Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de julho de 2005

Instituto de Medicina Tropical


Instituto de Medicina Tropical


É uma foto do Ferreira de Almeida.
Eu também vi muitos consultórios semelhantes, com publicidade garrafal a “medical facilities”, como Raios X, Análises Clínicas, etc.
Num deles, em Delhi, passou-se o curioso episódio que passo a contar.
Caminhava eu, com um médico amigo, por uma rua próximo do hotel, rua extremamente movimentada, com casas de um ou dois andares, com o piso térreo fervilhante dos comércios mais variados, publicitados em enormes letras e imagens coloridas.
As cozinhas de rua tinham animada clientela.
Ao saltar sobre uma poça de água, pareceu-me ver um sujeito com um estetoscópio auscultando um cliente, num espaço aberto para a rua.
Voltei atrás, contornando o pequeno charco, para me certificar e dei com o meu colega médico, parado, a observar a cena.
Era, de facto, o consultório médico do Dr. Singh: uma sala aí de 10 metros quadrados, com um canto ocupado com uma mesa pequena e uma cadeira para o Dr. Singh e um banco para o cliente, servindo o resto do espaço como sala de espera, onde havia uns cinco ou seis pretendentes à consulta.
Olhando para o exterior, e vendo em nós dois potenciais clientes, o Dr. Singh não perdeu tempo e convidou-nos a entrar.
O meu amigo entrou, identificando-se, de imediato, como médico português e eu fiquei à porta.
O Dr. Singh deve ter ficado felicíssimo, já que deixou a auscultação e o doente e veio para a porta conversar, que o espaço era exíguo.
Após cinco ou dez minutos de animada troca de impressões e também de cartões, o Dr. Singh voltou à profissão e nós regressámos ao hotel.
O interessante é que, durante o “intervalo”, nenhum dos clientes se manifestou impacientado!...
Entretanto, fui imaginando o Prof. Massano Cardoso (ou o estimado Reformista que, por vezes, visita este blog), a dar consultas num contentor de 10 metros quadrados e os seus sofisticados doentes sentados junto à porta, com um charco de água à saída e uma vaca a refrescar-se!...

2 comentários:

Suzana Toscano disse...

Pinho Cardão, este post é a resposta a todas as críticas ao sistema de saúde nacional! E nós ainda nos queixamos?? Há sempre quem viva muito pior- e aparentemente conformados!

Massano Cardoso disse...

Em Portugal os doentes não são, de um modo geral, sofisticados.
Os políticos, sim, de um modo geral, são sofisticados. Basta ver as vacas sagradas...