Na minha estadia na Índia, procurei saber qual a evolução da estratificação social designada por Castas.
Como é sabido, as Castas eram (são) classes sociais nas quais os Indianos estavam (estão) agrupados de acordo com o seu nascimento.
Os cinco níveis de castas, por ordem decrescente de importância social, são os brâmanes, os kshatriyas (proprietários, aristocratas), os vaishyas, os shudras e os párias ou intocáveis, designação esta devido à sua indignidade para serem tocados por membros de castas superiores.
Depois do que ouvi, continuei com muitas dúvidas, aliás perceptíveis na dupla apresentação do tempo dos verbos do 2º parágrafo deste texto.
Com efeito, se as castas foram constitucionalmente abolidas, permanecem ainda arreigadas no espírito colectivo.
Tanto assim que, se uma pessoa nasce na casta X, irá viver, casar e morrer nessa mesma casta.
A grande constatação da sua continuidade está mesmo no estabelecimento de quotas para os párias, por exemplo, para entrarem nas Universidades: 30% das vagas são destinadas aos membros desta casta.
Contudo, vem-se esbatendo a segregação devido ao nascimento.
Os cinco níveis de castas, por ordem decrescente de importância social, são os brâmanes, os kshatriyas (proprietários, aristocratas), os vaishyas, os shudras e os párias ou intocáveis, designação esta devido à sua indignidade para serem tocados por membros de castas superiores.
Depois do que ouvi, continuei com muitas dúvidas, aliás perceptíveis na dupla apresentação do tempo dos verbos do 2º parágrafo deste texto.
Com efeito, se as castas foram constitucionalmente abolidas, permanecem ainda arreigadas no espírito colectivo.
Tanto assim que, se uma pessoa nasce na casta X, irá viver, casar e morrer nessa mesma casta.
A grande constatação da sua continuidade está mesmo no estabelecimento de quotas para os párias, por exemplo, para entrarem nas Universidades: 30% das vagas são destinadas aos membros desta casta.
Contudo, vem-se esbatendo a segregação devido ao nascimento.
As novas gerações estão a libertar-se desse estigma e a classe política tem vindo a criar, com maior ou menor lentidão, legislação que vai promovendo, no concreto, igualdade entre as pessoas.
Este caminho levou até à alteração do nome pelo qual são agora designados os membros da casta mais baixa: passaram a ser designados por uma expressão mais geral, os “dalit”, ou oprimidos, em vez de párias ou intocáveis.
Esta política, contudo, ainda precisa de ser muito aprofundada, tanto assim que, neste momento, os trabalhos mais sujos ou mais duros ainda estão reservados para os intocáveis, agora designados como oprimidos.
Este caminho levou até à alteração do nome pelo qual são agora designados os membros da casta mais baixa: passaram a ser designados por uma expressão mais geral, os “dalit”, ou oprimidos, em vez de párias ou intocáveis.
Esta política, contudo, ainda precisa de ser muito aprofundada, tanto assim que, neste momento, os trabalhos mais sujos ou mais duros ainda estão reservados para os intocáveis, agora designados como oprimidos.
No entanto, segundo me referiram, já se vai tornando muito difícil, ou mesmo impossível, distinguir, pelo seu aspecto exterior, os membros das diversas castas, o que comprova o progresso obtido.
2 comentários:
Pinho Cardão,é notável essa sua capacidade de nos levar a passear pela Índia, uma autêntica visita-guiada que só nos aumenta o desejo de lá ir ver tudo o que viu, agora já enriquecido com as suas explicações e os seus olhos atentos e interessados. Obrigada e boa viagem, nós estamos a aproveitar imenso...
Oh Pinho Cardão! Tenho uma dificuldade enorme em compreender as razões "sociológicas" da existência das castas indianas. O que é que motivou o seu aparecimento? Como é possível que alguns indianos, extraordinariamente cultos, aceitem ser tratados como seres inferiores?
Já agora, por curiosidade, qual é a casta da foto? Um brâmane?
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