Vi hoje na televisão uma pequena reportagem relativamente rara - mostrava uma escola num bairro pobre e socialmente problemático de Lisboa e dava a conhecer como os professores se organizaram para prestar aos seus alunos um apoio adequado às suas carências e às características do meio em que vivem. Com toda a simplicidade, um professor explicava que era importante que os alunos aprendessem a comportar-se nas aulas e na sua relação com os outros alunos e que não se importava de repetir as mesmas coisas as vezes que fosse preciso até ver os resultados. O interesse e o cuidado que aquele grupo põe no acompanhamento dos alunos era bem evidenciado pelo profundo conhecimento de cada caso, pelo modo como contavam as histórias, pelas idas a casa dos que deixavam de ir à escola. O testemunho dos alunos era, por si só, uma recompensa e, ao mesmo tempo, era desconcertante pelo facto de mostrar como pequenas coisas podem merecer muito reconhecimento, como por exemplo aquele garoto que dizia que gostava muito daquela escola porque ali não eram números, eram pessoas...
Um programa destes pode fazer mais pelo ensino do que mil discursos moralizadores ou horas e horas de desgraças e de exemplos de laxismo ou indiferença. Um exemplo como este mostra que há muitas pessoas que querem e sabem fazer o que é preciso e que os resultados geralmente reflectem esse esforço e esse empenhamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário