Número total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Deixem Artur Baptista da Silva em paz!:..

1. Numa sociedade em que os sentimentos hipocrisia e farisaísmo se encontram solidamente implantados e generosamente distribuídos, todas as baterias apontam agora na direcção de Artur Baptista da Silva (ABS)...mas porquê?
2. A resposta até será simples mas não é, ao contrário do que possa parecer, pelo facto de indiciariamente se tratar de um impostor, que terá inventado uma falsa ligação à ONU e exibido título académico de uma inexistente universidade americana...
3. A verdadeira resposta está no formidável coro de elogios que as intervenções deste falso profeta mereceram de um considerável escol de “Sumidades” cá do burgo, que o foram ouvir, o entrevistaram e fizeram absoluta fé no que ouviram, como se de um grande especialista e responsável da ONUse tratasse...
4. O que aconteceu foi que ABS, muito habilmente, percebeu que devia “tocar a música” que eles tanto gostam de ouvir e que em última análise tem a ver com a excelente ideia do Crescimentismo, que aqui tantas vezes temos discutido – crescimento económico sem recursos, que muitos políticos e alguns notáveis especialistas tanto proclamam como solução mágica para a economia portuguesa.
5. Atentem só neste belo naco de prosa, extraído de artigo publicado no último sábado, dia 22, da autoria de um conhecidíssimo “opinion-maker”, que teve aliás a subida honra de entrevistar Baptista da Silva na TV, no dia anterior: “ ABS é um ilustre desconhecido para a maioria dos portugueses. Mas não devia ser um ilustre desconhecido para o Governo. Em 1º lugar, porque coordena a equipa de 7 economistas que o SG da ONU, Ban Ki-mon decidiu criar para estudar o risco geo-político e social na Europa do Sul como resultado dos programas de ajustamento. E, em 2º, porque é ele que ficará encarregado do Observatório Económico e Social das Nações Unidas para a Europa do Sul, a instalar em Portugal em 2013”...
6. E, em conclusão, esta bela tirada “ a ONU, que suponho não pode ser acusada de estar contra o Governo, defende que Portugal tem de renegociar a sua dívida...será pedir muito a Passos Coelho, Vítor Gaspar e Carlos Moedas que leiam a entrevista que ABS deu ao caderno de economia do Expresso a 15 de Dezembro?”!!
7. É exactamente pelo facto de se terem deixado cair no enorme logro e no mais completo ridículo, com um entusiasmo quase delirante que a prosa citada bem evidencia, que estes “Doutores” tentam agora trucidar ABS, diante de quem até há poucos dias se curvavam respeitosamente e cujas opiniões tanto adularam!
8. Se virmos bem, ABS não é mais do que um ALFARABI dos nossos dias, um brilhante alquimista da economia, que teve o engenho de convencer esta NATA da economia portuguesa de que existe a moderna pedra filosofal – o crescimento económico sem recursos, o "nosso" Crescimentismo.
9. E como ele estudou e soube executar, de forma brilhante, a "partitura" que eles tanto gostam de ouvir...Pois então que deixem em Paz o ABS, por mim acho que ele até devia AGORA merecer uma demorada ovação...

17 comentários:

luis cirilo disse...

Faço minhas as suas palavras caro Dr. Tavares Moreira. Porque este senhor ABS teve o enorme mérito de nos por todos a rir de algumas sumidades que pululam pela comunicação social e que cairam no logro com uma facilidade impressionante.
Diria até que se despistaram por falta de ...ABS.
Curiosas iniciais de facto!

Roberto Rensenbrink disse...

Ai, estais todos diminuídos das meninges.

Há dois sujeitos (pelo menos) que enganaram um país inteiro: um dizia-se «injinheiro» e chegou a PM; outro diz-se «lissenssiado» e chegou a ministro.

Bartolomeu disse...

E vá lá, que a "coisa" soube-se a tempo, porque se duarava mais uns dias, ainda o nomeavam para presidente da comissão da Diáspora Portuguesa, altamente patrocinada... com uma possível condecoração para contrapesar...

Tonibler disse...

