Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Depois queixem-se!...

Eu estava habituado às notícias da abertura da época da caça, quando se começa activamente a caçar, ou da época da praia, quando se começa a ir ao mar, ou da época da neve, quando se começa activamente a esquiar, ou da época dos saldos, quando se torna e retorna a comprar…
Hoje, 15 de Maio, segundo ouvi no Telejornal das 20 horas da RTP1, estação de serviço público, abriu a época dos incêndios!...
Por similitude conceptual, é a época em que activamente se começa a incendiar!...
Entretanto deixo um reparo: para que servem os Editores, Coordenadores, Sub-Directores e Directores de Informação, se não conseguem intuir a mensagem subliminar que está por detrás dessa intolerável e deplorável imprecisão de linguagem, "abriu a época dos incêndios"?
Depois queixem-se!...

5 comentários:

Massano Cardoso disse...

A forma como foi noticiada a constituição das tais brigadas poderá levantar algumas objecções, de facto. Mas, na minha opinião, as novas brigadas de intervenção vão ser necessárias e constituem mais um auxílio contra a praga dos incêndios.
Resta saber quem “obrigou” a dar esta notícia e quais os objectivos e dividendos da sua publicitação. Não vejo outro “beneficiário” a não ser o governo e o ministro António Costa.
Ontem, almocei no restaurante dos bombeiros de Santa Comba Dão, como habitualmente faço aos fins-de-semana. O meu amigo e concessionário do restaurante avisou-me que, no dia seguinte, hoje, chegavam os GNRs e que a televisão ia dar em directo o telejornal. Fiquei surpreendido. Claro, estive atento às notícias. A transmissão foi feita em directo do quartel de Bombeiros de Santa Comba Dão que, diga-se de passagem, está muito bem equipado e tem desenvolvido actividades notáveis na segurança e bem-estar das comunidades. Um verdadeiro exemplo a acarinhar e que, agora, com a vinda da brigada de intervenção rápida, vai ajudar com mais eficiência, a lutar contra os incêndios que estão à porta.
Tenho que informar que sou natural de Santa Comba Dão, onde passo os fins-de-semana, e tenho muito orgulho no seu desenvolvimento e progresso.
Os incendiários não precisam deste tipo de notícias para exercerem as suas actividades cíclicas. Nem sei se têm o hábito de ver, pelo menos nesta altura do ano, o telejornal da tarde. Mas também é bom saber que existe preocupação e meios ao dispor das populações. As notícias poderão ter sido “excessivas”, mas, e os outros tipos de informação que massacram até à exaustão, caso dos “futebóis” absorvendo a principal fatia dos telejornais? Também só falta interrogar os “arruaceiros” e “carroceiros” que orbitam à volta dos mesmos.
Pelo menos, Santa Comba Dão teve direito à primeira página do telejornal da RTP. E merece-o!

Antonio Almeida Felizes disse...

Estes erros são classificados como ruídos de linguagem e imprecisão jornalística, embora variáveis na escala de gravidade, comprometem a qualidade da informação e, conseqüentemente, o eixo de sustentação da credibilidade do jornalismo.

AF - Regionalização
.

Anónimo disse...

Uma boa chamada de atenção.

João Melo disse...

No outro dia ia a passar em belem,vi o mosteiro dos jeronimos
a ser "engalanado " para uma "conferência" de antónio costa acerca dos fogos.daquilo que tenho lido,parece que antónio costa tem corrido todos os distritos a levar a boa nova,a dizer que este ano , a praga vai ser estirpada.será?não creio.a propaganda não combate os fogos.lá me dizia o meu avô ,que foi comandante dos bombeiros.esta cena mais a encenação(falhada ) da quinta da torre,imediatamente me fez lembrar uma outra personagem:nicolas sarkozy.Que nos seus primeiros tempos no Ministério do Interior ,a cada intervenção,chamava toda a comunicação social para "dar conta dos resultados".parece que é o modelo de antónio costa...

Carlos Monteiro disse...

Caro Pinho Cardão,

A sua posição é semelhante a uma outra que teve em tempos (sobre os movimentos neonazis, se não me falha a memória); O facto de falar nos problemas alerta-nos para eles, não os exponencia, na minha modesta opinião.

O pirómano vai pegar fogo a matas este verão com ou sem a notícia. Eu não vou pegar fogo a matas este Verao com a notícia. Mas provavelmente, eu e o meu caro vamos estar mais atento ao pirómano. E ao agricultor que faz queimadas. E ao...

Ainda; as restantes vantagens de informar foram também bem expostas aqui pelo Prof. Massano Cardoso.