Confesso ter imaginado uma experiência que nunca consegui concretizar: gostaria de escolher aleatoriamente 100 alunos de 14-15 anos de idade e outros tantos pais, desses mesmos alunos, e a cada uma das 200 criaturas distribuir o teste de exame de matemática do 9.º ano. Era bom saber qual seria o desempenho comparado dos dois grupos etários, mesmo sabendo que se trata de uma disputa desigual.
Talvez após o apuramento dos resultados alguns saudosistas e defensores da ideia da ignorância dos nossos alunos mudassem o tom do discurso.
Enquanto não há uma instituição que concretize a experiência, sugiro que o leitor se dirija aqui e tente responder às perguntas do dito teste. Se a experiência lhe disser alguma coisa regresse ao 4R e deixe o seu comentário.
1 comentário:
Infelizmente não pude fazer o teste, por não ter conseguido aceder ao "site" da hiper-ligação, mas tenho muita curiosidade em fazê-lo.
No entanto, gostaria de partilhar duas experiências pessoais sobre o assunto.
Há vinte anos, era eu Professor de Matemática na Esc. Prep. de Mafra, organizou-se em Junho a "Feira da Escola", no Largo do Convento. Para espanto de todos os Professores, a barraquinha da Feira mais frequentada era, precisamente, a da Matemática. Isto porquê, se todos os alunos afirmavam detestar esta Disciplina? Porque nós tínhamos, como grande atracção, jogos com Matemática. Foi um sucesso inesperado e retumbante! Mas o que quero contar de interessante é outra coisa: numa das partidas que arbitrei, na qual participaram dois alunos meus, constatei com incredulidade que aquele a quem eu passara, apesar de com um 3 (era estudioso e mediano), revelou-se um autêntico "zero" no jogo, confrontado com a inteligência, rapidez e intuição para o cálculo mental de um colega que eu havia... chumbado! Era totalmente desinteressado e, pior ainda, portava-se mal nas Aulas.
Não pude deixar de o alertar para o que estava a perder, com o excepcional talento natural que demonstrou no ambiente descontraído do jogo, e de reflectir seriamente na qualidade do sistema de Ensino em que me acabava de integrar (foi o meu primeiro ano lectivo como docente).
Mas a verdade é que o tal Manel (o que chumbou) voltou a calhar numa Turma minha no ano seguinte e, fosse pelo sucedido ou por qualquer outro motivo, passou a sentar-se na primeira fila, a canalizar toda a sua energia para... mandar calar os colegas mal comportados e a tirar "cincos" consecutivos!!
Sem querer ser cansativo, a outra experiência é mais recente, deste Ano Lectivo, passa-se com um primo meu que vive no Alto ALENTEJO e que me veio pedir explicações para o exame do 9º ano, dado que era um aluno de 30% nos testes, quanto muito. Verifiquei, aliás, que devido ao uso da calculadora desde tenra idade, NÃO ERA CAPAZ DE MULTIPLICAR OU DIVIDIR POR MÚLTIPLOS DE DEZ MENTALMENTE!!! Pois bem, ao cabo de apenas duas horas e meia de explicação (e ter pago um táxi de Alter do Chão para Lisboa e voltar), foi ao exame e tirou... 80% (nem queria crer...)!!
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