Artur Batista da Silva foi a melhor prenda de natal que este país poderia ter recebido. Espero que o episódio seja lembrado durante muitos e muitos anos porque é delicioso a todos os níveis.

Bartolomeu disse...

Tem razão Tonibler; delicia somente ultrapassada pelos beijinhos da Laura...

Tonibler disse...

...estou a ver, caro Bartolomeu, que se "esqueceu" de ver a mensagem de Natal do Artur Bat..., perdão, do Aníbal.

Paulo Pereira disse...

Este ABS deu sorte ao PM que assim pode passar mais umas semanas sem que se aperceba o colossal falhanço da politica austerista em Portugal e na UE:

- Receita fiscal cai mais de 5% em 2012 até Novembro

- Deficit em Espanha nos 6,5% em 2012

- Deficit na Irlanda nos 7,5% em 2012

- Deficit em Portugal antes de Extras a caminho dos 6,5%

A macroeconomia é tramada.

Bartolomeu disse...

à mensagem não assisti, estava no Nepal a fazer mantas de crochet para oferecer com os cabazes de natal, mas não perdi a inauguração solene da árvore decorada com as andorinhas da Bordalo... lembrou-me imenso o anúncio com aquela alma pura e simples:
http://www.youtube.com/watch?v=Ye23MaWSPOM

As arveres somos nozes...

Pedro disse...

No entanto, para mim, o MORAL DA HISTORIA parece-me que é algo que a generalidade dos analistas não ter ainda compreendido.

E não é de todo algo que faça rir.


A meu ver, o ensinamento mais gritante deste episódio, e que a todos deveria preocupar, é perceber-se que:


- Tanto a maioria dos "comuns mortais" como grande parte da "elites", tomaram por "aceitavel" (para não dizer "bom") o discurso e postura do ABS.


CONCLUSÂO: a vasta maioria dos portugueses não consegue nem processar, nem aferir da validade dos discursos,mensagens e ideologias que são apresentadas diariamente.

De facto, entre o maior dos trapaceiros e o mais brinlhante economista... para a grande maioria de portugueses ...a diferença residira apenas no passado escolastico (ou não)!

Ou seja, esta é a verdadeira miséria humana e social a que chegamos : Não sabemos já distinguir uma falacia de uma ciencia.

Ou seja, engolimos qualquer patranha sem pestanejar - do mais comum dos mortais ao mais credenciado Grémio - ...

...o que me leva a concluir com grande magoa que :

O Deficit das contas, não é mais que reflexo do Deficit cultural e humano deste pais.

e não, a mim que vejo uma filha de 11 anos ir para a escola todos os dias...é algo que não me dá vontade nenhuma de rir, antes pelo contrario!

Bmonteiro disse...

Diz bem caro Dr Tavares Moreira.
"Uma ovação"
Eu acrescentaria:
Um diploma de licenciatura.
Quanto aos indignados do momento, é uma reacção natural.
E não é que até da augusta PGR, terá vindo uma reacção?!! Tudo doido.
Alguma vez tais 'indignados' se deram conta do vendedor de "banha-da-cobra" agora estudante em Paris?
Dos seis mais loucos anos do Regime?
ABS a doutor, já.

Tavares Moreira disse...

Caro Luis Cirilo,

Não só caíram no logro como rejubilaram com o logro em que caíram! Veja o festival de insanidades que é o artigo citado do "expresso" e o ar doutoral, de sentença sem recurso, com que o articulista dispara as suas farpas em direcção ao governo - escudado em RBS!

Caro Bartolomeu,

Alguns dos riscos que aponta não serão assim tão despiciendos,não senhor...

Caro Tonibler,

Partilho inteiramente da sua opinião, acho até que este episódio poderá passar a constituir um capítulo autónomo na história do País...RBS merece um busto não muito longe dos Jerónimos - quer sugerir a localização mais exacta?

Caro Paulo Pereira,

A macroeconomia não é tramada, há é gente que se deixa tramar pela macroeconomia, nomeadamente quando pensa que é possível o crescimento sem recursos...e pior ainda quando age em conformidade com esse pensamento...
Quanto ao défice antes de extras, tanto quanto sei seria de 5,7% e não de 6,5%, segundo a opinião, por exemplo, de Artur Baptista da Silva, que não ouso questionar...

