Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Juros do Euro: voltam a subir?

Na próxima 5ª Feira, 5 de Outubro, reunirá o Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) para decidir, entre outras coisas, quanto à sua principal taxa de juro directora (“bid rate of the main refinancing operations of the Eurosystem”, para os especialistas), que se encontra em 3%.
Recorda-se que esta taxa foi aumentada, pela última vez, em 3 de Agosto, quando antes se encontrava em 2,75%.
Tenho a percepção de que o BCE irá subir de novo essa taxa de juro, agora para 3,25%.
É certo que a inflação (preços no consumidor) da zona Euro terá tido em Setembro um comportamento mais condizente com o objectivo prosseguido pelo BCE, que é a vizinhança de 2%, desacelerando em relação a meses anteriores.
Também é certo que a descida significativa dos preços dos combustíveis (o crude já baixou mais de 20% desde o seu pico de quase 80 USD em Julho) deverá ajudar a uma evolução mais favorável dos índices de preços nos próximos meses.
Mas, em contrapartida, os agregados monetários e de crédito, que o BCE acompanha com a maior atenção, mostraram em Agosto uma aceleração que sugere possíveis evoluções de preços menos favoráveis no futuro.
Em especial, o crédito bancário a empresas mostrou uma forte aceleração, para 12%, em termos homólogos, o valor mais elevado registado até hoje pelo BCE.
O agregado monetário mais representativo, o conhecido M3 (depósitos à ordem+depósitos a prazo+outras aplicações equivalentes), também acelerou para 8,2% (7,8% em Julho).
Estes dados, que para algumas pessoas poderão parecer “chinesices”, para o BCE são da maior relevância, são equivalentes a nuvens no horizonte para os meteorologistas.
Por outro lado, o BCE entende que o actual nível da sua taxa de juro, 3%, tem ainda um carácter acomodatício, estimulador da actividade económica quando, no seu entender, a actividade económica da zona Euro já não tem qualquer necessidade deste estímulo.
Assim postas as coisas, permito-me “apostar” que o BCE vai mesmo subir a taxa para 3,25%.
Se vier a enganar-me, podem os senhores comentadores bater à vontade que tenho as costas largas...
Alguém mais quer apostar? Seria engraçado termos aqui um registo de apostas para a próxima 5ª Feira.
Os que perderem oferecem um jantar (baratinho...) aos animadores do 4R. De acordo?

3 comentários:

Tavares Moreira disse...

Caro Pinho Cardão,

Jantar opíparo, à escolha de V.Exª e pago pela comunidade perdedora, só se for na Adega do Saraiva, de Nafarros!
Vale?

Anónimo disse...

Ninguém arrisca...

Tonibler disse...

Livra, por aquilo que descrevem há por aí gente capaz de afectar seriamente uma carteira num jantar. Ninguém arrisca a fazer parte da "comunidade perdedora" .