Acabo de ver na televisão o nosso 1º Ministro algo ofegante, após a seu jogging chinês, envergando um lustroso fato de treino da marca ADIDAS, com grossas letras bem visíveis no peito!...
Perguntei-me de imediato: quanto é que a ADIDAS terá pago a Sócrates pela publicidade feita ao seu produto num mercado tão grande como a China?
Mas logo depois reflecti e coloquei a mim próprio outra questão: quanto é que Sócrates terá pago à ADIDAS para se publicitar na China, temendo que possa ser deslocalizado de Portugal?
Não sendo malévolo, uma outra questão me coloquei: pela aparente débil qualidade e brilho amarelado da vestimenta, não terá Sócrates sido utilizado para publicitar a robusta indústria da contrafacção chinesa?
Ou, mais prosaicamente, não terá Sócrates aproveitado para piscar o olho à mesma, no sentido de se mudar para Portugal, aproveitando as vantagens competitivas da nossa mão-de-obra, na sequência das ministeriais palavras de Manuel Pinho?
Responda quem puder, que eu já fiz a minha obrigação!...
5 comentários:
Há um aspecto muito positivo na visita do primeiro-ministro à China. A China é longe.
Se conseguirmos que depois da China vá à Coreia e depois ao Japão e depois, etc.
Só falta depois engrossar a comitiva porque ainda cá ficaram alguns que lhe devem fazer muita falta...
Observando o gesto do Sr. 1º, eu admito que tenha sido a prova que faltava ao povo portuguÊs para acreditar definitivamente na grande capacidade do Sr. Socrates para negociar o inegociável e para compor o ramalhete, descomposto pelo seu ministro Pinho.
Ouvimos também Socrates referir que irá haver uma cooperação estratégica entre Portugal e o Governo da China. Ora, se pensarmos um pouco, todos sabemos que a primeira regra estratégica é a de observar o inimigo, estudar-lhe os movimentos e antecipar-lhos. Para isso é necessário que se consiga uma observação atenta e a tempo de todos os seus movimentos. Nessa prespectiva, terá certamente o Sr. 1º pensado: A China, como grande potência terá as suas fronteiras permanentemente em perigo, os seus vizinhos, nomeadamente a Coreia, constituem também matéria de preocupação. Neste contexto, o melhor que Portugal terá para oferecer ao governo Chinês é sem dúvida, algo no campo de uma vigilância rápida e eficiente das suas fronteiras. Ora, todos sabemos que a China está delimitada por uma muralha, que é percorrível em toda a sua extensão. Então o Sr. 1º reflectiu, e muito bem, o que de melhor temos para vender à China, são os nossos atletas maratonistas. E para que dúvidas não restassem, o Sr. envergou o tal Adidas meio russo e demonstrou ao povo Chinês, que se o 1º ministro corre, os atletas do seu país... voam. A proposta de vigilância das fronteiras, feita por atletas portuguÊses, será certamente a galinha dos ovos de ouro que o Sr. Socrates irá usar como moeda de troca, para "obrigar" os Chinêses a abrir em Portugal mais umas centenas de lojas, para venda dos seus artigos.
Zuniu-me uma abelhinha ao ouvido que Rosa Mota, Carlos Lopes e Aniceto Simões já foram contactados para uma eventual contratação.
É com a maior felicidade, com a maior das honras e o maior dos orgulhos que declaro oficialmente aberta a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.
Esta é uma organização do Terras de Mármore que está a ter o apoio do blogues individuais dos autores do Terras de Mármore: A Interpretação do Tempo, Calipole - Vila Viçosa - Princesa do Alentejo, INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido; assim como dos blogues e sites Calipolenses: Daniel Moreira, Grupo Desportivo Bairrense, Neste Meu Alentejo, O Blog de São Romão, O Calipolense Taurino e o Partido Socialista de Vila Viçosa.
Contamos também com o apoio oficial da Associação Juvenil Doutor Jardim e do Grupo Desportivo Bairrense, assim como estamos actualmente em contactos com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, Junta de Freguesia de Conceição e Junta de Freguesia de São Bartolomeu, tendo-se mostrado bastante interessadas em cooperar connosco.
