Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

"Também há republicanos patriotas"...

A propósito da apresentação da biografia de Duarte Pio, pelo deputado Manuel Alegre, fiquei a saber que “há, também, republicanos patriotas”… Vá lá!
Coloca-se a hipótese de se fazer um referendo para que os portugueses escolham entre a monarquia e a república.
Faltam menos de quatro anos para comemorar o centenário da República Portuguesa. Seria interessante que a comissão responsável pelas “festas” incluísse uma proposta de referendo. Eu propunha o dia 5 de Outubro de 2010! Seria uma forma mais festiva do que as habituais “chaladices" de condecorações”, discursos e coisas semelhantes…
Caso venha a ocorrer, o meu voto é pela República, por vários motivos, dos quais destaco dois: respeito pelos valores republicanos transmitidos pelo meu avô e para ver se deixava de ouvir e ver certas "nobre-patetices"…

4 comentários:

RuiVasco disse...

Caro prof Massano:
Pertinentissima a sua questão! E com a qual estou completamente de acordo.
A data sugerida tambem me parece, de uma enorma felicidade!
Quanto ao meu voto deixo-o no secretismo que a legislação e os meus direitos garantem!
Um respeitoso cumprimento republicano, até porque outro não é ainda curial!

Adriano Volframista disse...

Caro Professor

Por favor, será que deseja referendar, tambêm, a re-instauração da pena de morte, apenas para crimes hediondos, claro?
Olhe já agora, porque não referendar o morgadio?
Não acha que seria mais útil referendar um projecto do fim da pobreza em Portugal?
Cumprimentos
Adriano Volframista

Massano Cardoso disse...

Caro Adriano Volframista

Não desejo referendar a re-instauração da pena de morte, porque sou contra a pena de morte.
Não me parece que haja qualquer interesse em referendar o morgadio, apesar de ser “morgado”!
Quanto ao fim da pobreza em Portugal vou dando algum contributo com o meu trabalho e intervenção cívica, sempre é um “pequenino” projecto que eu já "referendei", dando o meu sim.
Cumprimentos republicanos.

RuiVasco disse...

Caro Volframista:
Confesse que essa foi um pouco infeliz! Equiparar um referendo à monarquia com a re-instauração da pena de morte, ou o fim da pobreza, é ousado! E perigoso!
Com a serenidade habitual o prof disse o mesmo que penso, e que com a minha "agressividade" usual subscrevo!
Cumprimentos republicanos e sem alternativa!