Como é sobejamente conhecido, a Ópera de Berlim resolveu censurar a ópera Idomeneo devido a cenas que atentariam contra figuras do Islão, bem como de outra religiões.
Bem ou mal, foi explicada a razão, possamos ou não concordar com ela.
Mas começa agora a fazer caminho e a divulgar-se a tese reactiva de uma certa esquerda extrema, mas com palco assegurado.
A tese é a seguinte:
a) A censura praticada é errada, porque arte é arte e não se discute.
b) Por isso, tal censura é um acto que só serve para acicatar ódios contra o Islão, culpando-o do sucedido, constituindo um reforço dos que defendem a ideologia da guerra de civilizações e as posições belicistas de alguns líderes ocidentais.
Em conclusão: tal censura nada teve a ver com a explicação dada pela Ópera de Berlim, muito menos com o medo de retaliações, constituindo apenas mais um elo na vasta campanha contra o Islão.
Depois do brutal atentado americano contra as Torres de Nova York, agora um “atentadozinho” alemão!...
Mas que desígnio inteligente, ou talvez melhor, que tese indigente!...
Bem ou mal, foi explicada a razão, possamos ou não concordar com ela.
Mas começa agora a fazer caminho e a divulgar-se a tese reactiva de uma certa esquerda extrema, mas com palco assegurado.
A tese é a seguinte:
a) A censura praticada é errada, porque arte é arte e não se discute.
b) Por isso, tal censura é um acto que só serve para acicatar ódios contra o Islão, culpando-o do sucedido, constituindo um reforço dos que defendem a ideologia da guerra de civilizações e as posições belicistas de alguns líderes ocidentais.
Em conclusão: tal censura nada teve a ver com a explicação dada pela Ópera de Berlim, muito menos com o medo de retaliações, constituindo apenas mais um elo na vasta campanha contra o Islão.
Depois do brutal atentado americano contra as Torres de Nova York, agora um “atentadozinho” alemão!...
Mas que desígnio inteligente, ou talvez melhor, que tese indigente!...
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