O Diário de Notícias de hoje, dia 6 de Maio, em notícia de 7 linhas, na última coluna da página 26, refere o seguinte: “ Passou quase despercebido, mas Coimbra foi a localidade escolhida para receber o Comité Nobel que efectua a pré-selecção dos candidatos ao prémio com aquele nome, reunindo alguns dos maiores cientistas mundiais da área”.
Verdadeiramente notável esta notícia!...
Pelo tom da mesma, até parece que a comunicação social atribui culpas a outrem que não a si própria: como aos portugueses ”passou despercebido”… não informámos!...
Os responsáveis por tal facto passar despercebido não são os chamados critérios editoriais, que seleccionam o que se publica ou o que não se publica?
Se vieram a Coimbra ”alguns dos maiores cientistas mundiais”, não seria critério editorial falar do assunto, entrevistar alguns, divulgar as suas obras, comparar com o que se faz em Portugal?
A desresponsabilização evidenciada fez-me lembrar aquela do sujeito que estava a ser julgado por matar o pai e a mãe e invocou ao juiz, como atenuante para a pena, o facto de ser órfão!...
1 comentário:
É simples: essas notícias não vendem...só as desgraças e o chafurdar na vida de quem deixa.
Enviar um comentário