Número total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Os grandes equívocos-proposta de debate!...


Por força da discussão do défice, muitos espíritos, alguns até bem ilustrados, são levados a confundir finanças públicas com economia e o estado de uma com o estado da outra.
É um grande equívoco, porquanto, em tese geral, pode haver finanças públicas boas e a economia estar mal, como pode haver finanças públicas más e a economia estar bem.
Também se pode dar o caso de ambas irem bem, ou de ambas irem mal.
Em qualquer situação, os Governos aparecem sempre, face à opinião pública, como os grandes responsáveis pelo estado da economia.
É outro equívoco, porquanto a economia tem leis próprias, que os governos podem favorecer ou desfavorecer, através de políticas económicas, certas ou erradas, mas nunca anular.
Aqui, sim, têm culpa os Governos, que reivindicam para si os louros das evoluções económicas favoráveis, mesmo que para tal pouco ou nada tenham contribuído; o inverso é que recebem, por tabela, o ónus das crises, mesmo que a elas sejam alheios.
É o preço da utilização da demagogia, em vez da pedagogia.
Neste momento, em Portugal, tanto a economia, como as finanças públicas vão mal, muito mal.
As finanças públicas inserem-se na economia e interagem com ela.
Seria interessante que na 4R se discutisse esta interacção e as políticas públicas subjacentes ao Orçamento de Estado para 2006, analisando-as de forma séria, serena e desapaixonada de partidarismos, no quadro vigente da economia e das finanças públicas.
Proponho-me, em próximas Notas, dar uma contribuição para tal, apresentando o quadro dos indicadores relevantes, para fundamentar o diagnóstico do “doente”, e tentando debater as terapêuticas alternativas adequadas, no quadro de uma visão liberal da economia e de um afastamento gradual do Estado interventor.

1 comentário:

Mary Morgan disse...

Web trains eye on Wilma
Hurricane Wilma, a storm of record force, is expected to strike Florida this weekend, and forecasts, maps and reports about its path are already pouring in from across the Web.
Find out how you can buy and sell anything, like things related to private road construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like private road construction!