Número total de visualizações de página

domingo, 23 de abril de 2006

De como o simples é belo


Vi o meu filho Rui a apontar a câmara para jasmim que despontava em flor. Questionei-me o que veria ele de especial naquela aparente vulgaridade.
Revelada a foto, percebo que descobrir o belo nas coisas mais simples é um verdadeiro dom.

6 comentários:

Pinho Cardão disse...

O Ruizinho promete...aliás com tal pai!...
E denota já essa qualidade suprema que é a de ver que a beleza repousa na simplicidade, como diz.
A beleza impõe-se emocionalmente, portanto resulta da impressão imediata e não de arrevesados e forçados exercícios intelectuais.
E o jasmim tem cá um cheirinho!...
Quando era novo, até fiz uma poesia a essa flor!...

JardimdasMargaridas disse...

As coisas mais simples são as mais complicadas de encontrar. É muito difícil imaginar qualquer coisa simples. Mas se estivermos com atenção as coisas simples estão à nossa mão. É uma graça vê-las, tocar-lhes, senti-las.
As crianças na sua pureza mostram-nos que tudo é mais simples do que se possa imaginar. O Rui não se enganou...
E se escutarmos a sabedoria dos mais velhos, encontramos uma simplicidade maravilhosa sobre as coisas da vida.
O meu Avô António dizia que "As flores são o jardim da nossa vida".

sandra costa disse...

Lindíssima a foto, reveladora desse "verdadeiro dom" como diz, caro JMFA :) pena não conhecer o cheiro de que fala o Prof. Pinho Cardão... Será semelhante ao das frésias? ;)

Pudesse o mundo ficar por estas descobertas, pelas coisas simples... Pela partilha de algo tão belo, deixo um poema (já com algum tempo) em "honra" do olhar e da sensibilidado do Rui. Obrigada.

hoje, crescem em mim coisas simples:
a urze do monte, as vindimas da infância,
as sombras das árvores, o teu rosto na luz
do verão, a noite mais cedo e um ou dois
poemas inacabados

Anónimo disse...

Um lindo poema, o da Sandra, aliás um dos muitos poemas lindos que tenho o privilégio de conhecer dela.
Obrigado, Sandra, pela partilha no 4R.
O perfume do jasmim é mais intenso, e para alguns até agressivo, do que o das frésias. essas têm aquele odor suave da primavera.
É verdade o que a Jardimdasmargaridas escreve. As coisas simples, apesar de muitas vezes estarem aí, ao alcance dos nossos sentidos, passam despercebidas porque as consideramos banais. A vida que levamos faz-nos cegos a muitas coisas e a não dar valor a outras extraordinárias.
Pois, meu caro Pinho Cardão, a Sandra Costa já deu o exemplo. Venha de lá esse poema.

Pinho Cardão disse...

Cara Sandra:
Bonito poema.
Quanto ao mais, gostava de lhe dizer que isso de Professor é para o Prof. Massano e para o Prof. David Justino que,sendo mestres universitários, são doutores com todas as letras....
Cá por mim sou um simples dr.,mas com curso bem tirado, em 5 anos...e antes de Bolonha!...

Caro Ferreira de Almeida:
Como poeta amador...fiz o poema, mas perdi-o!...
Veja lá o que pode acontecer às artes com tais amadorismos!...

Clara Carneiro disse...

De facto, a natureza todos os dias nos dá exemplos de simplicidade...mas só certos olhos a vêm.Por isso, parabéns ao Rui!