Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

5.500 posts!...


Com o último texto publicado pelo Tavares Moreira atingimos 5.500 posts.
Política, economia, finanças e poesia, questões sociais, ciência, humor e filosofia, ambiente, justiça, histórias de vida e de muitas vidas, muito do país por aqui tem perpassado.
Expressando as vivências pessoais e profissionais de cada um dos Autores.
Vincando as nossas opiniões livres, farpeando atitudes, políticas e costumes, mas procurando sempre respeitar as pessoas.
Cinco mil e quinhentos textos, dois livros e várias edições.
De gente que não se conhecia e que circunstancialmente um dia se conheceu. E que, sem qualquer pacto editorial, foi escrevendo o que sentia. De forma séria, mas sem se levar muito a sério. E sempre de forma honesta, simples e transparente. Assinando com os nossos nomes próprios.
A quem nos lê e a quem nos comenta o nosso obrigado.

20 comentários:

jotaC disse...

É obra, e com muita substância, indubitavelmente...

António Transtagano disse...

Dr.Pinho Cardão

Na sua pessoa e nos demais co-autores do BLOG, queiram aceitar os meus sinceros parabéns! A divergência de opiniões é sempre saudável e estimulante para quem edita e para quem comenta!

Catarina disse...

As minhas sinceras congratulações!
E que mais 5.500 posts se concretizem.

Bartolomeu disse...

Quem tem o privilégio de conhecer o 4R, comentando ou não, concordando ou não com as opiniões expressas, fica.
E fica por comuns e diferentes interesses, sobretudo, pelo interesse que o blog suscita e que o caro Dr. Pinho Cardão, tão bem sintetiza neste post. Já foi dito por muitos em variadíssimas alturas, que o 4R, em sua opinião, é um blog diferente. Corroboro em absoluto essas opiniões.
Para alem do virtualísmo da net, tenho como alguns outros o privilégio de me ter encontrado pessoalmente com os autores. Na altura do lançamento dos dois livros publicados, tomei contacto pessoal com pessoas que, apesar de figuras públicas, me sensibilizaram pela forma calorosa como me receberam e as atenções que me dispensaram. Pessoas que impressionam pela forma como passam do contacto virtual ao pessoal, sem reservas, naturalmente, reafirmando o espírito de igualitarismo, e de comunicação que os caracteriza.
Pedir-lhes que continuem, seria um acto de cobardia. Exigir-lhes que continuem, é dar eco a um sentimento que ultrapassa qualquer link que aqui conduza e se estende pela esfera sem limites da blogosfera.
(sim! porque sou daqueles que vai sempre farejar o "who's on?" do sitemeter e topo muito bem endereços do "cabo do mundo" óh larecas... e não é só 1, 2,3...)

Anónimo disse...

5500 apontamentos neste pouco tempo de existência do 4R é, de facto, notável. Se a isso somarmos as reflexões dos nossos comentadores, genericamente meritórias e inteligentes, então temos algo que não nos passou pela cabeça quando há uns anos nos abalançámos no mundo (ainda) novo da blogosfera.
O entusiasmo nem sempre é o mesmo, o tempo é sempre pouco para manter este espaço vivo e dinâmico. Mas devo confessar que, para além do estímulo que constitui o debate que aqui se constrói, incentivos como os que se retiram das palavras últimas do Bartolomeu são tónicos contra o cansaço que às vezes nos assalta. Bem haja, Bartolomeu, e a todos os que mantêm vivo com a sua comparência e participação - mas também com o seu apreço - este cantinho da blogosfera nacional.

Pinho Cardão disse...

Permita-me, caro Ferreira de Almeida, um dos três iniciais do Blog, com o David Justino e o Vítor Reis, a quem depois eu e outros se juntaram, que subscreva o que acabou de escrever.
No que particularmente respeita ao Bartolomeu, os poucos minutos que falámos por duas vezes foram suficientes para confirmar o espírito independente, determinado e apaixonado, a firmeza de convicções, a solidariedade e o humor que revela nos seus comentários.

Suzana Toscano disse...

