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quinta-feira, 15 de junho de 2006

Taxilogia

Segundo li no Diário de Notícias, para se ser taxista qualificado tem que se frequentar um curso de 550 horas lectivas, isto "para quem nunca trabalhou como motorista”. Porque, "para quem já tem dois anos de experiência como motorista de empresa”, o curso obrigatório é de 200 horas.
Daí deduzo que Taxilogia é o curso que se exige a quem pretenda seguir a carreira de operador de condução de táxi, antes denominado taxista.
Muito bem esse número de horas, porque a coisa verdadeiramente não é nada fácil. Veja-se que um operador de condução de táxi só tem normalmente dois pés, mas três pedais para activar, assim como tem geralmente duas mãos, mas um só volante para rodar. Isto é, se lhe sobram mãos, faltam-lhe pés, pelo que a sincronização deste vasto instrumental se reveste, manifestamente, de complexidade extrema…
A Matemática, a Física ou a Filosofia, ao pé da Taxilogia, são de uma simplicidade enervante.
Tendo cada uma daquelas disciplinas do Secundário 3 tempos de 90 minutos por semana, no ano lectivo serão 162 horas. As três ocuparão 486 horas, menos 64 horas do que a complexa Taxilogia!...
Aí se compreende que o DN diga que há falta de taxistas, quando abundam os detentores de tantos outros diplomas!...
Depois destas 550 horas de curso taxilógico obrigatório, um operador de condução de táxis é um verdadeiro bacharel por Bolonha. Por isso, todas as vezes que entrar num táxi, em vez de Bom Dia ou Boa Tarde, passarei a dizer Bom dia ou Boa Tarde, Sr. Engenheiro Condutor!..
E ao dar-lhe esse título, considero-me dispensado de dar gorgeta!...Porque até se poderia ofender!...

4 comentários:

Massano Cardoso disse...

Mas afinal o que é que eles aprendem? Boas maneiras? Os taxistas do aeroporto já tiraram o curso?
Não tenho nada contra o curso. Alguns devem ter tido bom aproveitamento. É fácil de concluir pelos profundos debates com que “mimoseiam” os clientes.
Agora a sério. Lidar com o público não é fácil e, por este motivo, acho bem que tirem o curso. Devem ter disciplinas que lhes permitem identificar muito sacana que andam por aí à caça dos taxistas. Deverão aprender técnicas de auto-defesa, além de línguas e relações públicas. Olhe que é preciso muito esforço para dar o salto qualitativo. Não podemos esquecer que quando alguém chega a um país, o primeiro contacto é um taxista. Pela minha parte já apanhei de tudo e, algumas vezes, até grandes sustos. Sendo assim a primeira imagem de um novo país, passa a ser o dito taxista. Em Portugal receio que alguns estrangeiros, para não falar dos nacionais, não fiquem muito satisfeitos.
Acolho a ideia da Taxilogia, porque a Taxitoxicologia é um sério problema para o país…

Tonibler disse...

Espero que o lema da escola seja o "et pluribus unum", atendendo à corrente religiosa maioritária entre os engenheiros condutores.:)

João Melo disse...

gostaria era de saber os conteudos programáticos dos cursos de formação..
Formação..uma grande coutade de alguns e um grande negócio..

Carlos Monteiro disse...

Caros,

Taxista que é taxista tem que saber quantas vezes o Simão cuspiu para o chão e quais as asneiras que o Petit disse a semana toda, para as poder repetir à frente dos clientes, por isso, parte da contabilização dessas horas tem a ver com o tempo que os taxistas gastam por semana nos treinos do Benfica.

No fundo todas essas horas são agora consideradas formação "on job", e contam para o diploma. Até aqui não contavam para nada. Daí que o horário de 550 horas não seja nada de especial.