Número total de visualizações de páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

Mal habituados...

Leio que o Bloco de Esquerda reagiu à canelada perante a notícia de uma queixa-crime de Paulo Teixeira Pinto contra Francisco Louçã. O BE considerou a queixa "uma ameaça sem significado e inaceitável, que pretende limitar a liberdade de expressão".

Sem significado pode ser, ante a inocência que commumente os tribunais atribuem à mais infamante das calúnias. Já dizer que a queixa é um atentado à liberdade, e ainda para mais inaceitável, só mesmo da cabecinha de quem se habituou a dizer tudo contra todos, sem que ninguém lhe cobre nada. Curiosamente, Louçã, que acusa o ofendido Teixeira Pinto de cercear a sua liberdade de expressão, é alvo da queixa por ter qualificado de "patusca" uma manifestação monárquica, ao que parece promovida por Paulo Teixeira Pinto, apelidando este de "banqueiro milionário" - o que em si mesmo não é grande ofensa, salvo para quem pense como os seguidores do BE - associado a tropelias no BCP.

Eis, pois, como para alguns as liberdades não devem ser iguais para todos. E eis também a prova de que quem se considera dono e senhor das liberdades, não tolera que os outros as defendam no próprio interesse.

4 comentários:

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

José Mário
Em qual dos significados caberá a noção de liberdade(s) do BE?!

liberdade
s. f.
1. Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem.
2. Condição do homem ou da nação que goza de liberdade.
3. Conjunto das ideias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão.
4. Fig. Ousadia.
5. Franqueza.
6. Licença.
7. Desassombro.
8. Demasiada familiaridade.

liberdades
s. f. pl.
9. Imunidades, regalias.

(retirado do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

Eduardo Freitas disse...

Mas se a ameaça não tem significado, por que considerá-la inaceitável? Ou será que é inaceitável exactamente por não ter significado?

Enfim. Coisas de filhos de Trotsky, Enver Hoxha e adjacentes. Tudo gente com credenciais firmadas quando à liberdade de expressão.

Suzana Toscano disse...

Neste caso, Margarida, parece ter um significado muito próprio que os dicionários ainda não captaram porque só existe mesmo naquelas cabecinhas e é adaptável ás circunstâncias.

Anónimo disse...

Margarida, está visto que os autores do dicionário inspiraram-se no BE para descobrir a fórmula liberdades=imunidades. Falta uma precisão: para eles próprios.