Número total de visualizações de página

terça-feira, 31 de julho de 2007

Assessores, assessores aos molhos!...

De acordo com o novo Regimento da Assembleia da República, cada Deputado tem direito a um Gabinete exclusivo e a um Assessor pessoal.
Como os Deputados estão alojados dois a dois em cada gabinete, terão que se criar 230 novos gabinetes para Deputados. E aí mais uns 100 gabinetes para os Assessores, supondo que eles ficam aos pares e os existentes passam a estar directamente afectos aos representantes do povo.
Como as actuais instalações já são apertadas, terá que ser construído de raíz um novo edifício.
Custa bom dinheiro, mas o tempo não é de apertos e a engenharia nacional é bem capaz de fazer obra condigna.
Como a assessoria pessoal exige intimidade e confiança política, a medida permitirá emprego digno a uma série de familiares próximos, com a enorme vantagem de tal contribuir para o equilíbrio físico, psíquico e emocional de cada Deputado.
Subsiste um problema, para mim o mais importante. É o de muitos Deputados saberem o que fazer dos seus Assessores, esgotados que estejam os requerimentos sobre o estado do novo quartel de bombeiros ou do posto da GNR de qualquer povoação do seu distrito.

9 comentários:

ruy disse...

A lógica despesista e o forjar mais privilégios para si própria, desta nossa classe polítca, não muda, não se altera, segue o seu curso normal.
Para mim, mais de oitenta deputados na AR são demais. Mas a redução do número de deputados como é evidente não é uma das suas preocupações. Preocupação seria se alguma vez por demasiada pressão popular tivessem de pensar no caso.
Esta gente é um nojo.

CCz disse...

Talvez seja possível encomendar um serviço a um Guy Fawkes, e depois dizer que a culpa é da Al Qaeda...

Tonibler disse...

Ele há tanta coisa para ocupar um assessor.Por exemplo, podem ter um assessor culpeiro, o assessor que faz as viagens fantasmas! Ou o assessor minoria, contratado entre as jovens sul-americanas que são exploradas por aí e que podem fortalecer a ligações atlânticas do eleito. Ou o assessor sósia, que vai para o plenário fazer figura de corpo presente enquanto o representante do povo vai dar o corpo à praia. Ou o assessor inútil, destinado a andar junto do eleito para realçar o seu caracter trabalhador. Ou o assessor analfabeto para fazer do eleito um intelectual.

Este regimento da assembleia está bem pensado.

Anónimo disse...

É um exagero a assessoria pessoal aos deputados, ainda que não seja uma solução inédita em termos comparados.
Não serei eu a condenar a existência de núcleos de apoio especializado ao trabalho dos deputados. Creio até, sem qualquer desprimor para quem lá está, que uma assessoria competente pode compensar a falta de conhecimento e de experiência nas matérias a legislar. Todavia, também - mas não só - porque o País vive a situação que vive em termos de finanças públicas, era mil vezes preferível alargar a composição dos gabinetes de apoio aos grupos parlamentares do que esta que ficou consignada.

Bartolomeu disse...

Caro Dr. Pinho Cardão,
Como deixei dito num comentário anterior, relativo às festas de Arruda dos Vinhos e do convite que deixei expresso, informo que nos dias 16 e 17, quinta e sexta-feira, respectivamente, terão lugar corridas de touros. Penso que para todos os que desejarem aceder ao convite de um chorrasco ao ar-livre, a noite de sexta será a mais favorável. O Cartel será este:
Corrida de Touros à Portuguesa e 10.º Concurso de Ganadarias, acompanhada pela “Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos”
Mano a Mano com os Cavaleiros:
António Ribeiro Teles
Vítor Ribeiro
Forcados Amadores da Chamusca e Agualva Cacém

Touros: Lopes Branco (vencedor do troféu Piriquita), António Silva (vencedor do troféu Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos), Conde Cabral, Pontes Dias, Vinhas, Varela Crujo
O programa das festas encontra-se no site da C.M.A.V. http://www.cm-arruda.pt/, a todos os que desejarem, contactem-me para o mail c_torcato@hotmail.com

Tonibler disse...

Secundando a sugestão do Bartolomeu, eu vou estar na noite de 14 para 15 de Agosto na imperdível largada de Arruda e respectiva sardinhada! É imperdível para quem quer que seja!

Pinho Cardão disse...

Caro Ferreira de Almeida:
Estou de acordo consigo, pois também me pareceria mais acertado alargar as Assessorias dos Grupos Parlamentares.
Face ao modo como são escolhidos muitos Deputados, as Assessorias pessoais serão pura perda, pois irão tratar de assuntos meramente marginais, acessórios e particulares, não desenvolvendo qualquer tarefa nobre no processo legislativo, cuja envolvente escapa a muitos dos nossos representantes. Não por culpa própria, mas de quem os escolheu.
No fim, a qualidade do Assessor pessoal e a sua contratação irá corresponder à qualidade do Deputado.E muitos tornar-se-ão um mero ornamento deste.

Bartolomeu disse...

Caro Toniber, a decisão é sua, se fosse eu, optava pelas sardinhas assadas à borlex, mas não deixava de aceitar o convite do Bartolomeu, um churrasco no cimo de um monte é tambem um experiência única e se isso não fosse suficiente, o incentivo maior seria a companhia de todos estes grandiosos amigos.

Pinho Cardão disse...

Caro Bartolomeu:
Espero bem recuperar do meu tendão de aquiles, a fim de usufruir da excelente festa!...
Agora compreendi bem as dificuldades do Aquiles!...