Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Lançar fora a podridão!...

O estado da nação fica bem ilustrado pelo inqualificável episódio de ontem, envolvendo o ministro Manuel Pinho, e pelo grotesco espectáculo de hoje das eleições no Benfica, com total desrespeito, aliás pré-anunciado, de uma sentença do Tribunal. De uma assentada, três órgãos de soberania sofrem vexame público e notório.
Manuel Pinho, Ministro, perante o Governo e a Assembleia da República, demonstrou a consideração que lhe merecem os seus colegas ministros, o órgão de que fazia parte, os deputados perante os quais responde e o próprio Parlamento. Nenhuma!...
Mais grave ainda, ajudou ao acumular da degradação de dois órgãos de soberania, já tão mal vistos pelos portugueses, mas cujo bom funcionamento, assente em pessoas competentes e com forte ideia de serviço público, são essenciais à nossa vida colectiva.
Hoje, depois de o Tribunal ter suspendido uma das listas concorrentes às eleições do Benfica, tudo se passa como nada tivesse acontecido. Pior, foi pré-anunciado que a sentença do Tribunal não seria acatada. E que fazem os órgãos de soberania, Governo e Tribunal? Mandam a polícia encerrar o acto, por desobediência pública? Nada!...
Ligadas directa ou indirectamente à lista suspensa estão deputados e ex-deputados, autarcas, gestores e ex-gestores de empresas públicas, comentadores, pessoas com opinião semanal nas rádios e televisões, apresentadas regularmente como elites deste país. Qual a posição pública desta gente perante a desobediência face ao Tribunal? Nenhuma!...Ser eleito ou promover-se, mesmo violando grosseiramente a lei, faz parte dos seus objectivos pessoais.
Perante a indiferença dos poderes públicos e o apoio à rebelião das figuras gradas, como ficar espantado que muitos sócios digam nas televisões que quem manda no Benfica são eles e que o Tribunal não tem que se meter?
Dois episódios que mostram o apodrecimento e evidenciam como a moléstia se vai rapidamente propagando, mas também explicam onde está a podridão.
Lançar fora os produtos podres é elementar regra de higiene.

19 comentários:

Tonibler disse...

Caro Pinho Cardão,

As minhas desculpas prévias mas:

- um orgão em que os seus membros são conhecidos por roubar viagens, aldrabar presenças, aumentarem-se imoralmente em proveito próprio enquanto reduzem o seu tempo de trabalho "porque têm mais que fazer",não sofre grande coisa porque o ministro lhe fez uns cornos. Mas deu jeito que um ministro lhe fizesse uns cornos, porque assim a culpa até pode ser do ministro.

- outro orgão, conhecido por deter inocentes durante anos sem culpa formada, emitir decisões de aumentos de 1/6 para 1/5, por conseguir levar 20 anos a decidir coisa nenhuma e por conseguir esconder tudo quanto possa afectar os amigos, também não pode dizer que seja desrespeitado pelo Sport Lisboa e Benfica. Mas dá jeito ser desrespeitado pelo Sport Lisboe e Benfica porque a porcaria de umas eleições de um clube de futebol passam por ser muito mais importantes que a vida de um inocente ou o mandar com uma vigarice de um amigo para baixo do tapete.

- o governo, bem, esse nem merece o teclar...

Manuel Brás disse...

I Parte

Limpando a podridão
da nossa sociedade,
tamanha é a devassidão
repleta de imbecilidade.

O inexorável apodrecimento
alastra de forma viciosa,
repele o desenvolvimento
e atrai a cultura capciosa.

II Parte

Neste país acanhado
de sintomas bipolares,
o povo fica acabrunhado
reflectido nos seus olhares.

Nas malhas do omnipresente
com a sua teia burocrática,
este é o nosso presente
de débil cultura democrática.

É elevado o endividamento
deste país adiado,
o fado do entristecimento
tem sido desfiado.

Fartinho da Silva disse...

Caro Pinho Cardão,

Quando NINGUÉM é preso por corrupção, quando NINGUÉM é preso por tráfico de influências, quando NINGUÉM é preso apesar das provas evidentes mas que se consegue que as provas não tenham valor jurídico, acha que ALGUÉM liga alguma coisa às decisões dos tribunais?

Olhe para Espanha, nos anos 90, foram presas centenas de pessoas pelos crimes de CORRUPÇÃO e TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS. Repare que até as pessoas ligadas ao BANESTO foram julgadas e condenadas. Olhe para França, onde até o todo poderoso Olympique de Marselha perdeu os títulos ganhos devido a ... CORRUPÇÃO. Olhe para Itália, até a Juventus desceu de divisão e perdeu os títulos conquistados através de CORRUPÇÃO e TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS!

