Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 9 de junho de 2009

Andar acalma

Acabo de jantar. Olho para o relógio. São oito horas e trinta e cinco minutos. O habitual. Levanto-me e anuncio: - vou dar a minha voltita. Seja Verão ou Inverno, faça frio ou chova, lá vou eu estimular os músculos de um organismo que se habituou, durante décadas, a um sedentarismo patológico, apenas interrompido, aquando do exercício ao nascer e durante a recruta.
Despertei tarde e a más horas para uma atividade muito importante, base da manutenção da saúde. Pois! Bem prega Frei Tomás! Fartei-me de aconselhar e de ensinar os outros. Agora tive que me ouvir, e ainda por cima apeteceu-me puxar as próprias orelhas, o que não fiz, já que foram alvo, em tempos, das mãos sapudas e da cana-da-índia do professor primário, tendo ficado ultrassensíveis à dor.
Ao longo destes últimos meses, de rotina pedonal pós prandial, acabei por conhecer e analisar comportamentos de outras pessoas que, àquelas horas, se mostram na via pública.
Cruzo-me com a senhora dos cães que, excitados por saírem à rua, puxam a dona como se fosse uma charrete, obrigando-a a andar em passo acelerado. – Boa noite! Responde com a mesma saudação e um sorriso relâmpago. Num dos cruzamentos, nunca sei qual, espero que um senhor de meia-idade, que, religiosamente, muito mais do que eu, se exercita há muitos anos, irrompa como se fosse um cavalo a trotear. Parece uma seta. Então a curvar é uma artista. Numa fração de segundo, apoia-se num pé e roda o corpo num perfeito ângulo reto e dispara na nova direção. Não sei como é que ele consegue fazer aquilo! Um dia tentei imitá-lo, mas tramei-me. Finquei o pé numa posição e ao rodar o corpo, zás, os músculos da região lombar gritaram alto e em bom som. Passeio abortado! No regresso, outra senhora a passear o seu little dog, num passo lento e cheio de interrupções pelas constantes farejadas do canídeo. Não deverão tirar partido do exercício, exceto, talvez, o nariz do animal. Olho para o fundo da rua e começo a ver a jovem de fato de treino dotada de um par de mamas empertigadas como se fossem dois mísseis a correr e a ameaçar cair a qualquer momento, não fosse o contrapeso de umas generosas nádegas de prateleira.
Outros, menos regulares, mas, mesmo assim, semiconscientes da importância de uma prática física pós prandial, vão aparecendo, cada um com as suas características, como é o caso do “caminheiro” que percorre diariamente quilómetros, sempre com o seu boné, mesmo à noite, haja ou não humidade, e que gosta de relatar, quando esbarramos com ele, os acontecimentos mais marcantes do dia e do bairro.
Por vezes, confronto-me com um novo passante. Chama-me a atenção a forma como anda. Não é um habitué. É alguém que precisou de sair, de andar. Nota-se que tem essa necessidade. Para acalmar? Muito provavelmente!
Andar acalma. Basta olhar como colocam um pé à frente do outro, como balanceiam os braços e como projetam os olhos num horizonte imaterial. Vê-se perfeitamente que não caminham para estimular os músculos, para combater, minimizar ou prevenir qualquer maleita física. Não! Caminham com outra finalidade. O corpo converge com a alma sofredora, atrofiada, angustiada. Andar acalma e permite que possa renascer e libertar-se de algum traumatismo. Nota-se tão bem! Afinal não é só o corpo que beneficia do exercício, até a alma, sobretudo quando sofre...

5 comentários:

Maria Ribeiro disse...

Meu caro Professor:adoro o último parágrafo do seu comentário,chamemos-lhe assim...Já há tempo que não vinha à "Quarta república";fiz bem em passar por cá pois o senhor diz aquilo que a nossa experiência de vida nota, regularmente. Se pensarmos nos males do mundo e do nosso rectângulo, em particular, o melhor é realmente pôr a alma a arejar...
Abraço amigo de lusibero

PA disse...

é tão simples, o seu texto e é tão belo....


vou seguir o seu exemplo e vou passear a pé ... agora !

pena que não veja o Professor, do outro lado da rua para o cumprimentar.


:-)


Só uma perguntinha:

- Quanto tempo devemos andar ?

Massano Cardoso disse...

Bom se andar vinte minutos é suficiente. Claro que se eu a vir do outro lado da rua, ou a Maria Ribeiro, então, os vinte minutos não chegam...
Hoje vou sair mais tarde, ou seja vou dar a minha voltita à hora em que eu coloco este comentário.
Até já!

Lusibero disse...

Senhor Dr,que bela e inteligente maneira de "fugir com o rabo à seringa"... Como eu vivo na Mealhada, não corre orisco de me encontrar...até porque não nos conhecemos!Maroto...
Abraço amigo

Bartolomeu disse...

Os Romanos observavam a regra dos 1000 passos. Antes de se recolherem para dormir percorriam mil passos. Esse "habito", produzia o efeito calmante e permitia-lhes "arrumar" as ideias, fazendo com que, ao deitar-se, o espírito se encontrasse desimpedido, permitindo-lhes adormecer "em paz" isto se, claro está, não partilhassem o leito com uma ateleta com atributos físicos idênticos àquela que se cruza com o caro Professor.
Ah, mas os Romanos executavam esse exercício observando mais duas regras complementares: escolhiam um percurso plano e cadÊnciavam o passo pelo bater do coração, ou seja... tum-tum... tum-tum... tum-tum... aquilo é que era rapaziada inteligente...