Da lista original de 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa, chegam agora à votação final 21 monumentos. Estão representados Vila Viçosa, Pardais e São Romão, não tendo Bencatel nenhum representante nesta lista final. São 21 monumentos que poderão encontrar detalhadamente na barra lateral deste blogue, clicando em cada um para poderem aceder à sua descrição e às suas imagens. Após ter escolhidos os seus 7 monumentos preferidos, envie um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt indicando o seu nome, a sua localidade e os 7 monumentos que acha que merecem que sejam consagrados como as 7 Maravilhas de Vila Viçosa. Tarefa dificil, nós sabemos.
Cada pessoa poderá apenas votar uma vez, e os resultados das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irão ser divulgados no dia 7 de Julho de 2007, em simultâneo com as 7 Novas Maravilhas do Mundo e com as 7 Maravilhas de Portugal. E falando em 7 Maravilhas de Portugal, já votou no Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal? Se ainda não o fez, aproveite para votar no site das 7 Maravilhas de Portugal.
Iremos também ter mais iniciativas no âmbito das 7 Maravilhas de Vila Viçosa e das 7 Maravilhas de Portugal que iremos divulgar aqui e nos blogues de apoio atempadamente. E todos vós estão desde já convidados a participar!
Vila Viçosa terra de tradições, história e património, une-se deste modo à votação do Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal. Uma das mais belas vilas de Portugal, fulcral no decorrer da história de Portugal, sendo o Rei Restaurador da Independência, D. João IV, natural de Vila Viçosa, assim como muitas outras personalidades portuguesas como D. Catarina de Bragança, Florbela Espanca, Henrique Pousão, Públia Hortênsia de Castro, Bento de Jesus Caraça, Martim Afonso de Sousa Cristóvão de Brito Pereira, D. Constatino de Bragança, Artur Bívar, Túlio Espanca, Nuno Portas entre muitos outros... Venha até Vila Viçosa e faça o roteiro das Maravilhas de Vila Viçosa, visite os 21 candidatos e depois vote nos 7 candidatos seus preferidos. Verá que não se irá arrepender, pois como se canta em Vila Viçosa "... e não há tenho a certeza, terra com tanta beleza, como tem Vila Viçosa!"
Deixo-vos agora a listagem dos 21 finalistas:
* Anta dos Apóstolos (Pardais)
* Capela Real
* Castelo e Torre de Menagem de Vila Viçosa
* Convento dos Capuchos
* Convento e Igreja da Esperança
* Convento e Igreja das Chagas
* Convento e Igreja dos Agostinhos
* Estação Ferroviária de Vila Viçosa
* Estátua Equestre D. João IV
* Fonte da Praça (antiga Fonte do Carrascal)
* Igreja de Nossa Senhora da Lapa
* Igreja de Nossa Senhora da Piedade
* Igreja de São Bartolomeu
* Paço Ducal de Vila Viçosa
* Pelourinho de Vila Viçosa
* Ponte Romana
* Porta do Nó ou Porta da Vila
* Porta dos Nós
* Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
* Tapada Real
* Terreiro do Paço
Senhoras e Senhores, os Monumentos estão lançados, podem começar a votar!!!
Caro Pinho Cardão:a esta exibição do "maratonista da China"- apanhado pela reportagem da RTP, que casualidade! - também achei piada e o comentário do meu Amigo vem muito a propósito.
Ao passar ontem a seguir ao almoço na Praça José Fontana, deparei com um sujeito, em notório estado de embriaguês, que em (muito) alta voz dava vivas a Portugal e a Valentim Loureiro...Fiquei a pensar que o homem em causa não teria visto o "maratonista da China" pois, se tivesse, não esqueceria um viva para o nosso herói...
Enquanto Sócrates vagueia pela China o presidente cninês encontra-se em viagem pelos países africanos.
Enquanto Sócrates vive de ilusões e frases feitas e palavras gastas, a China, com os pés em terra, procura consolidar a sua posição em África.
Enviar um comentário