Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de abril de 2006

Por Terras do Tio Sam – Abril 25, Terça – Capítulo 4

Segundo dia do Programa e feriado em Portugal. Devo confessar que a minha pena maior for não ter assistido ao primeiro discurso de Cavaco Silva como Presidente da República numa cerimónia de comemoração do 25 de Abril na Assembleia da República… Que, segundo já consegui apurar na Internet, correu bastante bem e foi bastante mais curto do que em ocasiões anteriores… Enfim, estou certo que no próximo ano já estarei presente.

Regressemos então aos States.

Hoje foi o dia de visitar o Department of State (o equivalente ao nosso Ministério dos Negócios Estrangeiros, e que é hoje liderado pela Dra. Condoleezza Rice) – de onde partiu, afinal, o convite que me foi endereçado.

O edifício, como quase todos os que albergam departamentos (ministérios) governamentais, é imponente visto de fora (e também por dentro – se bem que perca para o Pentágono, em minha opinião) e tem, no átrio, desfraldadas, as bandeiras de todos os países do mundo. Claro, lá se encontrava a Portuguesa…

A reunião começou ainda não eram 9 da manhã e culminou com um almoço de trabalho, no edifício, oferecido pela equipa do Department of State que tem tratado de tudo o que diz respeito à minha viagem pelos States. A responsável é a Dra. Diane E. Crow (program officer, Europe & Eurasia Branch) e com ela trabalharam, na minha viagem, as Dras. Tia Adé e Doreen Chi. São de uma simpatia cativante e de um profissionalismo exemplar, e foi com elas e com o meu ELO que a primeira reunião teve lugar. Versou, essencialmente, sobre o Programa que estou a cumprir aqui nos EUA, e também sobre a minha carreira profissional/política e as perspectivas. Quanto à viagem e ao Programa em si, tudo me foi explicado em detalhe, para que nada falhe (esta reunião devia ter tido lugar ontem – o primeiro dia do Programa – mas, por razões que se prendem com a agenda das minhas anfitriãs, foi adiada para hoje).

Depois, a meio da manhã, juntaram-se a nós a Dra. Tracey Thornton (do Bureau of European and Eurasian Affairs) e o Dr. John W. Struble (do Bureau of Economic and Business Affairs). A situação económica de ambos os países e as relações Portugal/EUA foram o “prato forte” da reunião.

A seguir, no almoço de trabalho estiveram as três senhoras acima referidas que me construíram o Programa (com base, também, nas indicações que transmiti à Embaixada Norte-Americana em Lisboa) e a Dra. Tania Chomiak-Salvi e o Dr. Nicolas Fetchko, ambos do Bureau of Western and Eurasian Affairs (e bastante bem informados sobre a realidade Portuguesa…). Aí, pude trocar mais alguns pontos de vista sobre temas directamente relacionados com os nossos dois países.

Da parte da tarde (14 horas) estive na Commodity Futures Trading Commission (CFTC), com as Dras. Jacqueline Hamra Mesa e Myra Silberstein (respectivamente director e special counsel, Office of International Affairs). A CFTC é a entidade reguladora nos EUA que equivale à nossa CMVM, mas que trata apenas das transacções no mercado de futuros de mercadorias. A regulação remanescente, isto é do resto das transacções no mercado de capitais é assegurada pela SEC (Securities and Exchange Commission). Em Portugal, toda a regulação neste tipo de matérias é assegurada pela CMVM (tal como na esmagadora maioria dos países europeus), não existindo a divisão que vigora nos EUA. Foi igualmente uma reunião muito proveitosa, em que aprendi muito sobre a experiência de regulação nacional e internacional da CFTC.

Finalmente, por volta das 16 horas, e como tinha ficado combinado de manhã, foi-me entregue, numa agência de Traveler’s Checks, o meu per diem, ou seja, o montante estimado pelo Department of State para as minhas despesas financeiras diárias (basicamente alimentação e transportes) e o pagamento dos hotéis onde vou ficar hospedado.

Depois, e como tem acontecido nos dias anteriores, regressei ao meu quarto do Helix Hotel e liguei-me à Internet para saber novidades de Lisboa e trabalhar um pouco em coisas minhas.

O jantar hoje foi tailandês e, como o de ontem, muito agradável. Agora, resta-me enviar mais este capítulo do diário e… descansar, para amanhã estar pronto para outro dia de Programa.
Espero que não com tanto calor, porque hoje foi um autêntico dia de Verão. E ainda estamos em Abril!...

3 comentários:

Anthrax disse...

Caro Miguel,

A falar com essa leveza toda, de certeza que não passou pela experiência da fila única no aeroporto da Portela (algo com o qual ainda hoje me encontro visivelmente traumatizado).

Com que então, anda por terras do Tio Sam! Pois olhe, nós por aqui bem tentamos arranjar formas de cooperação comunitária - no âmbito da educação - com os EUA de forma a que a C.E. organize umas reuniõezitas aí. Mas até agora, não temos tido grande sorte (também já demos a ideia de juntar a Austrália e a Nova Zelândia à U.E, mas também não fomos bem sucedidos). Agora andamos em cima dos franceses, para ver se eles organizam uma reunião informal na ilha da Reunião, mas aqueles gauleses parece que não percebem.

Já organizámos uma reunião na Madeira (para combater aquela ideia do isolamento das regiões periféricas e tal), que foi muito concorrida, mas os tontos dos franceses ainda não chegaram lá! Quer dizer, não é como se lhes estivéssemos a pedir para organizar uma reunião na Polinésia!

Agora fora de brincadeiras, muitos pensarão que este tipo de coisas é turismo. Digo-vos que não é. Este tipo de programas, de um modo geral, decorre de uma forma muito intensa e envolve muito trabalho. Por isso, ter testemunhos - diários - como este, é sempre muito interessante. Daí, meu caro Miguel, muitos parabéns pela iniciativa e que corra tudo bem.

Carlos Monteiro disse...

Caramba! Que azar, hoje foi só trabalho...

;)

Anthrax disse...

É é... um dia destes, faça uma coisa destas só para ver se lhe sobra algum tempo e depois venha cá conversar comigo. ;)