Número total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Um Reis com jeito de maltrapilho

“Isto não passa de um jogo gratuito de números...", perora o emérito José Reis, dito economista, a propósito do aumento do PIB no 2º trimestre do ano corrente. 
Que o homem não respeite a ciência ou a arte que ensina, pouco me interessa, embora deva interessar muito aos pobres alunos; mas que identifique as variações do PIB como um jogo gratuito de números já devia seriamente importar à Universidade de Coimbra, onde detém o cargo institucional de Director da Faculdade de Economia.
E um Director de uma Faculdade de Economia não pode comportar-se na análise económica como político maltrapilho que diz tudo e mais alguma coisa, mas nem sabe do que fala. A não ser que seja mesmo essa a sua natureza. 

11 comentários:

Salvador Massano Cardoso disse...

Gostava de saber o que diria se estivesse no governo! Gostava mesmo!

Bmonteiro disse...

Um dos heróicos defensores
do Ota Airport,
I supose.

Tonibler disse...

Infelizmente, há um conjunto alargado de professores de economia que não compreendem o impacto das asneiras que dizem na vida profissional dos seus alunos. Que deveriam ser despedidos por falta de brio.

Tiro ao Alvo disse...

Tem toda a razão. Há coisas difíceis de entender, e esta é uma delas: um individuo que coordena ensinadores de economia que não consegue despir a camisola do seu clube e por isso, em vez de pôr os seus colegas e os seus alunos a falarem de ciência económica, desvia-lhes a atenção para as trincas do futebol. Uma desgraça.

Tiro ao Alvo disse...

Claro que queria escrever "tricas". As minhas desculpas.

Luis Moreira disse...

Useiro e veseiro.Marxistas , não são economistas...
Os comunistas não têm amigos nem companheiros nem alunos. Só têm camaradas.

Tonibler disse...

O Ferreira do Amaral não é marxista e passa a vida nos jornais a dizer baboseiras, tentanto levar o ISEG para o estatuto de universidade rute marlene de económicas... É mais de economistas que de marxistas, claro que o Reis acumula uma carrada de coisas.

Pinho Cardão disse...

Caro Professor:
Fico a tremer só de imaginar tal Reis no Governo...Mas basta ouvir o que tem dito quando o PIB desce...

Caro BMonteiro:
Defensor da OTA, do TGV, de tudo o que cheire a dinheiro público deitado à rua, a que chama investimento.

Caro Tiro ao Alvo.

Diz bem, uma verdadeira desgraça para todos nós estes doutrinadores. Pior ainda, ter jornalistas e jornais que os acolhem como opinião autorizada e a ter em conta.

Caro Luís Moreira:

De facto, parece ter toda a razão; pelo menos, a generalidade dos meus amigos economistas das esquerdas adoram o José Reis...

Caro Tonibler:

De facto, há professores que expressam opiniões publicamente que negam toda a ciência que era pressuposto ensinarem. E são também dos grandes responsáveis pela situação deste país por, durante anos e anos, e agora, darem suporte teórico a políticas castradoras do bom desenvolvimento da actividade económica.

Zuricher disse...

Um dos comentadores acima identificou este tal Reis com o PCP. É mesmo verdade que o homem é comunista, vermelho? É que consigo conceber a existencia de vermelhos em várias profissões e ramos do saber mas não, de todo, jamais, como economistas. E sendo lá o director da faculdade de economia é de bradar aos céus.

Oscar Maximo disse...

Este professor é um grande patriota. Como sabe que os portugueses estão só á espera de uma desculpa para acabar com a austeridade, que já conta com 2 fins anunciados, e deixar cair o corte dos 4700 milhões, sntão ele vai e corta-lhes os argumentos de fuga.

alberico.lopes disse...

A cegueira partidária com que este reis e outros tantos reis que por aqui pululam,só desprestigiam a classe dos economistas sérios!Não pertencem eles a essa multidão de "sábios" que durante tantos anos não disseram nada quanto ao rumo que as coisas levavam e apadrinharam as festanças do sócrates e das suas magnificentes obras de fachada,desde AE por onde não passam carros,até aos frescos Sisa Vieira que fizeram a grande festa do parque escolar da louca Lurdes Rodrigues?Pois é:afinal o louco era o Medina Carreira!Coitado!