Caro Pedro,

Não deixo de partilhar algumas das preocupações que legitimamente manifesta...

Caro BMonteiro,

Bem observado, sim senhor.

Manuel Silva disse...

Eu tenho dois amores (burlões)
Que em nada são iguais
Mas não tenho a certeza
De qual eu gosto mais

Artur Baptista da Silva e a burlice através da Academia do Bacalhau (posteriormente através do International Club of Portugal, só depois através da imprensa, da rádio e da televisão)
http://ht.ly/gmHbu

Passos Coelho e a burlice através dos comícios e da televisão.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SWKerbNIQcU#!

Qual dos dois é mais burlão?

Suzana Toscano disse...

Caro Tavares Moreira, uma breve análise do seu extracto revela algumas palavras mágicas do léxico que orienta o pensamento nacional e que são, por isso, valor seguro para quem quer ser ouvido: "ser desconhecido para osportugueses", ou seja, vem aí uma revelação; se o Governo ainda não conhecia o desconhecido que o jornal dá a conhecer, é porque os jornalistas sabem mais que o Governo; as provas irrefutáveis de credibilidade são "coordenador", "equipa de economistas" e a alta escolha do "SG da ONU, Ban Ki-mon" (é importante citar o nome e saber escrevê-lo, dá sensação de familiaridade)e, por fim, o tema do estudo, bastanta amplo, tão vago e abrangente que só uma sumidade poderia ousar coordenar. Em 2º lugar, a sumidade ainda se ocupava de um "Observatório" que se ramificaria in loco em Portugal em 2013 ou seja, de grande importância estratégica e comprovando como o homem nos levava a sério como objecto de observação e estudo. BINGO, pois claro, não podia falhar. Estavam lá os condimentos todos, o homem não brinca em serviço.

Tonibler disse...

Caro Tavares Moreira,

Para esse efeito já corre no facebook o movimento "Artur Batista da Silva a Presidente", em que um grupo de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade ou, por outras palavras, um movimento vindo da sociedade civil ou, ainda, um grupo de parvos sem nada para fazer (tudo sinónimos...) se dispõe a fazer um considerável upgrade à zona norte do jardim Afonso de Alburquerque.

Mas só depois de terminar o grande Conselho da Diáspora, não queremos estragar tão importante evento com disparates...

Tavares Moreira disse...

Caro Manuel Silva,

Mas que brilhantíssima conclusão! Bravo, não o fazia tão investigativo!

Cara Suzana,

Síntese perfeita, é isso mesmo, o ilustre alquimista dos nossos tempos não esqueceu o mais pequeno pormenor para dar a volta ao "miolo" destes papalvos, de que é vibrante exemplo o articulista citado...
E, como é evidente, estudou ao detalhe a cartilha que por aí corre quanto à melhor política económica, a tal música celestial do Crescimentismo, que tanto encantou as suas audiências!
O homem merece mesmo aplauso, é um distinto ALFARABI dos tempos modernos!

Bartolomeu disse...

Nesse caso, caro Tonibler, estamos tramados. Um upgrade, pressupõe aumento da despesa, aumento do staf, aumento da frota automóvel, etc.
Não seria melhor escolher o Bêco do Chão Salgado, para implantar o tal busto?
Diz a superstição que em chão salgado nada volta a nascer...

Tavares Moreira disse...

Caro Tonibler,

Convém não esquecer que para esse desiderato se tornar possível, seria necessário passar o crivo do voto popular...
E duvido muito que, apesar das indiscutíveis qualidades de alquimista de 1ª grandeza e do enorme apoio recebido do mais kredíbel hebdomadário cá do burgo e da correspectiva estação de TV, este candidato conseguisse arrebatar o troféu de Belém...

Mas confesso que tb não partilho a solução salinista do nosso amigo Bartolomeu, que o nosso homem em questão não merece até pelo muito que já fez por este País nos últimos 15 dias!