O editorial da revista The Scientist, de 1 de Agosto, analisa a importância dos blogs científicos. Apesar de não serem comuns, começam a surgir, sobretudo nas áreas das ciências da vida, com a perspectiva de impacto muito significativo a vários níveis. O "convite formal" está feito à comunidade científica, facto que irá possibilitar: troca de experiências, divulgação online de descobertas, apresentação dos resultados de estudos e debate sobre novos e velhos temas. Fiquei satisfeito com esta posição, porque às vezes fico a pensar se não "forço" demasiado alguns conceitos científicos, atendendo ao facto de a "Quarta República" ser um blog com forte componente social, política e filosófica (apesar de ter o “Quarto da República” dedicado a temas mais pesados e científicos).
Face à tomada de posição do The Scientist, lembrei-me que seria talvez interessante e útil despertar nos alunos a prática dos blogs científicos comentando-os ou criando alguns mais "específicos" (em determinadas áreas das ciências da vida). Seria uma forma de, diariamente, interagir, pensar e debater assuntos que digam respeito à sua formação. Gostaria de auscultar opiniões sobre este assunto. Já me pus a imaginar analisar alguns conceitos das minhas aulas. Provavelmente, o meu entusiasmo rapidamente se esmorecia face a alguns comentários....
2 comentários:
Caro Prof. Massano Carrdoso, os seus textos são fantásticos, quer pelos temas que escolhe quer pela forma atraente e acessível como os trata e que suscitam sempre o interesse em saber mais.
Ainda hoje recebi um mail de um amigo (seu leitor fiel) com imensa informação sobre as células estaminais e a polémica nos EUA, tal foi a curiosidade que o seu post lhe despertou!
Subscrevo por inteiro os comentários dos colegas. Também eu me tenho despertado para muitos dos temas que o Prof. Massano Cardoso aqui tem trazido.
A 4R só ganha com esta pluralidade de abordagens. Mais do que uma tribuna é importante que ela seja cada vez mais um espaço público onde, para além de opiniões, tenha presença a informação especializada. Julgo que todos os que aqui aportam só têm a ganhar com esta partilha.
Enviar um comentário