Número total de visualizações de página

terça-feira, 24 de julho de 2012

Coisas simples...

Dizia-me um amigo que  faz hoje anos, a quem telefonei para felicitar pelo dia especial, que à medida que vamos percorrendo a estrada da vida, vamos tendo a sensação que o tempo para apostar em novos caminhos se vai estreitando, o passado acumulado condiciona em muito novas escolhas, restringe as opções, porque nos prende ao que temos e conhecemos. No fundo queremos aprofundar o que somos num meio mais restrito que dá sentido à nossa vida. Há como que uma aceitação do que está para trás no presente e no futuro, a família a que pertencemos e os amigos que conhecemos ao longo do tempo vão sendo cada vez mais acarinhados e deixando cada vez menos espaço para novas conquistas. Acho que tem razão, embora tenhamos sempre tempo de nos cruzarmos e conhecermos novas pessoas, o tempo e o espaço para o fazer vai escasseando. Esta dificuldade tem o reverso de valorizarmos a família e os amigos que temos e de renovarmos estas ligações que nos dão segurança, bem-estar, conforto, compreensão, uma certa certeza de que estamos acompanhados. A amizade constrói-se, o tempo e o espaço são realmente fundamentais nesta construção.

3 comentários:

Bartolomeu disse...

Cara Drª Margarida;
A amizade é um bem preciosíssimo, que requer atenção, cuidados de renovação, e alimento. Mas que só reune condições para se manter e fortalecer, se no ambiente onde reside, existir espaço, liberdade e confiança.

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caro Bartolomeu
É muito verdade!

Suzana Toscano disse...

A amizade é uma construção minuciosa, são laços que se tecem tantas vezes sem esperar, tantas vezes improváveis, podemos ser amigos de pessoas tão diferentes e no entanto o sentimento surge e aí fica, a fazer-nos importar, a querer saber, a alrgrarmo-nos com as alegrias e a angustiarmo-nos com o sofrimento dos amigos.Com os amigos antigos há tanta coisa que ja não é preciso explicar, eles já viram, eles acompanharam, assistiram à construção do que somos, mas é bom fazer novos amigos, a idade também nos traz maior capacidade de conhecer os outros, de nos aproximarmos e também já mais libertos de ter que provar o que quer que seja é bom encontrar quem goste de nós e nós gostarmos de quem se apresenta assim, tal como é depois de passada uma parte importante da vida. É sempre tempo de fazer amigos.