Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2005

“Não vale a pena entrar de cotovelo e à canelada”


Simpáticos


A falta de respeito pelos animais é uma constante que se reveste sob múltiplas, imaginativas e cruéis práticas. Na área da investigação muito tem sido feito, o mesmo acontecendo na produção e abate. As regras a respeitar são cada vez mais rigorosas e as sanções mais pesadas. Mesmo assim, as notícias sobre a crueldade animal continuam a aparecer. A este propósito o ex-Beatle Paul McCartney pediu que se boicote a compra de produtos chineses, e até os próprios Jogos Olímpicos de 2008, depois de ter visionado um vídeo que mostra cães e gatos a serem sujeitos a maus-tratos com o fito de lhes extrair a pele.
O requinte de malvadez traduz-se no lançamento de animais aprisionados em gaiolas de ferro nas calçadas, a partir de camiões, acabando por fracturar as patas. Depois, suspensos por pinças de metal, são atirados por cima de uma cerca. A extracção das peles faz-se em muitos animais ainda vivos. Mas existem outras práticas, como mergulhar em água a ferver sacos com gatos esfolando-os a seguir. Tudo feito debaixo do mais típico sorriso chinês. Mais de dois milhões de gatos e cães são mortos todos os anos com este objectivo.
A embaixada da China na Grã-Bretanha já veio a terreiro afirmar que os culpados da situação não são os chineses mas sim os ocidentais, pois são eles que usam as peles e não os chineses. Sendo assim, os ocidentais deveriam boicotar a sua utilização. De qualquer forma, McCartney não vai desistir de lutar contra esta horrenda prática. Não esqueçamos que os chineses não são muito cumpridores e respeitadores dos direitos humanos, quanto mais dos animais. A sua história, mesmo a mais recente, está repleta de violações. Não esqueçamos as palavras do Senhor Presidente Jorge Sampaio que, em Janeiro deste ano, no decurso de uma viagem à China, defendeu que as “constantes violações de direitos humanos perpetrados na China devem ser encaradas com alguma tolerância”. O Senhor Presidente afirmou igualmente que o respeito pelos direitos humanos é um “longo processo civilizacional”, em que “ não vale a pena entrar de cotovelo e à canelada”. Não estou a ver Jorge Sampaio a dar cotoveladas e caneladas aos dirigentes chineses, mas podia dá-las, e à vontade, aos chineses que maltratam os simpáticos cães e gatos. Eu aplaudia.

3 comentários:

Teófilo M. disse...

Pelo título julgava que iria falar sobre as relações entre juízes e governo, mas ainda bem que não foi.

É de facto lamentável o que se faz a esses pobres animais, cujas peles servem para granjear mais uns cobres, pelos pobres e miseráveis chineses, e muitos euros, dólares, libras e outras moedas ocidentais, a alguns anafados capitalistas, tudo para agradar ao bicho-homem.

Já agora não esquecer as muitas centenas de animais abandonados nas épocas de férias, e no fim da época de caça, por gentalha sem escrúpulos e sem educação.

Suzana Toscano disse...

Prof. Massano Cardoso, a fotografia é linda e contrasta com o horror das coisas que nos conta sobre o tratamento selvagem dos animais.

Massano Cardoso disse...

O ser humano tanto tem de sublime como de cruel. Talvez com o tempo seja mais sublime e menos cruel. Assim o espero.