Com alguma fanfarra, a EDP anunciou esta semana o seu “plano estratégico” para o
quadriénio 2007-2010.
Desse plano destaca-se o grande aumento da produção de energia eólica, que deverá passar de 952MW em 2005 para 4.200MW em 2010, justificando 40% do “capex” (como agora se usa) previsto pela Empresa para o período em causa.
Então, a EDP espera ser um dos 5 maiores produtores mundiais de energia eólica.
O principal objectivo é chegar a 2010 com uma produção de energia de fontes renováveis igual a 46% do total de energia produzida pela empresa (35% em 2006).
O “capex” total previsto para o período é de € 7,6 mil milhões (equivalente 5% do PIB de 2006), essencialmente em projectos de expansão da capacidade produtiva.
Outro aspecto relevante da estratégia da EDP é o tratamento favorável prometido aos accionistas: está previsto um crescimento anual de 14% nos lucros por acção (“earnings per share” usa-se mais, é mais bonito) e um crescimento médio de 11% nos dividendos a distribuir.
Para os analistas, este “plano estratégico” foi recebido como música celestial. Apareceram logo revisões dos “price-targets” reflectindo o optimismo que os vendedores do “stock” sempre gostam de transmitir ao mercado.
Mas há um ponto importante que passou em branco: os consumidores. Tenho a noção de que os consumidores vão ser a parte fraca em todo este arranjo estratégico, serão eles a pagar a factura deste projectado aumento da energia produzida de fontes renováveis e do magnífico tratamento prometido aos investidores/accionistas.
Daí que me tenha ocorrido recomendar aos leitores deste BLOG, todos consumidores de electricidade, para comprarem acções da EDP: talvez 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 ou se possível mais acções da eléctrica nacional, dependendo da dimensão da vossa factura mensal.
Esclareço que não tenho qualquer interesse no assunto a não ser uma pequena carteira de acções da eléctrica, pelo que este conselho é dado com total independência.
Se seguirem este conselho, terão a possibilidade de ganhar dum lado o que vão pagar a mais do outro. A vossa factura de energia aumentará mas isso será compensado, no todo ou em parte, pelo aumento dos resultados e dos dividendos.
É uma forma natural de “cobrirem” o risco da posição (“edging”, que tb é mais bonito) de consumidor, cada vez mais vulnerável.
É um conselho de amigo, somente.
4 comentários:
Caro Tavares Moreira:
Diria mais: um sábio conselho de amigo!...
Aliás, com a pressão de compra que assim haveria, as cotações só tenderão a subir, o que maximizará os lucros.
Investir, pois!...
Já...enquanto há acções!...
ehehe, muito bom("very nice").
Obrigado pelo conselho! Vou ver se compro meia dúzia! Sempre compensa uma lâmpada...
Prof. Tavares Moreira
É bom o seu avisado conselho. Porém, porém,…há o problema do caroço!
Quanto a não haver referências ao consumidores, agora é que eu percebo porque é que na energia se diz mercado aberto. Aberto (todo) à EDP!...
Como é possível, num plano estratégico de uma organização não se falar dos clientes?
Pudera, isso não é incógnita nenhuma, já estão todos contados!...
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