Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 14 de novembro de 2006

Ainda a problemática das alterações climáticas


A propósito deste post e também deste outro gerou-se por aqui, no 4R, algum debate sobre se existe ou não motivo para a actual dramatização do problema das alterações climáticas, em especial se são ou não devidas a factores antropogénicos ou a ciclos naturais de que existe registo.
Se alguns ainda hesitam na consideração das causas, acumulam-se entretanto as evidências científicas dos efeitos das modificações que todos empiricamente sentimos que ocorrem.
Desta feita é a WWF que divulga estudos que apontam para cenários de diminuição acentuada dos stocks de algumas espécies, em particular, da avifauna.

"Birds suffer from climate change effects in every part of the globe. Scientists have found declines of up to 90 per cent in some bird populations, as well as total and unprecedented reproductive failure in others.Scientists also analyzed available projections of future impacts, including bird species extinction. They found that bird extinction rates could be as high as 38 per cent in Europe, and 72 per cent in northeastern Australia, if global warming exceeds 2º C above pre-industrial levels (currently it is 0.8ºC above)".


2 comentários:

Adriano Volframista disse...

CAro F Almeida
Apenas um pequeno "comentário" à citação do WWF:

Quantas espécies sofreram os "efeitos" do aquecimento global, seja no declínio, seja na capacidade reprodutiva, estamos a falar? 2, 19 50?
Se não sabe fica a saber que 80% de todas as espécies de aves estão na América Norte, Central e Sul. Aqui são os predadores humanos e não (que se saiba) o aquecimento, o perigo.
Porque será que esta passagem apenas se refere (possivelmente bem) a duas das regiões do globo com menos espécies de aves?
Por outro lado, convido a reler pensando em inglês o texto: num artigo que,suponho, deve ser rigoroso, mais pareçe um texto de um português tantos são os "podia" ou os "disponíveis".
Assim tambem se faz ciência e verdade oficial.
Apenas mais uma pequena coisa: suponho que sabe porque Galileu foi condenado pela Igreja? Delito de opinião (existem outros factos mas pouco relevantes para o caso), porque não estava de acordo com a verdade oficial....
Cumprimentos
Adriano Volframista

Anónimo disse...

Pudesse o meu Amigo ser o Galileu neste caso!
Não para que o condenassem quaisquer Torquemadas (que os há aí aos montes...), mas porque a sua verdade corresponderia ao que todos desejamos: que aquilo que chama de "verdade oficial" não veio afinal a ser verdade.

Obrigado, meu caro Adriano Volframista, por manter este diálogo bem fundamentado.