Em Setembro de 2005, num artigo publicado na Science, discutia-se o papel das estatinas como forma de prevenir as complicações decorrentes da gripe. De facto, entre 1996 e 2003, os doentes com gripe aos quais tinham sido prescritos estatinas nos 12 meses anteriores apresentavam um risco 26% mais baixo de virem a sofrer pneumonias ou outras doenças respiratórias graves. Esta classe de medicamentos protege as pessoas de graves complicações.
Agora, um estudo muito interessante revela que as estatinas, medicamentos para reduzir o colesterol e que têm efeitos imunomoduladores e anti-inflamatórios, além da protecção cardiovascular, desempenham, também, outras funções, tais como redução das complicações tipo infecção pulmonar e sanguínea. Deste modo, o seu uso durante a infecção virusal poderá ser acompanhada de benefícios muito grandes. O facto de serem facilmente disponibilizadas e baratas, graças aos genéricos, e de uma percentagem significativa de doentes serem habituais consumidores deste grupo de medicamentos, por motivos cardiovasculares, abre novas e interessantes perspectivas para a prevenção e tratamento em caso de epidemia. As vantagens decorrentes da facilidade na sua obtenção a que se associa o baixo preço são factores tranquilizantes e quem sabe se não porá em causa a tentativa de açambarcamento do famoso Tamiflu.
Não me admiraria nada que os produtores dos antivirais venham a fazer uma grande operação de marketing para que as autoridades procedam à sua aquisição, quanto antes!
Também seria interessante ver o que irá acontecer nos próximos tempos, face a estas descobertas. Às tantas, muitas pessoas começarão a tomar estatinas (não há perigo de ruptura de stocks) com medo de virem a ser contaminados pelo vírus da gripe. Para já, caso se verifique este comportamento, ainda poderemos observar uma redução muito significativa das doenças cardiovasculares, mesmo que não ocorra a tal pandemia…
Só espero que não seja aproveitada como uma forma de “manipulação” para vender mais estatinas…
2 comentários:
Estatinas baratas? Onde? Mesmo as "genéricas" são tão caras que há muitos doentes que as não compra...
Muito mais baratas se compararmos com o Tamiflu...
Estamos a falar de gripe!
Enviar um comentário