Será "democrático" que o direito ao contraditório do blog do Ministro António Costa – A Nossa Opinião – seja exercido através da abertura de um blog do próprio comentarista? Assim o entende o SE José Magalhães.
A iniciativa até pode ser boa, mas incompleta: o blog existe apenas para o Ministro António Costa responder às críticas que lhe são feitas nos jornais ou outros meios de comunicação – inclusive a Internet – não aceitando frontalmente o diálogo com os cidadãos. É pouco e não me parece que seja este o caminho para estimular a intervenção da sociedade civil na política. Enfim, mais uma plataforma de comunicação em modo de monólogo!?
A iniciativa até pode ser boa, mas incompleta: o blog existe apenas para o Ministro António Costa responder às críticas que lhe são feitas nos jornais ou outros meios de comunicação – inclusive a Internet – não aceitando frontalmente o diálogo com os cidadãos. É pouco e não me parece que seja este o caminho para estimular a intervenção da sociedade civil na política. Enfim, mais uma plataforma de comunicação em modo de monólogo!?
Retirado do Jornal O Público da edição de 14 de Março de 2007
O blogue do ministro e a política na era da Internet
O ministro da Administração In-terna, António Costa, e os seus se-cretários de Estado têm desde segunda-feira um blogue intitulado A Nossa Opinião. O espaço faz parte do renovado site do ministério, que é lançado apenas hoje, mas foi apresentado em antestreia no início da semana, para que Costa pudesse responder ao texto O Estado-polícia, de Vasco Pulido Valente, publicado sábado no PÚBLICO.
(...)
Os textos do blogue, contudo, não estão abertos a comentários dos leitores, contrariamente ao que acontece na maioria dos espaços do género. a razão, sustenta o responsável, está no próprio sistema democrático em que a internet assenta: "não há impossibilidade de contraditório na web. ninguém está impedido de dar a sua opinião".a ideia é que, quem discordar do que for publicado por antónio costa ou por um membro da sua equipa, pode simplesmente abrir o seu próprio blogue e responder, fazendo um link para o texto original. e quem não souber criar um blogue? "ficarei contente se isto servir de incentivo [para que as pessoas adquiram esses conhecimentos]", responde magalhães.
8 comentários:
Caríssima Margarida Corrêa de Aguiar,
A questão levantada, apesar de digna de reparo, não merece, em minha opinião, a atenção que lhe está a ser dada.
Podemos comparar com os casos dos meios de comunicação de maior tiragem:
a) Caso EXPRESSO: O comentador tem que estar registado no respectivo site, com um conjunto de dados que têm que ser validados. Não sei, porque foi o meu caso, se não exigem o nr. de VISA.
b) Caso TSF: Os comentários estavam disponiveis sem pré-registo e o que ocorria por lá fazia vergonha à sociedade portuguesa.
Posto isto. Seria admissivel permitir o abandalhamento do espaço? Não existirá "menos democracia" nos ministros que não têm blogue e cujas opções estratégicas não são transmitidas de forma tão directa?
Um abraço
Viva, Margarida
Creio que o Blog que o Sr. Ministro da Administração criou,é sem duvida, ao sucesso do 4R!
Deve ser um bom leitor do vosso Blog.
Um abraço de sucesso
Pedro Sérgio (Palmela)
O Blog, palaciano e pedante do ministro,passado o tempo da novidade não terá quaisquer visitas a não ser a dos seus assessores e adjuntos.
Um Blog sem comentários é um blog castrado e sem o picante da polémica, numa palavra sem interesse. Para conhecer-mos o pensamento do ministro já nos basta a rádio, os jornais e as televisões.
Iniciativas deste género, sem embargo de algumas delas terem o seu mérito,quando implantadas por personagens ilustres deste governo, cheiram a propaganda e nada têm a vêr segundo a minha opinião, com o tratamento sério e correcto que assuntos com aquele que está em causa, merecem.
Caro Frederico,
Fazem mal os ministros que têm opções estratégicas que não são transmitidas, directa ou indirectamente. Se não as transmitem é porque não as têm ou então é porque acham que não há nada para explicar, que já tudo foi dito, etc. Em qualquer dos casos é "não democrático". Estou de acordo consigo neste ponto.
Agora, abrir um blogue para apenas rebater opiniões de comentadores, então talvez fosse preferível fazê-lo através do mesmo meio. Comentar e não querer ser comentado e quem o quiser fazer que abra outro blogue ao lado é que não parece ser uma atitude política saudável.
Enfim, seria mais proveitoso que os nossos governantes em vez de perderem tempo com blogues nos explicassem de viva voz para onde é que vamos...
Caro Pedro Sérgio,
Palavras simpáticas as suas. Blogue igual ao nosso não há!
Caro ruy
Tem toda a razão, um blogue palaciano tem os dias contados!
Caro antoniodasiscas
Todos os caminhos vão dar a Roma!
Cara Margarida,
Estou plenamente de acordo consigo.
Caro Anthrax
Sempre "plenamente" bem vindo ao nosso "democrático" 4R.
Cara Margarida,
«Muchas Gracias» :)
Ééééé´... eu ando assim um pouquinho mais «agreste», mas é porque tive de orientar as minhas "peças de artilharia" para outro lado (e neste momento quase que atiram em tudo o que mexe). Quando der cabo do estafermo que me anda a infernizar a vida lá no "tasco", vou voltar a ser um espectáculo de simpatia. :))
Enviar um comentário