Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2005

Se não tens cantina, para que precisas de comer?

Hoje de manhã, quando ia a caminho do emprego, ouvi na TSF a notícia de que o Ministério da Educação tinha lançado um "Programa de Generalização de Refeições aos Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico".
Pensei para comigo: ora aqui está uma boa medida.
Afinal, estava a ser enganado!
À medida que a notícia se desenvolvia, fiquei a saber que as escolas não tinham condições para servir as refeições. Um sindicalista da FENPROF dizia que nalgumas escolas as crianças comiam num hall de entrada, que noutras escolas não era possível instalar cozinhas. "Até só falta colocarem as crianças a comer na sala de aula". Outro sindicalista, da FNE, criticou igualmente o Ministério da Educação por considerar que esta medida carecia de um esforço financeiro muito grande e não havia condições para a realizar.
Tornei a pensar: será que estes sindicalistas estão a dizer que como não há cantina para as crianças comerem, não se lhes serve refeições?
...pobre sindicalismo...

6 comentários:

Suzana Toscano disse...

É lamentável esta opção dos sindicatos de aparecerem sempre contra tudo o que possa significar qualquer alteração ao "status quo", seja em que sentido for. Parece que já assumiram que a sua existência depende de aparecerem "contra" e que os respectivos recados serão entendidos pelos destinatários.

Carlos Monteiro disse...

Caro djustino,

Obviamente não me posso alongar (pelo menos consigo!) em análises ao sector, mas assim de repente, retrospectivando todos os posts sobre o assunto colocados neste blogue, ocorre-me o seguinte: Temos um elemento comum a todos os problemas que se vão verificando na Educação, não temos?...

Cumprimentos,

cmonteiro

«« disse...

Sr Professor Justino vai-me desculpar mas a culpa é da classe política..já estou farto de vos ver andar a jogar as culpas de uns para os outros pensado que deste lado só há gente que não pensa. A paciencia para aturar esta politiquice mesquinha já acabou

Virus disse...

Sabem o que vos digo a todos... ainda bem que posso ter o meu filho no Liceu Francês em Lisboa, senão acabaria por passar fome se dependesse do Estado (no geral, não me interessa quem especificamente), mas o problema é que infelizmente nem todos os portugueses têm essa oportunidade... e no meio destas "guerrinhas" da treta só sei é que nas crianças ninguém pensa... e pelo meio de tudo isso só sei que se nada for feito ficam milhares de crianças, cujos pais não têm possibilidades, a passar fome porque não têm dinheiro para comprar comida no bar da escola.

Eu estou-me nas tintas para as desculpas que quem quer que seja invente, o que me interessa é que neste ponto é uma ideia 110% correcta e a todos os intervenientes só lhes compete, como seres humanos que deveriam ser, procurar soluções para que fosse posta em prática ontem, e não vir com a mesma "conversa da treta" para não fazer nada e atirarem com as culpas uns para cima dos outros.

MEUS SENHORES... DEIXEM AS CRIANÇAS COMER... ELAS SÃO O NOSSO FUTURO...

Tonibler disse...

Uma sociedade "desfocada" é uma sociedade onde medidas destas são assunto de dscussão. Sou eu que sou demasiado radical, ou pode faltar dinheiro para tudo menos para isto?

Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.