Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Um País, dois socialismos

"Rosa Murcha", obra de sábio e anónimo autor popular, Portugal - 2008

Da China de Deng Xiaoping se dizia, desde os finais da década de 70 do século passado, tratar-se de um só País, com dois sistemas. Um, que justificava a denominação de república popular, sustentáculo da nomenclatura; e o outro, assumidamente capitalista, em vigor nos antigos territórios de administração por outros Estados (Hong Kong e Macau) propagado a outras zonas do sul e mantido pela conveniência da economia.
Por cá temos melhor. Temos um País e dois socialismos.O socialismo do continente, o socialismo da agressão fiscal que não cede à evidência de que o afundanço da economia em muito se deve à asfixia que a carga fiscal provoca na capacidade de poupança das famílias e de investimento das empresas, para já não falar na falta de competividade fiscal, responsável pela perda do investimento directo estrangeiro. E o socialismo açoreano cujo governo hoje mesmo anunciou uma redução do IRS (por redução de 25% e 30% dos escalões de mais baixos rendimentos) com o argumento - e cito o Vice-Presidente do Governo Regional - de que "esta medida irá aumentar o rendimento disponível de todas as famílias açorianas, beneficiando particularmente as famílias com menos recursos".Anunciou o porta-voz do socialismo açoreano mais esta insular heresia. Além da redução do IRS, o Governo dos Açores já deliberou reduzir, a partir de 1 de Julho, a taxa do IVA em um ponto percentual, como forma de reduzir os custos sobre a aquisição de bens e serviços.

Não tenham qualquer dúvida que no paraíso continental, onde não ocorrem os sobrecustos da extrema periferia, semelhante proposta seria atribuída a um perigoso, irresponsável e seguramente demagogo adepto do neo-liberalismo...

8 comentários:

SC disse...

Caro Ferreira de Almeida,

Não sei se temos dois socialismos, agora que vejo com muito bons olhos que os poderes regionais (e espero que os locais também - e já tenho visto algumas notícias nesse sentido) comecem a usar a sua capacidade discricionária sobre as suas receitas, lá isso vejo.
Poder é isso, decidir sobre receitas. Quando decidimos apenas sobre despesas, na verdade estamos a deixar o poder a quem decide a nossa receita!

Anónimo disse...

Nesse ponto de vista, caro SC, apoiadissimo.

Tavares Moreira disse...

Caro Ferreira de Almeida,

Limito-me a perguntar-lhe se o País não teria sido já percorrido por um frémito de indignada emoção caso esta medida tivesse sido anunciada por outro governo regional que não o dos Açores...

Anónimo disse...

Com a mais absoluta das certezas, meu caro Tavares Moreira.

Anónimo disse...

um sistema dois socialismos?
não sei o que é isso...só conecço um país dois sistemas...socialismo só na China...e A região administrativa especial De Macau e Hong-Kong vigora o capitalismo...e estado só existe um, que é o estado da república Popular da china

Anónimo disse...

Quero cheirar teu bacalhau Maria
Quero cheirar teu bacalhau
Mariazinha deixa-me ir à cozinha,
deixa-me ir à cozinha
P'ra cheirar teu bacalhau
I-Teu bacalhau é mesmo uma beleza
És a portuguesa com teu prato especial
Se o cheiro é bom mais gostoso é o cozido
É o prato preferido do povo de Portugal
II-Teu bacalhau demolhadinho
Diz-me se é da Noruega ou aqui de Portugal
Mariazinha deixa-me cheirar
Que coisa tão gostosa,
nunca cheirei nada igual--ai

C disse...

Exmo(a). Senhor(a),

Solicito que sejam apagados todos os comentários assinados com o nome "vitório rosário cardoso" uma vez que foram publicados por um "clone", que tem como intenção de denegrir e difamar.
Este caso já está a ser seguido pelas autoridades policiais competentes.

Atenciosamente,
Vitório R. Cardoso

Dear Sir/ Madam,

Please delete all comments signed with the name "vitório rosário cardoso" because are not published by the original author but by a "clone" that only aims to damage my reputation.
This case is already followed by the police authorities.

Thank you for your attention,
Vitório R. Cardoso

Anónimo disse...

Prezados clientes


Quem quer comprar carne de 1ª qualidade é favor de me contactar...vendemos carne fresca do sudoeste asiático.Carne tenra e fresca ( ainda menores)de primeira mão, sem doenças contaminadas, algumas ainda usa fraldas....vitório é prova de qualidade. também tenho bom vinho, da terra do meu avô, loucor beirão acompanhado com o chouriço português do meu avô...ainda tenho pra vender os meus tomates, ainda virgens e frescas...acompanha de suco bem doce...pois confeço que tenho diabetes, ainda vendo em saldos bananão bem grande de de marca tiu monte, acreditam que nunca viram banana tão grande e ríj, também acompanhada de suco que é especialidade da casa...não esqueçam que também tenho chourição (dos grandes)à venda e tão boa qualidade que até se vibram...fazemos entregas ao domicílio...para terminar apresento-vos o meu chouricao de burro, directamente do meu quintal sempre de melhor qualidade, e garanto-vos que vão ficar mais espertos depois de comer chourição de burro

saudações

Vitório Rosário Cardoso