Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Por terras da Eslávia do Sul- Significado de hajduk-IX



O Hajduk Split é um dos principais clubes croatas, jogando normalmente nas competições europeias. Procurei saber o significado da palavra hajduk e com a explicação veio um pouco da história da Croácia.
Em inícios do século XVI, o Império Otomano (Turcos) invadiu o norte do território da Croácia (a parte sul constituída pela Dalmácia, no litoral, vendida aos venezianos, como referido em anteriores posts, foi poupada à invasão). Seguiram-se sangrentas batalhas, com avanços e recuos, até que os Turcos passaram a controlar praticamente todo o território croata, em 1592. Todavia, logo no ano seguinte, o exército otomano começou a ser obrigado a retirar, vindo a Casa de Habsburgo, para quem a coroa da Croácia tinha passado no início do conflito, a retomar quase todo o território.
Foi assim curto o domínio turco sobre a Croácia. Mas, contrariamente ao que frequentemente se refere sobre a tolerância otomana, a presença turca deve ter atingido extrema violência, já que continua a persistir na memória colectiva dos croatas. O ódio aos turcos aparece em toda e qualquer explicação histórica ou conversa sobre a realidade croata.
Foi nessa altura das invasões otomanas que surgiram os hajduci, grupos de croatas que não davam tréguas e combatiam os turcos por todas as maneiras e feitios, aproveitando também, em horas de trégua nos combates, para se “financiarem” junto dos mercadores ricos, dos agricultores mais abastados e dos viajantes incautos.
Com o tempo, a figura foi-se tornando romântica e passou a simbolizar os heróis lutadores pela liberdade e contra a supremacia ilegítima.
E se os nossos clubes ostentam nos emblemas o dragão, a águia ou o leão, o clube croata homenageia, no seu nome, todos aqueles que, lutando contra o domínio otomano, participaram na luta secular por uma Croácia independente.

Sem comentários: