Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Antecipar a proposta de OE/2011 em 24 horas: uma medida estratégica...

1. Em matéria de pronunciamentos delirantes em trono da decantada questão do OE/2011 acabo de ler um que parece sobrelevar qualquer outro: um conhecido jornal on-line anuncia que a apresentação da proposta de OE/2011 poderá ser antecipada em 24 horas...acrescentando que isso “dará maior credibilidade internacional ao País”!
2. A antecipação da apresentação da proposta de OE em 24 horas assume assim toda a relevância das medidas de natureza estrutural, com um valor estratégico de primeira grandeza e, evidentemente, um enorme impacto na melhoria das finanças públicas...
3.Mas em matéria de frases memoráveis em torno deste excitante tema, também ontem um destacad(íssim)o dirigente partidário pronunciava outra, ao anunciar que a não aprovação da proposta de OE/2011 – que ele obviamente desconhece – iria provocar uma “duplicação da crise”...
4. Fiquei a cogitar no que significaria a “duplicação da crise”...
5. Será que vai haver duas crises iguais, em sucessão, uma logo a seguir à outra? Como seria esse “thriller”, alguém terá imaginação suficiente para descrever a história?
6. Ou será que os indicadores económicos e financeiros negativos que já exibimos hoje, por mero efeito da não aprovação do OE/2011 vão ver a sua expressão duplicada - por exemplo o rácio dívida pública/PIB sobe para o dobro (de 87% para 174% do PIB) logo após a reprovação da proposta de OE/2011?
7. Ou será ainda outro, o significado dessa nova e arrojada teoria quantitativa da crise pós (eventual) não aprovação da proposta de OE/2011? Aceitam-se sugestões.
8. De uma coisa suspeito: que é capaz de já ter sido perdida toda e qq noção da realidade ou, pior ainda, do ridículo...

10 comentários:

Anónimo disse...

Exmo Sr. Tavares Moreira, estou totalmente de acordo, vale tudo para enganar o pessoal mais distraído. Mas alguém acha que as tais medidas de aumento de impostos vão entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2011, antes das eleições presidências? Isso seria o descalabro para o candidato Manuel Alegre, para um governo que só trabalha para sondagens e eleições, naturalmente que tudo não passa de uma mentira porque esses senhores vão arrastar a crise o mais que puderem. Eles até podem dizer que não, mas o que hoje é verdade ámanhã é mentira.
Cumprimentos
C.J.

Tonibler disse...

Se houvesse a noção do ridículo há anos que isto seria diferente.

Mas porque é que vem o Manuel Alegre ao barulho quando se fala do orçamento se é o Cavaco que anda doido para aprovar a coisa(e para quem a suspeita da realidade e do ridículo encaixa na perfeição, apesar de ser muito pior poeta)?

SLGS disse...

E O MEXILHÃO...

Adriano Volframista disse...

Caro Tavares Moreira

Como vamos pagar entre 2013 e 2050, o equivalente a 25 submarinos, pode ser que, com a duplicação da crise, vamos ter uma flotilha completa de contratorpedeiros para apoiar os 25 submarinos..
No final é sempre algo relacionado com água...

Cumprimentos
joão

Anónimo disse...

Está-se mesmo a ver que o convite acabado de fazer pelo PS de Jorge Lacão vai ser um truque em três actos: apresentam "as linhas gerais", logo a seguir pedem o cheque em branco ao PSD e depois acusam-no de criar instabilidade ao não se pronunciar em definitivo sobre a aprovação. É um péssimo sinal, mas não espanta. A apresentação do orçamento, essa, será feita como habitualmente, camuflando a substância com um discurso redondo do PM, e só será descodificado depois do debate quinzenal. E é entre o comício do debate quinzenal de sexta-feira e a descodificação posterior que se vai fazendo o jogo no qual Sócrates é mestre.

André disse...

Caro Tavares Moreira,

Confesso que percebo a urgencia de antecipar as 24h seja importante porque sao menos 24h que tem para colocar despesa no Orcamento. Devem ser uns milhoezitos!

Ainda assim nao percebo a preocupacao com o OE porque como diria um proeminente socialista "Ha vida para alem do defice."

Pinho Cardão disse...

E eu a pensar que o Orçamento já tinha sido apresentado!...

Anónimo disse...

Eles estão fazendo o jogo deles
Eles estão jogando não jogar o jogo
Se eu lhes mostar que os vejo ...
Quebrarei as regras do seu jogo
E receberei a sua punição
O que devo fazer pois é jogar o jogo deles
O jogo de não ver ojogoque eles jogam (R. Laing).
Para a reflexão do PPC

Carlos Monteiro disse...

Uma das consequências catastróficas da não aprovação do OE/2011 será concerteza esta.

Eu pensaria duas vezes...

Tavares Moreira disse...

caro Causa,

O candidato M.Aegre tudo aguenta, estará sempre por cima dessas minudências! "A mim, ninguém me cala!" - lembra-se?
Importa é defender o Estado Social, mesmo com este em escombros!

Caro Tonibler,

Vá lá que desta vez o Orçamento da Presidência não veio à baila...o meu Amigo está a ficar brando...


Caro João,

Exacto, sob o signo da água...é só meter água, protecção civil declara alerta vermelho lá para S. Bento...

Caro Flash Gordo,

É capaz de não andar longe da realidade, essa descrição em 3 actos sumaríssimos...

Caro André,

A vida que havia a mais para além do Orçamento deve ter sumido na poeira do tempo!

Caro Pinho Cardão,

Apresentado e discutido...só falta mesmo vota-lo, ao que parece!

Caro Fagundes,

Bela citação!

Caro CMonteiro,

Essa é uma das mais graves consequências, certamente, pois o bicho tinha a expectativa de, com o OE, ter direito a uma pensão de alimentos para animais, uma das poucas medidas de reanimação da economia previstas...