Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2009

“O leite derramado dos brasileiros sobre Portugal”

Hoje no “Público” li uma interessante carta de um leitor: “O leite derramado dos brasileiros sobre Portugal”. Não sabia, confesso, que “notáveis” brasileiros, tais como Chico Buarque e Caetano Veloso, consideram que os portugueses são os culpados do atraso económico, da corrupção, da preguiça e da maldade do Brasil! Mesmo duzentos anos depois da independência continuam com estas atitudes. Claro que eu tenho que fazer uma interpretação desta conduta: afinal são mesmo “portugueses” esses brasileiros que nos culpam de tudo o que é mau para aquelas bandas! Que eu saiba só os portugueses é que culpam os seus avós e antepassados dos males que os afligem...

5 comentários:

David R. Oliveira disse...

...e a mim espanta-me que não o soubesse. E não é de agora.É de sempre! eda na renovada MPB outros já tão quanto eles: Chico Zé e Ana Carolina que canta " (...) primeiro corrupto que chegou no Brasil/veio com Cabral(...)".
Novos trovadores.
Cumprimentos
David Oliveira

Francisco disse...

É uma ideia bem entranhada em muitos brasileiros.
Uma vez, no Brasil, houve alguém que me veio com essa tirada. Perguntei-lhe que tipo de descolonização teria preferido.

Pinho Cardão disse...

Pois é!...E pagamos-lhes a peso de ouro para actuarem em Portugal. E são por cá considerados enormes vultos da cultura!...

Adriano Volframista disse...

Caro Pinho Cardão

É uma ideia feita antiga e que está localizada no tempo e no espaço: no tempo, é um conceito que tem mais de uma década; no espaço é privativo da "inteligensia" do Rio de Janeiro e de algum Nordeste.
Os Brasileiros também não se esqueçem de D.Pedro I. Sem ele país seria um retalho sem peso, como os seus vizinhos hispano parlantes.
Não sou monárquico, mas se existe algo de brilhante nestes últimos 250 anos, foi a visão da família Bragança entre 1800 e 1820.
O resto, que dizem sobre eles, são minudências.
Cumprimentos
João

Valupa Anjos disse...

O entendimento dessa questão, passa naturalmente pelo comportamento dos portugueses no Brasil colonia; imagina-se, sem grande dificuldade, qual não seria a arrogancia com que eram tratados os "mazombos" (filhos e netos de portugueses nascidos no Brasil), que nesse tempo eram cidadãos de segunda, já que hoje, em Portugal, num Brasil livre, independente e próspero, nos classificam com desprezo, e nos tratam pior ainda, não se achando na obrigação de cumprirem, Tratados, acordos etc, assinados e promulgados, com os brasileiros...Ademais, expoentes da excelencia cultural brasileira, não são os citados, mas sim, um Manuel Bandeira,um Carlos Drumond de Andrade, um José Bonifácio,que a bem da verdade, não agrediam na forma, mas o sentimento relativo à arrogancia portuguesa, não diferia muito destes pequenos pseudos intelectuais, não representativos da verdadeira intelectualidade, silenciosa e discreta, mas que realmente moldam o pensamento brasileiro.E mais, pensam por acaso que os portugueses são estimados na África de língua portuguesa?! Pois também não o são!Bem, mas o erro é do espelho que mostra o nariz sujo, e não da Verdade: o nariz está sujo!!!
Diniz