Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Pedrada no charco


mudança cultural
Penso que a candidatura de Cavaco Silva será uma pedrada no charco das ideias feitas, velhas e gastas, as quais, de tão repetidas, quase se tornaram aceites, mas constituem uma matriz cultural impeditiva do desenvolvimento.
Cavaco não é um conservador e terá propostas novas para o país. Fará agitar as águas do pantanal e arejará a atmosfera envolvente.
Por isso, e ainda não tendo apresentado a sua candidatura, já é atacado pelos conservadores e zeladores da actual situação.
Vêm utilizando dois argumentos, qual deles o mais débil e destituído de substância.
O primeiro, que denota uma total falta de ideias, é aquele que está sempre à mão de semear, o do sebastianismo: “estamos sempre à espera de D.Sebastião, patati, patatá!...”.
É confrangedor e não irão longe com ele!...
O segundo é o do perigo que advém do perfil que desenham do candidato, fortemente interventor, incapaz de deixar o Governo governar.
Um comentário de Cavaco Silva sobre os poderes presidenciais, datado de 2003, feito no âmbito de um trabalho do Clube de Madrid, publicado no Expresso do último sábado, reduz a pó este argumento.
Os académicos, os comentadores e os pensadores de serviço, com acesso à comunicação social não "pegaram" em tal artigo, como muito bem referiu um lúcido visitante do nosso blog, o ilustre Reformista.
E não "pegaram", porque querem rapidamente fazer esquecer o texto de Cavaco, para, mais tarde ou mais cedo, lá virem novamente com a cantiga estafada do seu pendor intervencionista, factor de ingovernabilidade!…
Com argumentário deste tipo, Cavaco está eleito!...
Julgo mesmo que o próprio gostaria de ser confrontado com outro tipo de argumentos, verdadeiramente estimulantes.
No entanto, face ao “déja vu”, duvido é que os instalados conservadorismos socialista e afins e os seus candidatos sejam capazes de os ter.
A ver vamos.

6 comentários:

Tonibler disse...

Caro Pinho Cardão,

Que Cavaco pode 'encomendar as faixas', não tenho grande dúvida.
Que me parece o menos mau dos candidatos, também não (nisto raramente o eleitor se engana).
Que não é o sujeito que colocaria como nosso 'representante máximo', isso confesso que não é.

PR é uma questão de 'feeling'. Não serve para nada, mas é fundamental. É inutil, mas não podemos viver sem ele. Acho que não há argumentos racionais para alguém acabar presidente da república. Acaba porque achamos melhor. Porquê? Não interessa...
Não vai ser o artigo, nem os comentadores, nem os analistas que o vão fazer PR. Vai ser ele.

Se não é assim, que razão encontrámos nós, em tempos, para fazer do Mário Soares presidente?

O Reformista disse...

Pois é. Mas passa,e passa, e passa,... as declarações de Mario Soares a dizer que na última vez que foi eleito o PSD (Cvaco, Marques Mendes) gostava dele e o apoiu. Que ele se esqueça de como foi diferente o seu segundo mandato em relação ao primeiro que timnha servido de referência percebe-se.... Que os editores de política se esqueçam de o referir, só mesmo por terem perdido toda a vergonha.

Anthrax disse...

Caro Pinho Cardão,

Espero bem que tenha razão, porque se ficarmos com o milenário "Imhotep" como PR, nunca mais deixam de gozar comigo nas reuniões da C.E e eu jamais vou conseguir recuperar do trauma sem o auxílio especializado das sessões de psico-terapia... O que é mau, lá aumentam as despesas do Estado.

Mario Garcia disse...

É de incentivar alguns momentos de humor como este!

Virus disse...

O mais engraçado é ouvir continuamente Soares a agredir verbalmente Cavaco Silva quando ele nem sequer ainda é candidato! Queixa-se dele por tudo e por nada. Agora até já se queixa que Cavaco ainda nem sequer apresentou a sua candidatura... O velho senhor está com tanta força a disparar para todo o lado que quando começar a corrida já vai cansado e gasto.

Ainda nenhum destes senhores se apercebeu que ideias para a Presidência da República não as têm, excepto uma... derrotar Cavaco.

O melhor de tudo isto é que mesmo sem se querer vitimizar os adversários estão a transformá-lo num mártir...

Curioso, curioso (isto a continuar assim) vai ser ver as próximas sondagens a dar a vitória a Cavaco na 1ª volta!

Mario Garcia disse...

Sondagens?
Mas Cavaco Silva «nem sequer ainda é candidato!»