Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Feliz Natal 4R


Um recente inquérito diz que as pessoas sentem uma angústia acrescida no Natal, porque é a altura em que há uma grande pressão para comprar, para se sentir tentado por ter o que se oferece aos nossos olhos de modo tentador. Também porque é uma espécie de “intervalo” durante o qual se há uma espécie de legitimidade para se gastar mais do que o bom senso e a realidade do dia-a-dia aconselham.
Eu acho que é o tempo em que gostaríamos especialmente de dizer às pessoas que nos são queridas como gostamos delas. Como foram importantes quando nos acompanharam durante o ano que passou e como confiamos na sua presença amiga no ano que agora chega. E muitas vezes achamos que nos exprimimos mal, que o presente ou as palavrinhas no cartão ou no mail soam iguais a tantos outros gestos, logo agora que queríamos mesmo dizer-lhes que são especiais. E reparamos que devíamos ter preparado com tempo esse momento, que os dias passaram e fica tudo nas entrelinhas, diluído numa ritual que é mais do que isso mas que parece apenas isso.
Mas o que é importante é que se tente e, se ficar essa mágoa de não ter sido possível dizer tudo como queríamos, sempre temos os outros dias todos para ir melhorando…
Os meus votos de um Bom Natal para todos os 4republicanos, a cada um agradeço a companhia, a partilha e os excelentes momentos que tem sido possível passar aqui neste espaço imprevisível de encontro e afinidade. E muitas, muitas prendas, das que marcam esta data de uma forma sempre renovada!

14 comentários:

João Melo disse...

Igualmente ! Para todos os republicanos " activos " e "desaparecidos ( Vitor Reis , prof DJ ) e habituais convivas desta bela casa , desejo um Feliz Natal , na companhia dos seus.

Anónimo disse...

Um santo Natal Suzana. Pleno de felicidade e na companhia dos que, família e amigos, lhe sejam mais queridos.
Aproveito a boleia deste post para desejar também a todos os companheiros de blog, aos nossos amigos comentadores e quem mais por aqui passa, umas festas felizes.

Massano Cardoso disse...

Feliz Natal para a Suzana e para todos os que convivem neste aprazível espaço. E já agora vou pedir uma prenda de Natal à Suzana! Espero que não me considere impertinente. Não me diga que não tem uma história sobre este momento guardada no fundo do seu coração …

Pinho Cardão disse...

Pois também para a Suzana e família um Bom Natal, com muita saúde e muita alegria de viver!...

Tonibler disse...

Um grande natal a todos!

Carlos Monteiro disse...

Muito Feliz Natal a todos!

Bartolomeu disse...

Aquela angustia reflecte também o mau estar da nossa consciência, pelo avolumar de situações desesperantes de pobreza, saúde e abandono. Causas sociais que nesta época do ano ganham evidência e apelam à nossa solideriedade. Aquela angustia, reflecte a nossa necessidade de alheamento, em conflito com a necessidade de sermos uteis, a vontade de ajudar, em conflito com a ligeireza de uma esmola. Aquela angustia, reflecte a nossa consciência de impotência perante as aflições do mundo.
O meu presente, para todos , é a presença. Afinal "presente" tem esse significado, o estar, para partilhar, para apoiar, em suma, para ser. Desejo-vos, caros amigos do 4R, as maiores felicidades e que o espírito natalício, nos conceda a coragem e vontade para mantermos as nossas mãos e os nossos corações abertos, para todos, sempre.

João Melo disse...

sem duvida Professor Massano. Seria uma bela prenda no sapatinho.E o dr pc tambem tem boas histórias . ainda me lembro de um post delicioso que ele escreveu no ano passado...estou à espera do Post natalicio do dr pc , que sabe nestes momentos fazer as honras da casa como ninguêm

crack disse...

A todos os Republicanos, activos e "só de leitura", os meus desejos de um Bom Natal e Feliz Ano Novo, que torno extensivos às suas respectivas famílias e a todos os habituais comentadores, que por aqui passam.
Para 2007, fica o meu pedido de muitos e muitos posts, neste espaço de convívio, que se tornou um inocente vício diário.
Felicidades para todos.

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Suzana,
O Natal é realmente um tempo em que gostaríamos de "conseguir" expressar plenamente às pessoas que nos são mais queridas e de quem gostamos o que verdadeiramente representam na nossa vida, como são um bocadinho de nós.
É que acabamos por ficar com aquela sensação que poderia ter sido melhor. Que as "palavrinhas" não foram bem aquilo que deveríamos ter dito ou que não foram suficientes, que ficou muito por dizer.
Fica-nos a consolação que o Novo Ano será uma oportunidade para reforçarmos os laços que nos unem às pessoas que fazem sentido na nossa vida.
O meu Natal ficou mais rico com a maravilhosa companhia do "ponto de encontro" que é o 4R, afinal, um espaço de gratificante companhia.
Desejo a todos os 4Republicanos e a todos os amigos do 4República um Santo Natal, com todas as "palavrinhas" que desejam dar e receber.

Pinho Cardão disse...

Caro Menino Mau:
Muito obrigado pelas suas gentis e não merecidas palavras.Todavia, temo que este ano falhe o meu post de Natal. Com efeito, o up-grading do blogger provocou um down-grading total da minha capacidade de aceder à nova versão, que tentarei inverter amanhã à noite.Com efeito, entrei num círculo vicioso de usernames e passwords referentes à nova conta no Google que ainda não ultrapassei, mesmo sendo disciplinado em seguir as instruções. Assim, e neste momento,só estou autorizado a ser comentador...

RuiVasco disse...

A todos os que aqui residem ou por aqui passam deixo os votos de um Feliz Natal e um Ano 2007 repleto de saúde, exitos, alegrias e afectos para dar e receber!
Um abraço abrangente a todos do
Rui Vasco

Suzana Toscano disse...

Caro Pinho Cardão, eu tive a sorte de já ter um gmail e por isso aqui estou tão solitária no 4r!Vejam lá se ultrapassam essa dificuldade, o Zé Mário bem lhe chamou simplex!:)

Anónimo disse...

Pois foi Suzana. Está descoberto o prolema: com essa qualificação acabei por complicar... ;)