A propósito deste post li “Declaração sobre os Antropóides” “Exigimos a extensão da comunidade dos iguais para incluir todos os antropóides: seres humanos, chimpanzés, gorilas e orangotangos.” ...
“Eles também têm capacidades mentais e uma vida emocional suficiente para justificar a sua inclusão na comunidade dos iguais. Mas com a seguinte ressalva, os chimpanzés, gorilas e orangotangos serão incapazes de defender suas próprias reivindicaçães dentro da comunidade, replicamos que um tutor humano deve salvaguardar seus interesses e direitos, da mesma maneira que os interesses de um menor ou de um membro intelectualmente incapacitado da nossa própria espécie são defendidos.” Tudo bem... E se um destes não-humanos cometer um crime? Terão direito a recorrer a um advogado.. E se forem considerados culpados? Que sentença terão que cumprir? Serão estes alguns dos direitos a que os académicos se referem também? As comunidades de não-humanos são extremamente bem organizadas e administradas, todos sabemos. E funcionam tendo o bem comum como seu objectivo primordial... ao contrário de algumas comunidades de humanos!
Obrigada, caro Professor. Não tinha lido estes posts e também desconhecia as propostas de alguns académicos referentes aos direitos alargados dos chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos. Concordo em absoluto que os humanos os protejam de qualquer perigo, de maus tratos e de tortura, de serem usados em laboratórios; concordo que os seus habitats sejam preservados, que se mantenham os seus espaços territoriais. Agora mais direitos do que estes... Hoje apenas li sobre os direitos dos macacos. E quanto a responsabilidades? A que conclusão chegaram os estudiosos? Eu, pessoalmente, ficaria muito indignada se lhes fossem concedidos direitos apenas e nenhumas responsabilidades! : )
Parece que, infelizmente, os chimpanzés podem ser muito mais parecidos com os humanos, uma vez que já foram documentadas guerras tribais extraordinariamente violentas.
Parece que a dra. Jane Goodall descobriu isso mesmo: uma guerra de 4 anos (“uma forma primitiva de guerra brutal”) que teve início em 1974 em Gombe, na Nigéria.
6 comentários:
A propósito deste post li “Declaração sobre os Antropóides”
“Exigimos a extensão da comunidade dos iguais para incluir todos os antropóides: seres humanos, chimpanzés, gorilas e orangotangos.” ...
“Eles também têm capacidades mentais e uma vida emocional suficiente para justificar a sua inclusão na comunidade dos iguais. Mas com a seguinte ressalva, os chimpanzés, gorilas e orangotangos serão incapazes de defender suas próprias reivindicaçães dentro da comunidade, replicamos que um tutor humano deve salvaguardar seus interesses e direitos, da mesma maneira que os interesses de um menor ou de um membro intelectualmente incapacitado da nossa própria espécie são defendidos.”
Tudo bem...
E se um destes não-humanos cometer um crime? Terão direito a recorrer a um advogado.. E se forem considerados culpados? Que sentença terão que cumprir? Serão estes alguns dos direitos a que os académicos se referem também?
As comunidades de não-humanos são extremamente bem organizadas e administradas, todos sabemos. E funcionam tendo o bem comum como seu objectivo primordial... ao contrário de algumas comunidades de humanos!
Catarina
Só por mera curiosidade, este assunto já tem uns anos... http://quartarepublica.blogspot.com/search?q=%22O+chimpanz%C3%A9+humano%22+
Obrigada, caro Professor.
Não tinha lido estes posts e também desconhecia as propostas de alguns académicos referentes aos direitos alargados dos chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos. Concordo em absoluto que os humanos os protejam de qualquer perigo, de maus tratos e de tortura, de serem usados em laboratórios; concordo que os seus habitats sejam preservados, que se mantenham os seus espaços territoriais. Agora mais direitos do que estes...
Hoje apenas li sobre os direitos dos macacos. E quanto a responsabilidades? A que conclusão chegaram os estudiosos? Eu, pessoalmente, ficaria muito indignada se lhes fossem concedidos direitos apenas e nenhumas responsabilidades! : )
Parece que, infelizmente, os chimpanzés podem ser muito mais parecidos com os humanos, uma vez que já foram documentadas guerras tribais extraordinariamente violentas.
O tópico das minhas leituras de hoje: chimpanzés.
Parece que a dra. Jane Goodall descobriu isso mesmo: uma guerra de 4 anos (“uma forma primitiva de guerra brutal”) que teve início em 1974 em Gombe, na Nigéria.
Correcção: Gombe, na Tanzânia
Enviar um comentário