Eu estava habituado às notícias da abertura da época da caça, quando se começa activamente a caçar, ou da época da praia, quando se começa a ir ao mar, ou da época da neve, quando se começa activamente a esquiar, ou da época dos saldos, quando se torna e retorna a comprar…
Hoje, 15 de Maio, segundo ouvi no Telejornal das 20 horas da RTP1, estação de serviço público, abriu a época dos incêndios!...
Por similitude conceptual, é a época em que activamente se começa a incendiar!...
Entretanto deixo um reparo: para que servem os Editores, Coordenadores, Sub-Directores e Directores de Informação, se não conseguem intuir a mensagem subliminar que está por detrás dessa intolerável e deplorável imprecisão de linguagem, "abriu a época dos incêndios"?
Hoje, 15 de Maio, segundo ouvi no Telejornal das 20 horas da RTP1, estação de serviço público, abriu a época dos incêndios!...
Por similitude conceptual, é a época em que activamente se começa a incendiar!...
Entretanto deixo um reparo: para que servem os Editores, Coordenadores, Sub-Directores e Directores de Informação, se não conseguem intuir a mensagem subliminar que está por detrás dessa intolerável e deplorável imprecisão de linguagem, "abriu a época dos incêndios"?
Depois queixem-se!...
11 comentários:
Caro companheiro da blogmania:
Não podia estar mais de acordo consigo. Senti o mesmo, tb hoje mas já à hora de almoço. Jornal especial, com cenário especial, com o pivot ao ar livre centrado num espaço que não sei se era um quartel de bombeiros (pq não vi desde o início), um helicoptero como décor...etc. Estranhei não terem como entrevistados, pelo menos 2 pirómanos, um negociante de madeiras, construtores civis, etc... Assim não está bem. Debate incompleto, porque correm o risco de não ter incêndios, nos próximos dias, com aquelas labaredas, gente a gritar, casas a arder, que provocam o "orgasmo" de certos jornalistas e OCS. Eu mesmo enviei uma breve nota para a RTP, protestando contra o acontecido e lamentando tal comportamento. A ansiedade leva esta gente a perder a racionalidade!
A forma como foi noticiada a constituição das tais brigadas poderá levantar algumas objecções, de facto. Mas, na minha opinião, as novas brigadas de intervenção vão ser necessárias e constituem mais um auxílio contra a praga dos incêndios.
Resta saber quem “obrigou” a dar esta notícia e quais os objectivos e dividendos da sua publicitação. Não vejo outro “beneficiário” a não ser o governo e o ministro António Costa.
Ontem, almocei no restaurante dos bombeiros de Santa Comba Dão, como habitualmente faço aos fins-de-semana. O meu amigo e concessionário do restaurante avisou-me que, no dia seguinte, hoje, chegavam os GNRs e que a televisão ia dar em directo o telejornal. Fiquei surpreendido. Claro, estive atento às notícias. A transmissão foi feita em directo do quartel de Bombeiros de Santa Comba Dão que, diga-se de passagem, está muito bem equipado e tem desenvolvido actividades notáveis na segurança e bem-estar das comunidades. Um verdadeiro exemplo a acarinhar e que, agora, com a vinda da brigada de intervenção rápida, vai ajudar com mais eficiência, a lutar contra os incêndios que estão à porta.
Tenho que informar que sou natural de Santa Comba Dão, onde passo os fins-de-semana, e tenho muito orgulho no seu desenvolvimento e progresso.
Os incendiários não precisam deste tipo de notícias para exercerem as suas actividades cíclicas. Nem sei se têm o hábito de ver, pelo menos nesta altura do ano, o telejornal da tarde. Mas também é bom saber que existe preocupação e meios ao dispor das populações. As notícias poderão ter sido “excessivas”, mas, e os outros tipos de informação que massacram até à exaustão, caso dos “futebóis” absorvendo a principal fatia dos telejornais? Também só falta interrogar os “arruaceiros” e “carroceiros” que orbitam à volta dos mesmos.
Pelo menos, Santa Comba Dão teve direito à primeira página do telejornal da RTP. E merece-o!
Pela minha parte, o maior respeito pelos bombeiros, e o meu apoio às medidas de prevenção. A questão está na forma usada pelas TVs nestes temas, e não no conteúdo, nem no tempo dedicado! É verdade que os incendiários não precisam deste tipo de noticias para o ser. Mas os pirómanos (e são muitos!) agitam-se, alimentam-se e actuam muito em função e resultado disso, principalmente das chamas. E vêm muito os Jornais da hora de almoço, porque acordam, apenas, pela hora de almoço.
E a manobra foi claramente uma operação de marketing!
Excelente o anúncio, que corre nas TVs da campanha, a iniciar em 18 de maio: - "Vamos defender as Florestas."
Quanto ao merecimento de Santa Comba, completamente de acordo. Não sou de lá, mas gosto imenso de toda aquela belíssima região.
Estes erros são classificados como ruídos de linguagem e imprecisão jornalística, embora variáveis na escala de gravidade, comprometem a qualidade da informação e, conseqüentemente, o eixo de sustentação da credibilidade do jornalismo.
AF - Regionalização
.
Uma boa chamada de atenção.
