Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Saúde pública ou polícia de costumes?

Francisco José Viegas escreveu ontem no JN um texto que não resisto a transcrever, em parte, aqui, com a vénia que é devida ao Autor:
"A saúde pública é um domínio vasto que frequentemente entra nos caminhos da moral e dos costumes. Os queijos com alto teor de gordura serão perseguidos, da Serra da Estrela a São Jorge e ao Pico. Um dia haverá fiscais vigiando o teor de sal no bacalhau. As casas de família irão, com o tempo, transformar-se em antros de pecado - aí podemos comer pastéis de massa tenra, pataniscas, "bacalao al pil pil" ou à lagareiro, feijoadas e compotas preparadas com açúcar em vez de adoçante (havendo até quem fume um charuto no final, mais perigoso do que uma "erva" simplória, muito bem admitida socialmente). Um dia, mais tarde, os inspectores de saúde pública entrarão em nossa casa e desaprovarão as migas de bacalhau ou o feijão no forno. Na escola, os institutos da saúde perguntarão subtilmente às crianças se os pais têm por hábito comer fritos e barrar o pão com manteiga, essa substância perigosa. Justificarão. Justificarão sempre. Querem o nosso bem. Nunca sei o que é melhor, se a liberdade, se o comando da nossa saúde por políticos que elegemos com outras finalidades".

5 comentários:

Pinho Cardão disse...

Caro Ferreira de Almeida:
Boa recolha!...
Pelo caminho que as coisas levam, esse tempo já não está longe!...
O monstro arranja sempre múltiplas e novas formas de se manifestar!...

Carlos Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Monteiro disse...

Meus caríssimos,

Juntem-se e sejam bem vindos ao grupo dos fumadores perseguidos pela ditadura do clinicamente correcto!

Eu sabia que um dia ela vos iria bater à porta!

E esperem só quando até que alguém (sem colestro e sem hipertensão, claro) começar a equacionar que os serviços de saúde não devem tratar quem de propósito dá cabo da saúde com rojões à minhota!

Bem Vindos! Bem Vindos!

:)))

Tonibler disse...

Meus caros,

Que vos sejam negados os serviços de saúde não posso concordar. Mas posso avaliar da competência daqueles quando vos vejo a elogiar este tipo de coisa como justificativa para os vossos exageros(pelo menos o fumo do Monteiro).

PS: Hoje fiz 3 km em 14:41 de corrida, máquina de remo 4 km em 21:15 e três assaltos de esgrima de 15 min. Fumem, engordem, que assim elas sobram!...

Carlos Monteiro disse...

Ó meu,

No dia em que eu não conseguir fazer isso deixo de fumar.
;)