Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2005

Estágios pedagógicos

O fim da remuneração dos estágios pedagógicos, anunciado pela Ministra da Educação, parece-me ser uma boa medida e uma decisão acertada. Apenas duvido da oportunidade do seu anúncio, sem se saber ao certo que novo modelo de profissionalização se pretende e que outras alterações se propõe introduzir no estatuto da carreira docente. Compreendo a urgência, mas estas medidas assim anunciadas indiciam iniciativas avulsas e saldam-se num desgaste político evitável.

Quanto ao PSD e ao CDS-PP, não podem mudar tão facilmente de posição. Novos modelos de recrutamento, avaliação e progressão de docentes estavam agendados para a negociação do Estatuto da Carreira Docente, durante o XV Governo Constitucional. Poderão existir diferenças de concepção e de formulação relativamente ao que o actual Governo pretende, mas no fundamental todos reconhecem que o actual quadro precisa de ser revisto.

Sei que isto "não se deve dizer" quando se está na oposição. Mas só assim o PSD poderá ganhar credibilidade, a não ser que renegue publicamente o que no passado defendeu.

3 comentários:

pindérico disse...

Gosto da política assim. Aliás, só assim a entendo!
Felicito-o pela verticalidade.

despertador disse...

Repito: quem me dera todos os políticos assim. Já agora, quanto à medida, concordo, apesar de, neste momento, ser professor estagiário. O modelo, também eu tenho curiosidade em conhecê-lo, mas finalmente alguém teve coragem de acabar com os estágios pedagógicos como estavam. Muito se falou em que os estágios iriam acabar, quando em 2000 entrei na Universidade. Porém, só passados cinco anos a coisa parece que se vai alterar.

Já agora, e como sou de esquerda (leia-se PS), gostava de felicitá-lo pelo seu Despacho Nº 9 493/2004, para pós-graduações em Tratamento de Dados, para docentes que se queiram candidatar a leccionar a disciplina de TIC. Mostra que enquanto lá esteve tinha a noção da realidade.

Salvador disse...

custa-me muito elogiar uma medida que é anunciada aos estudantes enquanto eles estudam para os exames... como é que se pode extinguir um modelo sem se propor outro?

mais: não estava a extinção do actual modelo de estágios previsto para daqui a dois anos?

eu estou de acordo com a medida na generalidade, mas fico perplexo com o aumento da despesa pública em enormidades como a Ota ou o TGV, que fazem a despesa dos estágios parecer um pormenor...