Número total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de março de 2012

A excelência da sociedade civil...


Foi hoje lançado o Portugal Economy Probe (http://www.peprobe.com/#). Trata-se de uma ideia excelente que visa responder a uma necessidade há muito diagnosticada e avaliada mas até agora por resolver.
O Portugal Economy Probe é uma plataforma que reúne toda a informação relevante sobre a economia e as finanças de Portugal que visa promover a imagem internacional de Portugal, proporcionando um melhor conhecimento da economia portuguesa junto dos decisores económicos e políticos e, muito em particular, dos investidores.
Realmente há muito que esta necessidade estava identificada. Nesta fase particularmente crítica para os destinos do país, torna-se fundamental a existência de um sítio "top of mind" sobre Portugal onde investidores e analistas, mas também jornalistas, líderes de opinião, políticos, académicos e público em geral, encontrem com facilidade os relatórios económicos prioritários, as estatísticas e os factos económicos e políticos relevantes, assim como as notícias importantes com origens nas fontes oficiais e internacionais. A tão proclamada "diplomacia económica" que tarda em se desenvolver precisa deste tipo de instrumentos. Tudo em inglês. É a bem dizer uma espécie de “porta-voz” de Portugal.
É muito interessante verificar que a sociedade civil está viva e que percebe as necessidades que são importantes resolver e o contributo que pode dar para as satisfazer. É também uma prova que somos capazes de nos associar e trabalhar em parceria em torno de um projecto, que temos capacidade de fazer acontecer quando nos mobilizamos juntando vontades, competências e recursos e inteligência. Uma forma de criar valor, de mostrar que a sociedade civil tem um campo vasto de intervenção útil e é muito necessária.

5 comentários:

Freire de Andrade disse...

Ouvi há pouco falar desta iniciativa por um dos promotores numa entrevista no canal Económico, mas como não a apanhei o início fiquei sem perceber bem o alcance. Felizmente que pude agora constatar numa primeira abordagem como a plataforma está bem concebida e recheada de informação. Não é útil só para os investidores e estudiosos estrangeiros, mas também para os portugueses que querem estar bem informados.

(c) P.A.S. Pedro Almeida Sande disse...

Portugal quando quer, faz!

Mais importante que qualquer ajustamento é de facto importante uma nova forma individual de estar em sociedade.

Estou convencido até que podíamos ter evitado este estádio de enorme desespero em muitos dos nossos compatriotas se tivéssemos deixado que se processa-se em cada um de nós, voluntariamente, sem a chancela do estado "repressor", quantas vezes capturado, um ajustamento à crise em termos de uma nova atitude face ao trabalho, à produção, à poupança, ao consumo.

Faz falta realmente relativizar-mos a dimensão partidária e cultivarmos uma nova atitude de compromisso, na linha daquilo que podemos fazer para o colectivo e não daquilo que o colectivo pode fazer por nós.

E há tantas formas de o fazer, a começar pelo valorizar da cultura, já que nem só de pão vive o homem.

Tonibler disse...

É sempre importante facilitar a vida para quem quer conhecer as oportunidades para investir e viver em Portugal e, nesse sentido, este site é de uma qualidade superior. Com alguns "glich", mas sem dúvida de qualidade superior.

Falta agora o passo de se começar a disponibilizar os dados antes da informação e poder-se-ia começar só pelos portugueses...

Suzana Toscano disse...

Também já lá tinha ido ver, é realmente uma excelente iniciativa e poupa imenso tempo e trabalho a quem precisa de fazer análises sobre os diferentes setores. Muito bem!

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caro Tonibler
Que "glich" são esses?