Tenho referido em vários textos no 4R, o último dos quais, Cinema Confidencial e estritamente Reservado, a delapidação de dinheiro público no apoio sem critério à produção de filmes nacionais, ou cujo critério único conhecido é possibilitar a produção de fitas destinadas a serem vistas exclusivamente pela equipa produtora, familiares e amigos. Claro que, como em tudo, há honrosas excepções.
Num texto, Cultura Agonizante, de 14 de Abril de 2006, referi-me especificamente ao deplorável filme Vanitas do veterano realizador Paulo Rocha, uma pequena esperança de há 40 anos nunca amadurecida do cinema nacional.
Pois li agora que, segundo dados do Instituto do Cinema, este filme foi visto por 493 espectadores!...
Não posso ainda precisar o subsídio que teve, mas sei que, no âmbito da produção de grandes metragens, tal apoio era de 650.000 euros e, a avaliar pelos antecedentes, terá sido amplamente recebido!...
Por curiosidade, deixo um excerto do post acima citado, que refere os comentários ao filme do crítico de cinema João Leitão Ramos, no Expresso:
Num texto, Cultura Agonizante, de 14 de Abril de 2006, referi-me especificamente ao deplorável filme Vanitas do veterano realizador Paulo Rocha, uma pequena esperança de há 40 anos nunca amadurecida do cinema nacional.
Pois li agora que, segundo dados do Instituto do Cinema, este filme foi visto por 493 espectadores!...
Não posso ainda precisar o subsídio que teve, mas sei que, no âmbito da produção de grandes metragens, tal apoio era de 650.000 euros e, a avaliar pelos antecedentes, terá sido amplamente recebido!...
Por curiosidade, deixo um excerto do post acima citado, que refere os comentários ao filme do crítico de cinema João Leitão Ramos, no Expresso:
“É um filme espavorido, esgaçado, titubeante, um arquejo, um esgar de alma, um esconjuro que não chega a cumprir. É um filme que dói… Mais esboçado do que construído, notam-se os fios e vê-se a carência de pedre e cal, dos travejamentos, da estrutura que permitiria a nota de intenções que o realizador escreveu…Tal como está, Vanitas é uma fita que esbraceja…sem tessitura ficcional que a torne parte de um fluxo…de uma ficção com antes e depois. Vejo…a difusa energia de Joana Bárcia…a fêmea inteireza de Rosa Quiroga e suponho, lá por trás, a mão instintiva de Paulo Rocha a querer carregar o pedal de um imaginário convulso e extremado, uma radicalização quase necrófila, espantando-se com os seus próprios estonteamentros ao ponto de não atinar a com a linguagem articulada que os materializasse.Mas Vanitas é também o gesto criativo de um cineasta que…recusa o silêncio. A coragem da atitude não encontrou a forma que o seu estatuto merecia? Pois não. Mas isso é de somenos importância, quando fazer um filme se conjuga com a querença de estar vivo”.
Ora, junto eu, se é um filme sem princípio (…apenas esboçado…), sem meio (…sem pedra e cal e travejamentos…) e sem fim (…o realizador estonteado, a não atinar com linguagem articulada…), só nos podemos congratular com o bom senso dos cinéfilos que acharam por bem não se flagelarem com tal fita!...
Ora, junto eu, se é um filme sem princípio (…apenas esboçado…), sem meio (…sem pedra e cal e travejamentos…) e sem fim (…o realizador estonteado, a não atinar com linguagem articulada…), só nos podemos congratular com o bom senso dos cinéfilos que acharam por bem não se flagelarem com tal fita!...
7 comentários:
Via Blasfémias, crítica ao mesmo filme
"The futile top model protegée of an aging fashion designer is forced by circumstances to come into her own as a woman of the world. Intriguing but ultimately incomplete, amateurish melodrama from a director who ought to know better; there’s a strong woman’s picture plot and great performances lost in incomprehensible plotting, inept handling and poor photography (shot on digital video)."
Destes 493, 200 viram-no (entraram) no dia da estreia no cinema, pensando que iam ver o filme anteriormente em cartaz. Aposto!
Pinho Cardão,
Há notícias, embora não confirmadas, que dos 493 ainda há alguns sobreviventes depois da tragédia.
Ora se não me engano nas contas, e depois de cada um dos 493 espectadores ter pago cerca de 4,00 € para ver o dito filme, ainda teve a comparticipação de todos nós no montante de 1313,45 € para poder assistir a tão prodigiosa obra de arte...
Permitam-me ainda outra pequena nota:
"(...)A coragem da atitude não encontrou a forma que o seu estatuto merecia? Pois não. Mas isso é de somenos importância, quando fazer um filme se conjuga com a querença de estar vivo."
Ou seja, este filme nasce de uma birra...
...Isso mesmo, caro Zorbian. Mas uma birra muito bem paga!...
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