5 500 posts e muitos mais milhares de comentários que muito contribuem para lhes dar outra dimensão, para destacar um ponto menos nítido, enfim, para enriquecer esta obra colectiva que ultrapassou muito o que poderíamos ter ambicionado. Mas a mim parece-me que começámos ontem, é incrível como o tempo correu, como se foi trabalhando quase sem dar por isso, sempre com prazer, sempre a aprendermos um pouco mais uns com os outros, numa comunidade muito divertida e séria ao mesmo tempo. E, com a preciosa ajuda e o generoso estímulo de todos os 4republicanos, foi possível manter um ritmo regular, mesmo quando o tempo de uns foi mais escasso, ou o afastamento (em texto, não em espírito) aconteceu. A todos muito obrigada, sejam sempre muito bem vindos!

Bartolomeu disse...

Caro Dr. José Mário, quando se refere ao entusiásmo e ao tempo disponível, para "alimentar" a dinâmica que um blog "deve" possuir, sei bem do que está a falar.

Caro Dr. Pinho Cardão, creio que devo fazer-lhe uma crítica ao ex-libris com que ilustra este post.
A critica tem a ver com as cores escolhidas... o "5" a verde? o fundo a um tom laranja, a aproximar-se "tendenciosamente" do rouge??? e aqueles rsparsos amarelos??? servem para baralhar a visão???
;)))))

Catarina disse...

Eu também reparei..... mas não quis dizer nada.... :)

Pinho Cardão disse...

Caros Bartolomeu e Catarina:

Isto aqui no 4R é tudo simples e transparente, sem segundas leituras.
O boneco significa o emaranhado das células cerebrais e cérebro significa conhecimento. E cada parte do cérebro tem responsabilidades próprias na formação e laboração do conhecimento. E o conhecimento, para verdadeiramente o ser, tem que ser múltiplo, não pode nem deve ser único. As cores significam essa diversidade e a tonalidade apenas uma questão estética, sem outras conotações.
O "5" no meio sintetiza os 5.500 posts.
Diversos e livres como diverso e livre deve ser o homem. Sem prejuízo de cada um afirmar sem medo as suas ideias.
Portanto, simplíssimo!...

Bartolomeu disse...

Muito bem, caro Dr. Pinho Cardão... penso que a nossa caríssima amiga Catarina tenha ficado convenientemente esclarecida.
;))))

Catarina disse...

Claro que fiquei esclarecida. Aliás, já estou tão habituada à forma eloquente e transparente como o Caro Pinho Cardão se expressa nos variadíssimos temas que aborda que outra coisa não esperaria dele. Estou em crer que mesmo antes das políticas de transparência estarem na moda... já o caro Pinho Cardão as praticava.
Para mim é sempre uma fonte de inspiração e de conhecimento... apesar de sentir muitas vezes (devo dizer sempre) que “quanto mais sei mais sei que nada sei”! Por muito que tenha lido Kafka, Carl Jung ou Chopra (e livros de espionagem e mistério também... e bons romances!!!) não há nada que substitua um contacto directo ( mesmo que virtual) como forma de absorver e assimilar conhecimentos quaisquer que sejam as temáticas... (na minha opinião e no que me diz respeito, evidentemente).

Bartolomeu disse...

Pois eu, não fui alem dos "Zorros" e dos "Mandrakes"... numa fase muito fugaz, passei as bistinhas por Júlio Verne, numa fase mais recente e porque todos me achincalhavam pela falte de intelectualismo, alguem me ofereceu um livrinho de poemas de António Aleixo.
Foi uma descoberta interessante, fiquei a saber que:
Uma mosca sem valor
poisa c’o a mesma alegria
na careca de um doutor
como em qualquer porcaria.

;)))))

Pinho Cardão disse...

Caro Bartolomeu:
Então o meu amigo provoca e critica e a Catarina é que fica esclarecida?

Bartolomeu disse...

Ora Dr. Pinho Cardão... assim não vale, destapou-me a careca.
E fragilizou a ancestral cumplicidade masculina...
;)))

Catarina disse...

António Aleixo… hein?! O poeta do povo!


Não há nenhum milionário
que seja feliz como eu
tenho como secretário
um professor do liceu.

E esta continua actualizada:

Sei que pareço um ladrão...
mas há muitos que conheço
que,sem parecer o que são,
são aquilo que pareço.

Conversa puxa conversa... e já nos desviámos do tema do post....

Bartolomeu disse...

;))))))

Bartolomeu disse...

Nas quadras que a gente vê,
quase sempre o mais bonito
está guardado pr'a quem lê
o que lá não está escrito.

Catarina disse...

:) :)

Catarina disse...

:) :)