Meus Caros:
A minha Nota referia-se exclusivamente ao tom da notícia que ouvi no telejornal das 20 horas. A mesma foi anunciada e começou triunfalmente com a frase "abriu a época dos incêndios".
Obviamente que não teria nada a dizer se a notícia referisse simplesmente que a partir de hoje, dia 15 de Maio, está no terreno, ou o Governo pôs no terreno todo o dispositivo logístico de prevenção e de ataque aos fogos florestais.
Mas o ênfase da notícia foi a abertura da época.
E isto é gravíssimo, nomeadamente numa televisão pública.
Está mais que estudado que as mensagens subliminares em publicidade são as mais eficazes e são proibidas.
Dizer "abriu a época das férias" é inocente, mas aumenta a vontade de ir de férias.
Para os pirómanos, a frase em questão potencia a vontade de incendiar, é óbvio.
Por isso, relatar o que se passou, de implantação de um dispositivo de prevenção e ataque aos fogos, para além de espelhar o facto, não teria os potenciais efeitos referidos, para além de ser mais discreta, como convém numa estação que se pretende de referência, não apresentaria os eventuais inconvenientes da primeira.
Mas a RTP preferiu, ao rigor da informação, uma frase bombática e perigosa.
Á qual os Directores deveriam ter estado atentos.
No outro dia ia a passar em belem,vi o mosteiro dos jeronimos
a ser "engalanado " para uma "conferência" de antónio costa acerca dos fogos.daquilo que tenho lido,parece que antónio costa tem corrido todos os distritos a levar a boa nova,a dizer que este ano , a praga vai ser estirpada.será?não creio.a propaganda não combate os fogos.lá me dizia o meu avô ,que foi comandante dos bombeiros.esta cena mais a encenação(falhada ) da quinta da torre,imediatamente me fez lembrar uma outra personagem:nicolas sarkozy.Que nos seus primeiros tempos no Ministério do Interior ,a cada intervenção,chamava toda a comunicação social para "dar conta dos resultados".parece que é o modelo de antónio costa...
Por estas e por outras é que, noutro dia, dei o título ao meu "desabafo agrícola", aqui no blog, de FOGOS FLORESTAIS--ANO LECTIVO 2005/2006!!!
Tanto critico como elogio. Procuro ser justo em cada situação.
Estou neste momento a assistir a um dos momentos MAIS ALTOS na area do espectaculo, que alguma vez a RTP transmitiu a proposito da abertura, após recuperaçao, da praça de Toiros do campo Pequeno. Goste-se ou não de touradas, goste-se ou não de La Féria, goste-se ou não ( a tal paga pelos contribuintes!) da RTP é um dos espectaculos mais brilhantes que até hoje vi em TV. Ao melhor das riquissimas RAI e TVE, excelente realização, ritmo televisivo, qualidade de desempenhp ( desconfio pelo que vi que o La Feria até os toiros treinou)...Algo de antologia e que fica para a Historia da RTP. E que responde a algumas duvidas de muitos: Serviço público é isto - qualidade, bom gosto, exigência, rigor...seja no entretenimento ou em qualquer outra coisa. Zappei os outros canais e penei...! Que miséria perante isto! Um momento Historico no audio visual português. Estou à vontade pq nada tenho a ver com aquilo e ainda hoje ao almoço critiquei a RTP por causa dos incendios... Sinceramente estou emociaonado!!!
Tenho pena se algum de vós não viu ou não esteja a ver! A vida não é só numeros. E como dizia o PR, anterior, há tempos, : - " há vida para alem do deficit..."
Simplesmente brilhante e agora perdoem-me, vou parar, pq são " 5 de la tarde...."!
Caro Pinho Cardão,
A sua posição é semelhante a uma outra que teve em tempos (sobre os movimentos neonazis, se não me falha a memória); O facto de falar nos problemas alerta-nos para eles, não os exponencia, na minha modesta opinião.
O pirómano vai pegar fogo a matas este verão com ou sem a notícia. Eu não vou pegar fogo a matas este Verao com a notícia. Mas provavelmente, eu e o meu caro vamos estar mais atento ao pirómano. E ao agricultor que faz queimadas. E ao...
Ainda; as restantes vantagens de informar foram também bem expostas aqui pelo Prof. Massano Cardoso.
CaroCMonteiro:
Que é que tem a ver uma coisa com outra?
Não é mais correcto informar que está operacional todo o dispositivo de prevenção e ataque aos fogos florestais do que dizer "abriu a época dos incêndios"?
Só me referi ao modo como a informação foi dada,e o meu amigo sabe bem isso.
Quanto ao primeiro parágrafo do seu comentário, está totalmente equivocado. Esses movimentos nunca foram referidos nas minhas prosas.
Referi, sim, o exagero com que as TV,s noticiaram os vandalismos levados a cabo pelos jóvens dos bairros sociais de Paris e de outras cidades francesas,o que constituía, na opinião de muitos, e na minha também,uma excelente propaganda para exportar os acontecimentos.
A técnica da publicidade é a repetição; quando uma informação é exageradamente repetititiva torna-se propaganda. Só isso!...
E o meu amigo também o sabe bem!...
Enviar um comentário