Registo a sua incongruência no que à justiça em matérias desportivas diz respeito, quando foi o FC Porto com o célebre caso da fruta - onde até foram gravadas conversas nas quais se combinavam preços tendo em conta a dificuldade dos jogso e as exigências dos árbitros - e agora o caso administrativo do Benfica!

No primeiro caso, o caro Pinho Cardão gritava a plenos pulmões que as provas eram ilegais, agora grita a plenos pulmões que as questões administrativas não estão a ser cumpridas pelo Benfica.

Gostava imenso que demonstrasse que considera essencial que a justiça seja IGUAL para todos, uma vez tenho imensa dificuldade em acreditar que o caro Pinho Cardão pense de outra forma, mesmo tendo em consideração a natural emoção que o desporto nos desperta.

Quanto aos políticos, se durante mais de quatro anos eram aplaudidos de pé por quase todos os comentadores políticos e jornalistas por humilharem os grupos profissionais, queriam agora que esses tiques desaparecessem por magia? O que fez o Ministro na Assembleia da República é tão grave como a célebre frase do Secretário de Estado da Educação quando disse e passo a citar: "Os professores devem ser tratados como os camarões, se colocar os camarões em água a ferver eles saltam, se os colocar em água fria e depois colocar a panela no fogão são cozinhados sem agitação!" Na altura, considerou-se fantástico, extraordinário, exuberante, agora quando um Ministro faz aquele gesto a um político aqui d'el Rei que é um escândalo, uma vergonha, etc., etc.. Enfim, acho que todos merecemos respeito, sejamos nós empregados de balcão, bancários, gestores ou políticos e não podemos de forma alguma permitir que alguém agrida outro de forma gratuita, como tem sido habitual por este governo venezuelano.

PS: são apenas duas opiniões de alguém que está fartinho :)

Henry disse...

Ocorre-me a actualíssima obra de Ruy Barbosa (1849 – 1923), de que me prevaleço para expressar a minha concordância:


Sinto vergonha de mim…
por ter sido educador de parte desse povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
célula-mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o “eu” feliz a qualquer custo,
buscando a tal “felicidade”
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos “floreios” para justificar
actos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre “contestar”,
voltar atrás e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer…
Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.
Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
(povo brasileiro ! )

De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto.

Félix Esménio disse...

Absolutamente notável, este poema do Ruy Barbosa.

Papillon disse...

Socialista me confesso mas este governo é um cabaz de maçãs podres,igualzinho ao governo de S. Lopes.

Papillon disse...

Socialista me confesso mas este governo é um cabaz de maçãs podres,igualzinho ao governo de S. Lopes.

Nuno Costa Martins disse...

Caro Dr. Pinho Cardão,
Tudo isto é fruto da Educação do 25 de Abril. A nossa revolução criou um sem numero de sujeitos, sem educação, cultura, principios e valores. Nas ultima décadas temos assistido a um verdadeiro circo em Portugal. É triste ver estes acontecimentos na abertura de Telejornais Internacionais.

Nuno Martins

Pinho Cardão disse...

Caro Tonibler:
Uma coisa é a parte, ou as partes, outra coisa é o todo. E não se pode tomar o todo pelas partes. Aliás, já na Antiguidade Clássica se dizia que não se devia tomar a núvem por Juno...

Meu caro Fartinho da Silva:

O seu comentário não é justo e, pela consideração que tenho pelo meu amigo, fundada nos comentários que vem fazendo aqui no 4R, merece resposta mais demorada.
Sempre condenei a falta de ética no caso desportivo que aponta. Em vários posts que escrevi, aqui no Blog. Mas, nas sociedades organizadas, porque de ética cada qual toma a que quer, existe a lei que a todos abrange. Um comportamento pouco ético pode não ser ou estar coberto pela lei. No caso em apreço, como sabe, estavam em causa as escutas telefónicas. E estas, constitucionalmente, apenas podem ser usadas em processo criminal. Entre a protecção de direitos e garantias fundamentais, como aqueles ou aquelas que se referem à inviolabilidade de domicílio, correspondência e comunicações, e outros direitos menores, a legislação escolheu os primeiros. Assim, não são lícitas, face à lei vigente, as escutas no âmbito de processos disciplinares, no caso desportivos. A matéria era óbvia; admiração foi a de que tivessem que se pronunciar o Supremo Tribunal Administrativo e o Tribunal Constitucional.E se o primeiro considerou "inconstitucional" a utilização de escutas telefónicas nos processos disciplinares do "Apito Final", o segundo veio a validar tal doutrina.
Era contra esta ilegalidade que me insurgia, quando escrevi sobre o tema. Aliás, numa outra sede, nos tribunais comuns,onde apesar de tudo, dois dos processos chegaram, as provas eram tão diminutas e contraditórias que os processos depois de abertos, arquivados e reabertos, julgados em primeira instância e na seguinte vieram todos a ter o mesmo destino: absolvição por falta de provas. O que não quer dizer que a conduta tenha sido ética; ilegal é que não se provou que fosse.
Portanto, meu amigo, aqui está.
Deixo-lhe os posts abaixo indicados:

http://quartarepublica.blogspot.com/2008/06/torcionar-lei.html

http://quartarepublica.blogspot.com/2008/11/o-carto-vermelho-do-sta.html
http://quartarepublica.blogspot.com/2009/01/as-escutas-do-apito-i.html

http://quartarepublica.blogspot.com/2009/02/devassa-das-escutas-ii.html

E já agora,uma das coisas que escrevi,no primeirodos postas a que aludi:
Claro que há procedimentos não éticos, mas que não são ilegais; condeno também os primeiros, à luz da minha ética, embora a lei não os atinja. Mas torcionar a lei, para obter condenações por procedimentos sem ética, é o mesmo que viver sem lei.

Caro Henry:
Faço minhas as palavras do Félix Esménio.

Caro Gato-Bravo.
Não tenho sido meigo para com Santana Lopes , aqui no 4R.
Mas os seus companheiros no Governo eram meros aprendizes comparado com estes...

Pinho Cardão disse...

Caro Fartinho:
Apenas uma adenda: no caso do Benfica há uma desobediência ostensiva à decisão de um órgão de soberania, o tribunal. Aliás, o próprio Conselho Superior da Magistratura veio a referir, de acordo com o DN, que a lista em apreço não podia ser submetida a eleições. Dura lex, sed lex. Mas se as elites dirigentes do Benfica a não reconhecem e os poderes instituídos deixam passar...

CaroNuno:
Ora aí está. Aparece pouco, mas sempre de forma substancial!...

Tonibler disse...

Caro Pinho Cardão,

Na parte ou no todo, aquilo que não me parece é que as causas do desrespeito sejam exteriores. Aliás, o facto de já ter aparecido outro tribunal a dar razão ao Vieira já nos dá uma ideia da dimensão da "parte"

Fartinho da Silva disse...

Caro Pinho Cardão,

Em primeiro lugar, tenho que deixar claro que em momento algum tentei ser injusto consigo, mas senti que tinha que esticar a corda para perceber a sua posição em relação ao caso da fruta.

Em segundo lugar, muito lhe agradeço a sua longa resposta às questões que levantei, porque agora considero as minhas dúvidas esclarecidas. Claro que não concordo com a ilegalidade das escutas telefónicas, mas percebo a sua posição.

Em terceiro lugar, parece-me importante afirmar que em muita consideração o tenho tanto pela qualidade dos seus posts como dos seus comentários.

Pinho Cardão disse...

Muito obrigado, caro Fartinho da Silva

Caro Tonibler:
Se é como diz, então é a loucura total!...

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Capuchinho disse...

1. Manuel Pinho foi elogiado por Pacheco Pereira e por Lobo Xavier na quinta feira a noite na Quadratura do Circulo e elogiado por César das Neves na RR em comentário feito nessa altura e elogiado pelas Associações Patronais - excepto a do Comércio durante o dia de ontem - e elogiado pelas Comissões de Trabalhadores da Auto-Europa e Quimonda. Alguém quer alterar os comentários feitos antes ?

2. O Tribunal Judicial de Lisboa onde se encontra pendente a providência cautelar contra o Benfica decidiu multar o requerente da mesma e certificar que não há decisão ou efeito suspensivo das eleições. Ou seja que estas não ofendem qualquer decisão do tribunal.
Alguém quer alterar os comentários que fez anteriormente ?

3. Os Jornais publicam mal a verdade das coisas, funcionado como ecos de estratégias e afectividades que se confundem com a realidade e que a confundem. Alguém quer alterar os comentários que fez anteriormente ?

Jorge Oliveira disse...

Ora, ora, caro Pinho Cardão. Fala assim, mas no íntimo deve estar todo satisfeito com a reeleição do LF Vieira, ao fim e ao cabo uma boa notícia para o seu FC Porto...

Pinho Cardão disse...

Caro Capuchinho:
1. Manuel Pinho
Sim, e depois? O que esteve em causa não foi a "actuação" de Pinho à frente do Ministério, mas a sua "actuação" na Assembleia da República. Com a primeira, pode-se concordar ou discordar; com a segunda,só pode discordar-se. Ou não será assim?
Pois se até o 1º Ministro se viu obrigado a discordar!...
2. Caso eleições do Benfica
É como diz, mas não disse tudo. Faltou dizer que, segundo o DN, o candidato Carvalho requereu ao Tribunal que fosse apreciada a eventualidade de Vilarinho ter cometido crime de abuso de poder ao admitir a candidatura de Vieira. O mesmo juíz decidiu remeter o requerimento ao Ministério Público para ser analisado.
Portanto...
3. Claro que muitos jornais não são isentos. Basta ler A Bola.
Mas quando noticiam que o Conselho Superior da Magistratura, através do seu porta-voz, considerou que a lista de Vieira não deveria ser presente ao escrutínio...

Caro Jorge Oliveira:
Seja bem reaparecido!...
Há muito que não trocamos uns amigáveis galhardetes...
Claro que, cá no íntimo, e olhando para o meu interesse particular de adepto dos azuis e brancos, fiquei satisfeitíssimo com a reeleição de Vieira.
Eu próprio, se pudesse, votaria Vieira. É o "meu" Presidente do Benfica!...

Capuchinho disse...

Dr. Pinho Cardão:

- A expressão "lançar fora a podridão" é em si um qualificativo que atinge a pessoa em causa e a própria função. Se a atitude dele não é de modo algum aceitável, também é no mínimo discutível qualificar de "podridão" um Ministro da República, a menos que saiba da pessoa aquilo que o comum dos cidadãos não sabe.

- quanto ao Benfica não tenho de dizer tudo, apenas chamei a atenção para o facto do seu comentário - "total desrespeito, aliás pré-anunciado, de uma sentença do Tribunal" - não ser correcto, pois, não só não houve qualquer sentença de tribunal no sentido que indica e assim deixa de haver qualquer desrespeito de um órgão de soberania, como o que terá havido foi um despacho do Tribunal num sentido algo diferente.

Quanto ao suposto comunicado do Conselho Superior de Magistratura que refere, transcrevo o comunicado que pode ler no site desta instituição:

-"ESCLARECIMENTO DO C.S.M. A PROPÓSITO DO CHAMADO CASO "ELEIÇÕES BENFICA"

Contrariamente ao que hoje é difundido no Diário de Notícias não é verdade que o CSM tenha emitido qualquer parecer sobre o denominado caso “Eleições Benfica”, mais concretamente sobre a providência cautelar em curso.

Esclarece-se ainda que tal desmentido foi ontem feito telefonicamente pelo Vice-Presidente do CSM ao Senhor Jornalista que veiculou tal notícia o qual inexplicavelmente não publicou esse desmentido/esclarecimento.

Lisboa, 3 de Julho de 2009
O Vice-Presidente
António Nunes Ferreira Girão"

Uma pessoa da sua qualidade intelectual e humana é com certeza sensível a estes factos.

Jorge Oliveira disse...

Caro Pinho Cardão

Agradeço a sua cordial recepção. De facto não tenho aparecido, esgotado que ando pelo esforço de tentar adivinhar o programa eleitoral e de governo da Dra MF Leite.

Mas no que respeita ao Benfica eu sei muito bem que o LF Vieira é o presidente que lhe agrada. E imagino quantas garrafas de champanhe terão sido abertas pela nação do Dragão. Parafraseando o Sr. Primeiro Ministro nos debates parlamentares, até diria : “Como eu os compreendo !!”.

Enfim, mais uns anitos a ver o Benfica a perder jogos e campeonatos.

Mas talvez o LF Vieira tenha mais olhinhos do que se pensa. Ele já reparou no que se passa com a substituição dos governos. Quem estava à frente do PSD quando Guterres fugiu, viu-se no lugar de primeiro ministro, “sem saber ler nem escrever”, como se dizia no meu bairro. Quem estiver à frente do PSD quando Sócrates cair certamente será primeiro ministro.

Acontece que Pinto da Costa não tarda muito reforma-se, ou morre apopléctico a meio de um discurso contra os mouros e sulistas e de seguida o FC Porto desmorona-se. Quem nessa altura estiver à frente do Benfica pode até vir a ser campeão. Bem jogado…