... continua a querer mais.
Em reunião do seu Conselho Geral realizada hoje em Castelo Branco, os autarcas de freguesia clamam por uma nova Lei das Finanças Locais... e por mais competências.
E se não houvesse freguesias?
E se coubesse a cada Município decidir se quer ou não freguesias, quantas quer, como as quer e com que competências?
E, naturalmente, quem quiser freguesias, que as pague!
A situação que hoje temos em Portugal clama por uma mudança urgente e radical nesta matéria.
Haverá coragem? Infelizmente...
2 comentários:
E se deixarmos de ter municípios e só freguesias?
Pois...pq não acabar com tantos municipios, e respectivos vereadores, assembleias municipais, deputados municipais, (milhares deles) serviços de apoio, assessores, gabintes de comunicação, automoveis com motoristas para a vereaçao e seus presidentes, empresas municipais, motoristas e.etc...etc....
Pq não diminuir os municipios a metade, aumentar os poderes das freguesias, por delegaçao de poderes, seguramente, diminuindo custos, redistribuindo e sobrando todo o funcionalismo ligado aos concelhos, e ...principal, aproximar, fisicamente, os cidadãos dos centros locais de poder autárquico. Somos um País historicamente municipalista. Mas os tempos mudaram, o nº de municipios aumentou, e a demagocia do poder central, permitiu...Quando ganhamos juizo?
E então esta ...mais municípios? Poramordedeus!!!! Não! Quando muito perguntar-se: "de quantos municipios necessitamos"! E ainda havia e há quem fale de regionalizaçao!!! Mais milhares de funcionarios, chefes, chefões, automoveis, assembleias regionais e respectivos serviços de apoio e tudo aquilo que sabemos...
Enviar um comentário