Número total de visualizações de páginas

domingo, 23 de abril de 2006

Por Terras do Tio Sam – Abril 22, Sábado – Capítulo 1

E pronto, lá começou a aventura! Já passa das 19 horas aqui em Washington (pouco depois da meia-noite em Lisboa), e encontro-me em frente ao meu computador no quarto do Helix Hotel, na Rhode Island Avenue, muito próximo do centro da cidade. Como poderão imaginar, estou bastante cansado, depois de duas viagens aéreas, a primeira das quais de 7 horas e 15 minutos (Lisboa-Newark)…

Mas permitam-me que comece por endereçar os parabéns ao meu amigo e companheiro da Quarta República Pinho Cardão: é que quando aqui cheguei tive logo conhecimento de que o FC Porto já era campeão nacional de futebol (as más notícias correm depressa!...). Depois fui à internet, ao nosso blog e lá estava, para que ninguém deixasse de reparar, o post “Porto, Porto, Porto, Campeão Nacional 2005/2006!” E portanto, com fair play, dado que não sou adepto do FC Porto (sou verde-e-branco, quer dos de Setúbal, quer dos de Lisboa…), aqui ficam as minhas felicitações. Mas com o aviso: a final da taça disputa-se no dia em que chegarei a Portugal (Maio 14) e estou certo de que o Vitória de Setúbal me dará uma enorme alegria (para compensar o campeonato no Porto!...).

Bem, mas voltemos à viagem. São sempre cansativos estes dias de viagens aéreas intercontinentais. Neste caso, foi o levantar bem cedo (6 da manhã, depois de dia anterior extenuante e que acabou bem tarde, para deixar tudo pronto), acabar de fazer as malas (para 3 semanas...), no aeroporto deparar com as regras/procedimentos/perguntas de segurança muito-mais-apertadas-do-que-o-normal nos voos para os EUA e, ainda não tinha descolado (mas já estava no avião), fui obrigado a despachar uma bagagem de mão que tinha comprado expressamente para levar na cabina comigo, mas que nos compartimentos do Boeing 757 da Continental não coube… tal como já tinha acontecido noutra viagem que há pouco tempo fiz, para Londres… No entanto, noutras aeronaves (quer Boeing, quer Airbus), o problema já não se colocou… vá-se lá perceber isto! Dá vontade de reclamar… mas com quem? A Boeing, ou o fabricante da mala?!... Pois é!...

Bom, depois foi o normal: a comida a bordo dos aviões é, como se sabe, de excelente qualidade e os assentos são muito espaçosos e confortáveis (!)… Mas enfim, era o que havia, portanto… lá cheguei a Newark, passei pela alfândega, mudei de terminal e depois, para embarcar para Washington, a passagem no raio X foi ainda mais exigente do que em Lisboa (até os sapatos tive que tirar) – mas se nos lembrarmos do Setembro 11, 2001… percebemos (e aceitamos) tudo!

O voo para o Reagan National Airport em Washington levou menos de uma hora e à minha espera encontrava-se o English Language Officer (ELO) que me acompanhará quase em permanência absoluta enquanto estiver nos EUA. E de facto a organização é impecável (ou não fossem eles americanos…): o meu ELO não só é uma simpatia como é um funcionário do Department of State reformado, que esteve, na sua vida activa, durante três anos na Embaixada dos EUA em Portugal e outros três anos na Embaixada dos EUA no Brasil, pelo que… fala português com uma fluência notável!...

O hotel é bastante simpático (não sendo nenhum luxo) e tem o para-mim-impresncindível fitness center que, estou certo, amanhã já experimentarei, num jogging matinal numa passadeira rolante (como, afinal faço todos os dias – hoje foi a excepção…).

Portanto, hoje, além das peripécias próprias de uma longa e cansativa viagem aérea (e para os EUA…), pouco mais há a contar. Como sucede habitualmente quando ando de avião, estou algo indisposto (a chicken parmesan a saber um pouco a plástico tem certamente culpas no cartório...) e, como quero descansar e adaptar-me à diferença horária (menos 5 horas do que em Portugal), hoje já não sairei do quarto (até porque o tempo chuvoso e ventoso também a isso convida…).

Enfim, não poderia terminar sem referir que, ao contrário do que alguns comentários ao meu post número zero sugerem, não vim fazer turismo, não… e isso será comprovado a partir de segunda-feira, quando vos começar a dar conta de toda a actividade que me foi preparada. E, digo eu, ainda bem – foi para isso mesmo que fui convidado e que cá estou!

De qualquer forma, mesmo não tendo ainda Programa oficial amanhã (como me explicaram, é o dia “de adaptação”), como o prometido é devido, cá estarei a completar a segunda etapa deste diário.

Até amanhã então.

3 comentários:

João Melo disse...

3AM e ainda a blogar?isso é q é vicio!!Tomou-lhe o gosto!cuidado ,drª carla carneiro!olhe que vem ai o dr JPP ,que não gosta dos "comentadores",a não ser dele mesmo..eu que até gosto do senhor,acho que esta tirada dele foi demasiado "abrupta".

Miguel Frasquilho disse...

Obrigado, Clara! Mas não acha que todos devemos torcer para que o "setubalense" ganhr a taça? Ou quer tudo no FCP? Já chega ter que aturá-los por terem ganho oi campeonato!!!
Quanto a você, meu caro Pinho Cardão, não perde uma, não é verdade! Pois fique sabendo que o ano passado o campeão nacional perdeu a taça para o V. Setúbal... Quem sabe se o mesmo não sucederá este ano?! Quanto ao resto... aqui será "trabalho" e "visitas", e não... turismo! Enfim...

João Melo disse...

comovente mensagem..