As duas votações de ontem do Wisconsin e do Hawaii, na campanha das primárias do Partido Democrático, deram a Obama a 10ª vitória consecutiva e permitem-lhe assumir um claro favoritismo para a nomeação, que poderá ficar quase decidida no próximo dia 5 de Março, quando votarem o Texas e o Ohio.
A vantagem de Obama sobre Clinton cifra-se já em mais de 200 delegados, e só se o resultado no próximo dia 5 for muito favorável a Clinton, é que a corrida não ficará decidida aí.
Entretanto a campanha de Clinton entrou em turbulência, com substituição dos mais importantes responsáveis e com ataques pessoais de grande violência contra Obama.
O último destes ataques consiste na acusação de que Obama, num discurso recente de campanha, ter plagiado expressões utilizadas há dois anos por Deval Patrick, governador do Massachussets.
Obama esclareceu que se encontra muitas vezes com Patrick, de quem é amigo, sendo muito natural que utilize as expressões deste, sem que tenha de lhe pedir licença.
E ripostou, lembrando que a própria campanha de Clinton passou a usar expressões que ele, Obama, tinha criado na sua campanha – e que ele nem se queixou por isso.
Temos assim que Clinton, a super favorita à partida está em perda, e que Obama tem o caminho quase aberto para a nomeação.
Os episódios recentes mostram todavia que os Clinton, que se consideram titulares de um direito quase natural a ocupar a Casa Branca, não irão render-se facilmente e irão resistir utilizando todos os processos para tentar travar a onda Obama...
Quem merece parabéns é, mais uma vez recordo, António Sampaio e Mello, assessor de Obama para assuntos económicos.
E não só por isso, também pelo magnífico artigo de opinião publicado no jornal Público em 27 de Janeiro passado, em que com grande frontalidade analisa a história recente do BCP e em especial o “brilhante” papel nela desempenhado pelo BP.
5 comentários:
Às tantas, com este histórico (e apaixonante !) duelo democrata, entre uma mulher e um indivíduo de raça negra, quem irá ganhar é McCain.
já esteve mais longe....
Eu mantenho-me "Billary" .... Dois Presidentea, pelo preço de UM.:-))))
Qto. a Obama .... "O Sonho Americano, no seu melhor".
Sim, talvez daqui a 4 anos.
cumprimentos, Dr. Tavares Moreira.
Cara Pèzinhos, nem pense, nem pense, Obama descolou de Clinton e a esta só lhe resta recorrer a batota - o que está a acontecer por exemplo na tentativa de aliciamento pouco decente dos super-delegados - para tentar travar o passo do candidato Obama.
Mas não há-de conseguir, vamos vêr!
Quanto a McCain é na minha modesta opinião o mais decente de todos os pré-candidatos do Partido Republicano,até tenho por ele simpatia, mas a hora é de Obama e na corrida final McCain não vai resistir-lhe!
Ok, cedo (de ceder).
Obama a Presidente !!!!
Principalmente, por ser Democrata.
Mas devo confessar, um pouco receosa quanto à visão de Obama, no que respeita à futura política externa dos USA.
Sinceramente ainda não percebi muito bem, qual é.
É com pena que vejo os Clinton em atitudes de desespero, ainda para mais quando estes eram os meus favoritos à vitória!
Não apoiarei a demagogia de Obama, mas estou muito reticente quanto à sua capacidade governativa. Continua a tapar os olhos às direitos humanos não cumpridos pelos Chineses, em troca de dinheiro para cobrir o deficit????
A ver vamos...
Saudações Republicanas
Oh, Pèzinhos, não imagina como fico feliz com esta sua adesão à causa Obama - uma causa da Humanidade, não apenas uma causa USA e ainda menos uma causa democrata!
É uma nova mensagem de esperança, de tolerância, de tentativa de rompimento com o politicamente correcto que entre nós e como bem sabe tem sido uma autêntica droga socio/política!
Com a sua adesão - e também de André em breve, estou convencido - a campanha de Obama ganhará uma força irresistível e os Clinton que vão gozar o seu amor tórrido para as Caraíbas!
Enviar um comentário