"Concorda que deixe de constituir crime o aborto realizado nas primeiras dez semanas de gravidez, com o consentimento da mulher, em estabelecimento legal de saúde?
Esta é a questão proposta pelo PS para a realização de um novo referendo sobre o aborto. O líder do grupo parlamentar socialista apresentou ainda um projecto de alteração da lei que alarga para as 16 semanas a despenalização da IVG desde que esteja em causa a saúde física e psíquica da mulher, bem como "razões de natureza económica e social".
Sou favorável à descriminalização do aborto no sentido exposto na questão proposta. Tenho muitas dúvidas sobre as restantes alterações propostas, nomeadamente sobre a "saúde psíquica" e as "razões de natureza económica e social".
Vamos esperar por mais detalhes.
1 comentário:
Basicamente, estou de acordo com este texto: esperar para ver quanto ao outro diploma e resposta SIM à pergunta a submeter a referendo popular. Mas não é isto, afinal, o que quase todos pensamos? Então por que perdemos sete anos?! Só por causa de uma teimosia do Prof. Marcelo? E o mesmo não se passará, igualmente, com a Regionalização, que já ocupava lugar de prioridade nacional no II Governo da A. D. (Dr. Pinto Balsemão)? É isto, e muito mais, que descredibiliza os partidos e a classe política. É esta falta de orientação de fundo que prejudica, gravemente e há muitas décadas, o P. S. D. . Agora apenas se agudizou uma ferida já antiga...
Enviar um comentário