Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Crescimento económico: Governo "cola-se" ao 4R...quem diria?

Ao ajustar ontem em baixa , para 0,8%, a sua “previsão/desejo” de crescimento do PIB para 2008, o Governo vem finalmente – já não era sem tempo - "colar-se" às previsões económicas avançadas em 24 de Julho no 4R…
Recordemos alguns factos (F.i) e formulemos uma hipótese (H):

F.1) Outubro de 2007 – Governo avança previsão de crescimento do PIB de 2,2% para o corrente ano, com explícito e quase entusiástico apoio do BdeP...

F.2) Novembro 2007: Associação Comercial de Lisboa, Gov/BP avança a libidinosa previsão de que as taxas de juro não vão aumentar em 2008 uma vez que a subida da inflação, cujos primeiros sinais eram então visíveis, era na sua opinião um fenómeno muito passageiro...
Notável demonstração de optimismo que o decorrer dos acontecimentos viria a desmentir por completo!

F.3) Previsão inicial do Governo é mantida estoicamente até Maio último, quando o Governo, pressionado pelos mais sombrios cenários dos organismos internacionais, resolve efectuar uma primeira correcção em baixa para 1,5%...

F.4) Também em Maio, nova exibição de optimismo militante do Gov/BP, declarando, na Comissão de Economia e Finanças da AR, que a economia portuguesa iria crescer em 2008 provavelmente mais que a média da Zona Euro e seguramente pelo menos o mesmo que a Zona Euro...
Mais uma previsão falhada!

F.5) 24 Julho de 2008 - No 4R avança-se, com a proverbial falta de senso e insanável pessimismo, uma previsão herética para crescimento do PIB não superior a 0,7% - com o mesmo estoicismo o Governo defendia a anterior a previsão de 1,5%...

F.6) 3 Outubro 2008 – FMI "adere" à tese do 4R e revê para 0,7% a sua anterior previsão que era de 1,3%…

F.7) 10 Outubro 2008 - FMI adiciona uma ligeira correcção à previsão do dia 3: o PIB em Portugal crescerá apenas 0,6% no corrente ano, em 2009 crescerá 0,1% ou 50% da Zona Euro...

H) Lá para o início de 2009, admitimos que o Governo venha a aderir em pleno às teses do 4R - a revisão ontem anunciada não será provavelmente a última, deverá ser a última antes da próxima…

Temos de reconhecer, não obstante, que o Governo mostrou um grande “fair-play” ao conceder-nos esta aproximação/colagem…foi um sinal de muito boa vontade, não era lícito pedir mais! Quem diria?!

8 comentários:

Tonibler disse...

Não me digam que o Teixeira dos Santos não seguiu a previsão Tonibler de 1.2% de crescimento!?!...Deve estar com as contas erradas, de certeza, agora que entrou no negócio do subprime.

Anónimo disse...

Já sei em quem pôr a cruz no próximo boletim de voto....:P

Ruben Correia disse...

Miguel Frasquilho numa entrevista em directo, na Agência Financeira. Se alguém tiver mais informações sobre a hora, que as partilhe...

Anónimo disse...

Ora, Tavares Moreira. Que grande admiração!

Anónimo disse...

Caro Tavares Moreira, tenho uma pequena questão quanto a este assunto que, estou certo, irá saber responder-me! Este meu cérebro legalista...

Ora vejamos; Tinha ficado em letra de lei e com força obrigatória geral que o crescimento do PIB seria de 2,2% neste corrente ano da Graça (em Portugal é cada vez mais "ano da graça", com letra minúscula e significado diverso) de 2008. Dado o crescimento ficar-se pelos 0,6-0,7% do PIB estamos perante uma óbvia, clara e flagrante violação da lei e daquilo que ela dispôs. Perante tão crassa violação da lei, quem deverá ser responsabilizado e cumprir a devida pena? :-)

Espero que esta minha questão lhe dê ensejo duma resposta instrutiva para todos nós!

Tavares Moreira disse...

Caro Tonibler,

O ano ainda não fechou, mantenha viva a esperança...quem sabe se os portugueses, desesperados com as má notícias, até do futebol, resolvem gastar furiosamente nestes últimos dias do ano, levando o PIB às alturas sonhadas pelo meu Amigo?

Caro Zuricher,

Não tenho palavras, confesso, para traduzir o meu desconforto perante esta grosseira demonstração de desrespeito por um normativo tão importante para o bem estar dos portugueses!
Creio que o primeiro erro das Autoridades foi não mandar calar o 4R quando em 24 de Julho se lançou aqui a previsão herética de crescimento não superior a 0,7%...
Deveriam logo ter dado ordem de detenção contra Ferreira de Almeida, Administrador do Blog e tb contra o autor do herético Post...com isso talvez a variação do PIB de 2,2% ainda fosse possível...
Ah, mas agora me lembrei de que o próprio Governo já nessa altura tinha violado a lei, reduzindo a previsão para 1,5%...
Estou muito confuso, meu Caro, não sei onde está o Estado de direito!

PA disse...

Obama está quase "lá" !!!! (tem escrito pouco sobre as presidenciais nos eua, Dr. TM)

:-)

Bom fds.

Tavares Moreira disse...

Lá iremos, cara Pèzinhos, lá iremos...
Sabe que fui apoiante de Obama desde a primeira hora, não da 25a, pelo que não sinto a mesma necessidade que outros sentirão de comentar as eleições americanas, a torto e a direito e de cantarem louvores ao candidato Obama...
Os Só Ares & Ca, têm-se desdobrado em apoios a Obama depois de term apoiado Clinton...é o estilo deles, eu tenho outro, que pode ser mau mas é o meu!