Pois no meu último escrito, ficámos no aparelho fonador, que permite fonar as vogais e as consoantes.
Confesso que, até ao TLEBS, considerava ter conhecimentos bastantes aprofundados no que respeita a vogais e consoantes, da forma de as juntar e de as ler. Mas enganei-me redondamente: não sabia nada de vogalogia nem de consoantologia!....
Quanto à vogalogia, quem pensa saber que o a,e,i,o,u basta é um ignorante. Isso era no tempo de Salazar!... É que é imprescindível conhecer que há vogais orais e nasais, há vogais altas, médias e baixas, e também arredondadas, adiantadas e recuadas!... Quanto às arredondadas, a lógica manda que seja o o; quanto às outras, vá lá saber-se!...
Mas não ficamos por aqui. Se não se souber que também há semi-vogais, sofre de iliteracia profunda. Que também há para vários gostos: orais, nasais, arredondadas, adiantadas e recuadas!...
E as consoantes, Senhor? Pois aqui a variedade é maior. Podem ser, desde logo, surdas e sonoras. Mas é indispensável saber o modo e o ponto de articulação. Porque se não se articulam no ponto, fica tudo estragado. Então aprendam que, quanto ao ponto, as consoantes são labiais, dentais, alveolares, palatais e velares!…E quanto ao modo, podem ser oclusivas, fricativas, nasais, orais, laterais, vibrantes e africadas. E podem combinar-se todas!…Cá por mim, gosto sobretudo de um mix africada, sonora arredondada e alta!...
Para um crianço ou uma criança, a quem esta terminologia se dirige, o domínio completo da vogalogia e da consoantologia é fundamental, para aprender as letras e o seu significado e condição sine qua non para aprender a ler e a escrever!…
Já para indivíduos mais adiantados, por exemplo, para quem escreve num blog digno como o 4R, a importância deste capítulo do TLEBS está em dar pistas para harmonizar devidamente a utilização das letras. O importante é escolher a melhor forma de combinar os diversos tipos de vogais, com os vários especímenes de semi-vogais e os vários géneros de consoantes. Por exemplo, num TLEBS que se preze, nunca se deve combinar uma vogal baixa com uma semi-vogal recuada e uma consoante surda. Ninguém ligará nada ao discurso. Mas a combinação de uma vogal alta com uma semi-vogal nasal e uma consoante vibrante também pode assustar as pessoas, pelo que é desaconselhável também.
Tendo aprofundado o assunto, aqui deixo um bom exemplo de uma boa literatura em TLEBS:
Edgyetc bçotena voteblis lotrnfdesiz folnstexnebs pteqnvcrscemlfri zaunrvs i encdindc i r ronrsbos!
Compreenderam? Quê? Isso não tem qualquer sentido? Mas se é esse mesmo esse o objectivo do TLEBS!... Compreenderam perfeitamente!...
Confesso que, até ao TLEBS, considerava ter conhecimentos bastantes aprofundados no que respeita a vogais e consoantes, da forma de as juntar e de as ler. Mas enganei-me redondamente: não sabia nada de vogalogia nem de consoantologia!....
Quanto à vogalogia, quem pensa saber que o a,e,i,o,u basta é um ignorante. Isso era no tempo de Salazar!... É que é imprescindível conhecer que há vogais orais e nasais, há vogais altas, médias e baixas, e também arredondadas, adiantadas e recuadas!... Quanto às arredondadas, a lógica manda que seja o o; quanto às outras, vá lá saber-se!...
Mas não ficamos por aqui. Se não se souber que também há semi-vogais, sofre de iliteracia profunda. Que também há para vários gostos: orais, nasais, arredondadas, adiantadas e recuadas!...
E as consoantes, Senhor? Pois aqui a variedade é maior. Podem ser, desde logo, surdas e sonoras. Mas é indispensável saber o modo e o ponto de articulação. Porque se não se articulam no ponto, fica tudo estragado. Então aprendam que, quanto ao ponto, as consoantes são labiais, dentais, alveolares, palatais e velares!…E quanto ao modo, podem ser oclusivas, fricativas, nasais, orais, laterais, vibrantes e africadas. E podem combinar-se todas!…Cá por mim, gosto sobretudo de um mix africada, sonora arredondada e alta!...
Para um crianço ou uma criança, a quem esta terminologia se dirige, o domínio completo da vogalogia e da consoantologia é fundamental, para aprender as letras e o seu significado e condição sine qua non para aprender a ler e a escrever!…
Já para indivíduos mais adiantados, por exemplo, para quem escreve num blog digno como o 4R, a importância deste capítulo do TLEBS está em dar pistas para harmonizar devidamente a utilização das letras. O importante é escolher a melhor forma de combinar os diversos tipos de vogais, com os vários especímenes de semi-vogais e os vários géneros de consoantes. Por exemplo, num TLEBS que se preze, nunca se deve combinar uma vogal baixa com uma semi-vogal recuada e uma consoante surda. Ninguém ligará nada ao discurso. Mas a combinação de uma vogal alta com uma semi-vogal nasal e uma consoante vibrante também pode assustar as pessoas, pelo que é desaconselhável também.
Tendo aprofundado o assunto, aqui deixo um bom exemplo de uma boa literatura em TLEBS:
Edgyetc bçotena voteblis lotrnfdesiz folnstexnebs pteqnvcrscemlfri zaunrvs i encdindc i r ronrsbos!
Compreenderam? Quê? Isso não tem qualquer sentido? Mas se é esse mesmo esse o objectivo do TLEBS!... Compreenderam perfeitamente!...
2 comentários:
Bem, eu cá estava com dúvidas achando que se calhar a "coisa" seria uma actualização necessária de modo a tornar o ensino da língua mais intuitivo, mas de facto depois de ler que há consoantes "africadas" tomei uma decisão: Lixo!
Parabéns pelos posts esclarecedores, caro Pinho Cardão.
Aposto que o TLBES tem autoras e não autores. Já sei que é uma afirmação machista, mas vão lá ver se tenho razão (eu não sei) ...
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