Número total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de abril de 2013

A racionalidade dos mercados

Dizia-me um conhecido jornalista que houve quem, nos primeiros tempos da bolsa nacional na sua versão atual, pensava que o índice PSI 20 era o resultado da avaliação do comportamento do mercado bolsista feita por 20 psicólogos. Não o é, mas acredito que psicólogos pudessem ser úteis para ajudar a perceber o comportamento daqueles que determinam o sobe e o desce do mercado bolsista.
Por exemplo, horas antes desta nota anunciou-se que a Portugal foi concedida a extensão das maturidades dos empréstimos-resgate. Efeito: bolsa nacional caiu!
Alguém (que não um psicologo), sabedor das verdadeiras causas virá por certo explicar que isto é racional e se deve, sei cá, aos problemas orçamentais do Malawi...
 
P.S. Nem de propósito. Uma analista pertencente a uma agência qualquer explica que o vermelho vermelhão da bolsa nacional não é afinal devido às dificuldades orçamentais no Malawi, mas à quebra das vendas a retalho nos EUA. Bolas, estive tão perto de acertar...

9 comentários:

Stunning inspiration disse...

Os escuros negócios da Portugal Telecom com o Partido dos Trabalhadores .PT&PT
Coisas do pinocrates.
http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/04/policia-federal-abre-inquerito-para-investigar-denuncia-de-valerio.html

Pinho Cardão disse...

A explicação que ilustres analistas nos dão para a evolução diária dos mercados é das coisas mais pitorescas que há. Factos idênticos explicam subidas ou descidas. Mas que só os iniciados entendem, e há que preservar a ciência com muito engenho e arte. E lata...muita lata.

Paulo Pereira disse...

Sell on the news !

Já estava mais que descontado no mercado a extensão dos prazos.

E as bolsas são muito sincronizadas com NY.

Pinho Cardão disse...

Acontece que as explicações pouco têm a ver com razões, de fundo ou meramente emocionais.
De facto, o comportamento dos mercados é racional e é explicado por impulsos inteligentes, em que a inteligência emocional tem sempre um lugar destacado.

JM Ferreira de Almeida disse...

Pode ser que sim. Mas querem os meus Amigos apostar que se a bolsa tivesse apresentado o comportamento de há dias, em que existiram títulos da banca a valorizar mais de 10%, que a mesmissima analista diria que tal se ficou a dever à revisão dos prazos de maturidade dos empréstimos à República, ainda que as vendas a retalho nos EUA se revelassem frustantes? Ou então que o fenómeno se deveu à melhoria da situação orçamental do Malawi?

Pedro disse...

..veja lá bem, que há até quem vá mais longe...

e em vez de pensar que a culpa é dos PSIcologos

anda ai muito analista a afirmar que a culpa é dos Juizes do TC.


ele há "analista" para tudo, já se vê !

Tonibler disse...

Eu já ouvi o mesmo facto servir para explicar a queda que se verificava de manhã e a subida que se verificava à tarde. Não é uma questão de racionalidade do mercado é de irracionalidade de quem assiste.

Pinho Cardão disse...

Ora aí está!...

Suzana Toscano disse...

Acho que a Bolsa é como o peso, não adianta nada andar a ver todos os dias, de manhã e à noite e tentar desvendar o mistério das oscilações de gramas...