar "palco" á sua filha, herdeira de tão valioso património genético e cultural. Parabéns à filha e ao pai.
E obrigado por partilhar com os leitores estes pedaços de humanidade.

Suzana Toscano disse...

Só de ver a capa já apetece ler o livro, a Inês tem esse dom maravilhoso de nos encantar pela beleza, sensibilidade e doçura que põe nos seus desenhos. Nessa família de artistas,cada um com o seu dom, o mundo ganha outras cores e outras belezas que sempre noss enriquecem a alma. Muito obrigada e muitos parabéns!

Suzana Toscano disse...

...e já me esquecia, com o esquecimento da organização, que não deu à Inês o devido palco, ficámos todos a ganhar, nada cvomo um pai atento para transformar uma injustiça numa verdadeira homenagem!

Unknown disse...

Tenho muita pena de não ter estado presente, o teu texto Inês é lindo, representa o que és, uma grande ilustradora.
Muitos beijinhos para ti e um grande abraço ao Dr. Salvador.

Pipinho

Inês Massano disse...

"É um homem sábio o que conhece o seu próprio filho" (William Shakespeare)

...e o meu pai para além de sábio, conhece-me melhor do que eu a mim própria!
Não preciso de lhe falar, nem de lhe demonstrar nada, a sua perspicácia e atenção (por vezes, até exagerada) sobre mim, alimentam-me de segurança, ânimo e vontade de ir muito longe.
Um beijinho para ti "amigalhaço" e mais uma vez obrigada por este gesto tão nobre!

Inês

Anónimo disse...

Associo-me a tudo quanto foi dito. E depois do que li estou ainda mais certo do determinismo da genética...
Parabéns à Inês, ainda não pelo trabalho que em breve conhecerei, mas pelo Pai que tem a felicidade de ter. E parabéns ao Pai pelo justo orgulho que sente e que a todos nos emociona.

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Parabéns ao Pai e à Filha pelo carinho que irradiam.
Parabéns especiais à Inês pelas suas qualidades artísticas tão doces. A ilustração da capa faz adivinhar um livro amoroso recheado de graciosas ilustrações.
Obrigada Professor Massano Cardoso por partilhar connosco os seus momentos de felicidade.