Número total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Papa Francisco já está no Brasil...

O Papa Francisco já está no Brasil, mas os seus apelos sobre o futuro dos jovens e por uma sociedade intergeracional inclusiva ecoam por todo o mundo, com a rara simplicidade e a natural verdade a que já nos habituou. Saibamos ler a sua mensagem, deixemo-nos tocar pela sua bondade. 

"A crise mundial não faz nada de bom pelos jovens. Corremos o risco de ter uma geração que não tem trabalho, ora é do trabalho que vem a dignidade da pessoa”, afirmou o primeiro Papa sul-americano no avião que o levou de Roma ao Rio de Janeiro.
Os jovens são o futuro, repetiu, “mas um povo não são só os jovens”. “Eles são o futuro porque têm a força, são jovens, avançam. Mas no outro extremo da vida, os mais velhos são também o futuro de um povo. Têm a sabedoria da vida, da história, da pátria, da família, e nós também precisamos disso”, (...). “E por isso digo-vos que vou ao Rio encontrar os jovens, mas no seu tecido social, principalmente ao lado dos mais velhos.”
“Estamos a acostumar-nos à cultura do descarte”, (...). “Fazemos isso com os mais velhos, mas agora também o fazemos com os jovens sem trabalho”,  (…). “Devemos eliminar esse costume de descartar”, (...). “Devemos caminhar para a cultura da inclusão, do encontro. Temos de fazer um esforço para integrar todos na sociedade.”

3 comentários:

Luis Moreira disse...

Bem prega, Francisco.

Rui Fonseca disse...


Aqui, um artigo do Economist quevale a pena ler

http://www.economist.com/blogs/economist-explains/2013/07/economist-explains-15

Suzana Toscano disse...

Belas palavras, desconcertantes pela sua simplicidade que é o único modo de serem entendidas por todos. Gosto deste Papa subversivo pela sua simplicidade.